A pergunta correta seria "O que são gases?"
Resposta: Estado de agregação da matéria onde as moléculas têm maior liberdade de movimento. Não tem forma própria e ocupam todo o volume do ambiente onde estiverem.
2006-07-31 23:08:13
·
answer #1
·
answered by Alberto 5
·
1⤊
1⤋
Na Teoria Cinética dos Gases Ideais, o volume próprio das moléculas é desprezado comparado ao volume disponível para o seu movimento e também, as forças coesivas entre as moléculas são consideradas sem efeito. Assim, os desvios das leis de Boyle e de Charles observados nos gases reais dão indicações da existência de forças entre moléculas de tamanho finito e de suas intensidades.
Se colocarmos em um gráfico a quantidade PV/RT à temperatura constante, contra a pressão, a lei de Boyle fica representada por uma linha horizontal. As forças intermoleculares são efetivas quando as moléculas estão relativamente próximas umas das outras e permanecem assim por um intervalo de tempo suficiente para que as forças atuem. Se as forças são efetivas, as moléculas chegam mais perto umas das outras do que no caso de as forças não serem efetivas. A pressões baixas, as forças não são efetivas porque as moléculas estão muito afastadas. E a temperaturas elevadas, mesmo com altas pressões, as forças também não são efetivas porque as moléculas, movendo-se muito depressa, não permanecem um tempo suficiente próximas uma das outras. Para baixas temperaturas, à medida que a pressão é aumentada a partir de zero, as moléculas começam a ser comprimidas em volumes cada vez menores e as forças intermoleculares, tornando-se efetivas, agem de forma a tornar as moléculas mais próximas umas das outras. Assim, a densidade do gás cresce a uma taxa maior do que a taxa causada apenas pelo aumento da pressão. O produto da pressão pelo volume decresce porque o volume diminui mais rapidamente do que o aumento de pressão. Quando o volume próprio das moléculas começa a ficar importante frente ao volume disponível para o seu movimento, ocorre um efeito oposto. A medida que as moléculas são amontoadas em um volume cada vez menor, o seu volume próprio vai se tornando cada vez mais significativo em relação ao volume do recipiente e o espaço disponível para o seu movimento decresce. O dobro de moléculas, por exemplo, só podem ser espremidas no que é realmente menos da metade do volume apenas por uma pressão que é mais do que duplicada, e o produto PV cresce com a pressão.
Deste modo, para pressões suficientemente altas e temperaturas suficientemente baixas, as forças coesivas assumem um papel dominante. Se elas vencem as tendências cinéticas das moléculas, o gás pode perder suas propriedades características e se condensar num líquido ou num sólido.
Viscosidade nos Gases
Em um gás, as moléculas estão em média longe umas das outras de modo que as forças de coesão não são efetivas. A viscosidade do gás não vem do atrito interno, mas da transferência de momentum (quantidade de movimento) entre camadas adjacentes que se movem com velocidade relativa não nula. As moléculas que cruzam a fronteira entre as camadas partindo da camada que se move mais rapidamente transferem uma quantidade de movimento maior à camada que se move menos rapidamente do que a quantidade de movimento que as moléculas desta camada transferem àquela ao cruzarem, por sua vez, a fronteira entre as camadas. Assim, a velocidade da camada mais rápida tende a diminuir e a velocidade da camada mais lenta, a aumentar, de modo que a velocidade relativa tende a diminuir
2006-08-01 07:03:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Gases tem dois signficados,mas eu só sei um.É o pum que a gente solta,as vezes.
2006-08-01 06:18:04
·
answer #3
·
answered by frutys97 1
·
1⤊
0⤋
Tem varios tipos de gases mas eu conheco um que é o pum que a gente larga de vez em quando.hehehe.
2006-08-01 08:21:20
·
answer #4
·
answered by Raissa 3
·
0⤊
1⤋