English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

O que é? (Informações gerais)
Todos nascemos com um certo tipo de sangue que pode ser tanto Rh positivo quanto Rh negativo. O sangue Rh positivo é mais comum do que o outro tipo. Cerca de 85% da etnia branca é Rh positivo, enquanto a porcentagem é ainda maior nos negros, asiáticos e índios americanos. Se você for Rh positivo, ou se tanto você e o pai do bebê forem Rh negativo, não há razão para se preocupar com incompatibilidade de Rh. No entanto, se você for Rh negativo e o pai do bebê for Rh positivo, então muito provavelmente seu bebê irá herdar o tipo de sangue do pai, causando incompatibilidade entre você e o feto.
Na incompatibilidade de Rh, se um pouco de sangue fetal entrar em contato com sua corrente sangüínea seu corpo irá produzir anticorpos Esses anticorpos podem voltar para a placenta e danificar o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos do bebê, causando uma anemia no feto que pode ser de muito suave a muito grave A doença do Rh é muito mais comum na segunda gestação (e nas subseqüentes) que foram Rh incompatíveis pois os sangues fetal e maternal normalmente não se misturam até o parto.
Como vou saber se tenho esse problema? (Sintomas e diagnóstico)
Não existem sintomas físicos que permitam você detectar sozinha se tem incompatibilidade de Rh com o bebê. Se você estiver grávida, o procedimento padrão que seu médico deve pedir é um exame de sangue que irá determinar se você é Rh positivo ou negativo. Se o exame de sangue indicar que você apresenta anticorpos Rh, seu sangue será monitorizado regularmente para verificar seu nível de anticorpos. Se os níveis forem altos, é realizada uma amniocentese para determinar o grau de anemia no feto.
Como posso tratar? (Tratamentos)
Durante os cuidados pré-natais, o médico normalmente irá fazer medições que previnem uma mãe Rh negativa de desenvolver anticorpos em resposta ao sangue Rh positivo do feto.
Se os anticorpos estiverem presentes e for detectada anemia no feto, é realizada uma transfusão de sangue para substituir o suprimento de sangue do feto com sangue Rh negativo, que não será danificado pelos anticorpos que seu corpo criou. A transfusão é feita pelo cordão umbilical enquanto o feto ainda estiver no útero, começando nas 18 semanas ou mais de gestação. Este procedimento pode ser um pouco arriscado, portanto alguns cirurgiões preferem induzir um trabalho de parto prematuro. A transfusão de sangue então é administrada após o nascimento do bebê.
Como posso prevenir? (Prevenção)
A prevenção do desenvolvimento de anticorpos Rh durante os cuidados pré-natais é a melhor forma de proteção para seu feto. Na verdade, as transfusões de sangue só são usadas em 1% desses tipos de gestações. Se você for Rh negativo, seu médico irá lhe prescrever uma dose de imunoglobulina anti-Rh (RhoGAM) na 28ª semana de gestação, independentemente do tipo sangüíneo do feto. Essa vacina irá destruir quaisquer glóbulos sangüíneos vermelhos que tenham entrado em sua corrente sangüínea antes de seu corpo ter a chance de criar novos anticorpos. Se seu bebê nascer Rh positivo, será administrada outra dose dentro de 72 horas após o parto. Isso irá evitar que que seu corpo crie futuros anticorpos que poderia causar danos durante uma subseqüente gestação Rh incompatível.
Perguntas mais freqüentes (FAQ)
P: Se meu bebê nasceu Rh negativo, mas recebeu a vacina de imunoglobulina Rh, ele será prejudicado?
R: não Não existe risco de a vacina fazer mal nem para você nem para o bebê. É sempre melhor ser cuidadoso e administrar a vacina, mesmo se seu bebê for Rh negativo em vez de Rh positivo.
Q: Por que algumas pessoas nascem com sangue Rh positivo e outras com sangue Rh negativo?
A: Os grupos sangüíneos são determinados pela quantidade específica de moléculas de proteína que aparecem na superfície das células sangüíneas. O fator Rh é um desses grupos sangüíneos. Apenas uma pequena parcela da população é Rh negativa.
Q: Quais são minhas chances de desenvolver a doença do Rh em minha primeira gestação?
A: Há uma pequena possibilidade de sangue fetal entrar em sua corrente sangüínea através de sua placenta ou durante uma amniocentese na primeira gestação. Normalmente a doença do Rh ocorre somente na segunda gestação (ou nas subseqüentes).

2006-07-31 06:00:23 · answer #1 · answered by Sheyla 3 · 1 1

A doença conhecida como Eritroblastose Fetal ocorre quando as mães possuem Rh Begativo e o pai positivo, o organismo da mulher começa a produzir mais anticorpos pq entendem que o feto seja algo ruim para a saúde, para que isto não ocorra antes de planejar uma gravidez a mulher deve consultar seu ginecologista que certamente lhe aplicará a injeção adequada e que evitará a produção de anticorpos prejudiciais ao bebê que pode ser de fator Positivo como o pai dependendo do pareamento genéticos de ambos (homem e mulher). Deu pra entender um pouquinho?

2006-07-31 14:19:22 · answer #2 · answered by Marcela Santos 3 · 0 0

Caso o homem tenha um fator rh positivo e a mulher fator rh negativo não haverá nenhum problema para os seus filhos. mas se a mulher possuir no seu sangue um fator rh positivo e o homem e o primeiro filho tenha um fator rh negativo haverá uma possibilidade de que o "segundo filho" do casal tenha um doença chamada de Eritroblastose fetal ou Doença hemolítica do recém nascido. que tem como principal sintoma é Icterícia(cor esverdiada do bebê).

2006-07-31 12:58:10 · answer #3 · answered by Noélio 2 · 0 0

O poblema maior estará se a mulher for fator RH negativo, mas o homem não, e se isso acontecer é melhor que ela procure tomar uma injeção, que obviamente só seu obstétra poderá indicar, para que assim tudo corre bem entre ela e seu futuro filhinho (a). O filhinho nascerá com uma doença congênita e será bem mais difícil tratar dele, sem falar que deve ficar por muito tempo enfermo.

2006-07-31 12:51:04 · answer #4 · answered by apaula2426 1 · 0 0

O risco existe quando a mulher é RH - e o homem é RH +. Se o feto for RH +, pequenas partes do sangue fetal passará para a mãe pela placenta e isso desencadeará a produção de anticorpos pela mãe. Na primeira gestação, nada acontece. Mas nas gestações seguintes a mulher, que não possui o fator antigênico RH terá desenvolvido anticorpos contra esse fator. Esses anticorpos atravessarão facilmente a placenta e causará destruição das hemácias (células sanguíneas) do feto, o que pode causar sua morte. O nome dessa doença é eritroblastose fetal. Para evitar isso a mulher RH - que tem marido RH + recebe um medicamento para evitar o desenvolvimento desses anticorpos.

2006-07-31 12:46:24 · answer #5 · answered by Falco 7 · 0 0

existem riscos sim, para uma doença chamada eristoblastose fetal, se a mãe for Rh negativo e o feto rh positivo,exite vacina que a mulher toma após o parto,pois as chances aumentam com o aumento do número de gestações

2006-07-31 12:45:49 · answer #6 · answered by lilamed2 1 · 0 0

nenhum, pode ter riscos para a mae se a mae for negativa e o filho positivo.

2006-07-31 12:40:36 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers