English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A pergunta deve-se ao relatado no Programa Fantástico de 30 de agosto de 2006 sobre família que identificou parente que tinham dado como morto. Identificaram errado um cadáver. O médico simplesmente aceita a identificação da família?

2006-07-31 06:53:18 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Medicina

6 respostas

A identificação de um cadáver é um grande capítulo da medicina legal, mais precisamente, a antropologia forense. Nos serviços médicos, a identificação faz-se pelo método mais fácil: um documento de identidade. Esse é necessário para abrir um prontuário e poder ser atendido, a não ser nos casos em que se encontram uma pessoa caída na rua, sem documentos, etc. Nosso amigo "magrelo" se equivocou ao afirmar que uma pessoa que morre num hospital sem causa conhecida deve ser encaminhado para o IML. Na verdade essa pessoa deve ser encaminhada ao SVO, Serviço de Verificação de Óbito, que é de esclusiva atuação do patologista. O IML é obrigatório para mortes de causa externa, ou violenta, este sim ligado à secretaria de segurança pública.
De quelquer forma, voltando a pergunta, no caso de identificação de cadáver, existem vários métodos disponíveis, exemplo: Identificação pela arcada dentária, sobreposição de fotos(do crânio com foto de quando era viva), identificação de marcas pessoais, como tatuagem, cicatrizes, fraturas ósseas e sinais congênitos, malformações congênitas(por exemplo polidactilia), etc. Métodos mais sofisticados e caros são usados como último recurso, como o DNA. Mesmo após um engano, pode-se exumar um cadáver (retirá-lo da sua cova) e fazer nova identificação, através do estudo dos ossos ou do DNA. O médico não pode ter responsabilidade sobre a identidade de uma pessoa que ele atende em um consultório se este vem com más intenções e com uma identidade falsa. Porém é obrigação do IML identificar (claro, dentro de suas possibilidades) um cadáver para que processos judiciais corram sem injustiças.
Ops, outro detalhe: não se engane, há muitos (muitos mesmo) erros nos IMLs do Brasil. Abraço!

2006-07-31 11:31:26 · answer #1 · answered by Bob Fly 2 · 0 0

bem, eu não sou!

2006-08-01 00:05:44 · answer #2 · answered by filgueiras1 3 · 0 0

O atestado de óbito quem tem que dar é o médico, porem ao reconhecimento é obrigação da família, o atestado comprova de que patologia ´infeliz morreu, o médico não é responsável por muitas das vezes reconhecer dezenas de corpos, dependendo do serviço hospitalar!!

2006-07-31 13:50:40 · answer #3 · answered by luarbom 2 · 0 0

é lógico e pelo medico.

2006-07-31 12:58:58 · answer #4 · answered by TBC 3 · 0 0

É dificil a familia errar, mas se o defunto estiver acidentado, todo quebrado, só o presunto, ai a familia pode errar. A identificação do cadáver está ligado a medicina forense ( ou medicina legal) matéria obrigatória do Curso de Direito. Mas existem ennes formas de identificar um morto, ademais agora com as novas tecnologias eletronicas, biodireito,biocibernetica, bioetica, e tantas bios....! Mas, pela arcada dentária, se pode identificar o fallecido (de cujus), neste caso o dentista do falecido fornece a ficha da arcada dentária e esta é comparada com a arcada do falecido, por isso cada dentista terá que guardar a ficha do cliente por 5 anos, quando for solicitado será obrigado a fornecer tal documento a policia legista ( médico legista). O exame do cabelo, um fio basta, do sangue ( DNA), ou fator RH também. Pelo esperma se pode identificar uma pessoa, sinais particulares na pele, no rosto, nas partes intimas, unhas, dedos, defeitos fisicos! Agora cada médico é responsavel pela assinatura do óbito do falecido, eles tem uma tecnica, ou memso procedimentos proprios, que estudaram na fac uldade que ensinam como identificar cadaver com a presença de familiares. Mas toda pessoa que morre em hospital sem causa morte ( sem definir a causa da morte), será obrigatorio encaminhar o falecido ao Instituto de Medicina Legal ( orgão da policia civil responsável por este trabalho). Lá eles cortam o defunto, retiram viceras, sangue etc, e fazem exames, e comparam com os parentes, se for o caso. A Medicina Legal ou melhor os exames feitos pelos médicos legistas da policia raramente erram. Mas acredite, errar é humano !

2006-07-31 07:53:02 · answer #5 · answered by magrelu 3 · 0 0

Aceita né... qdo vc vai reconhecer deve ser pq gosta da pessoa, identifica e sofre .... (teorikmente é assim) ...

é estranho pra caramba isso

2006-07-31 07:00:55 · answer #6 · answered by Hanna 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers