English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-31 01:46:43 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Não raro ouvimos falar de alguma celebridade que resolveu adotar a Cabala como filosofia de vida. É comum também, por outro lado, ouvirmos que rabinos e estudiosos do judaísmo desaprovam este tipo de atitude. Mas afinal, o que é a Cabala? Porque ela desperta tanta discussão?



A Cabala é comumente encarada como o misticismo judaico. No entanto, uma definição melhor pode ser encontrada no judaísmo para a Cabala: Penimiut HaTorá (O interior da Torá).





A palavra Torá pode ser traduzida como lei e também é o nome dado aos primeiros cinco livros da bíblia (o Pentateuco). Porém, neste contexto, a palavra Torá se refere ao universo da Torá, que abarca todos os preceitos religiosos e ensinamentos do judaísmo.



A Torá é muito ampla e se divide entre escrita e oral, e se envolve em todos os aspectos da vida e da existência. Para entender um pouco mais deste amplo espectro, seria necessário dedicar todo o artigo a este tema. Mas, para entender o que é Cabala, diremos que a Torá possui quatro níveis de profundidade: Pshat, Remez, Drash, Sod (conhecidos pelo acróstico PaRDeS).



Pshat significa simples é trata do sentido explícito ou mais simples de um versículo ou ensinamento. Remez é a alusão de um versículo a outro assunto. Em hebraico moderno, remez significa dica ou pista. Um exemplo de Remez é a Guematria (numerologia), que extrai de um versículo um conhecimento que não estava originariamente explícito no mesmo. Drash é o aprofundamento interpretativo ou homilético que, através desta exegese, traz uma nova luz para o ensinamento. O último e mais profundo nível é o Sod, que significa oculto ou segredo. Este nível de compreensão da Torá é o significado esotérico ou místico, que constitui o interior da Torá ou a Cabala.



Em outras palavras, a Cabala é o nível mais profundo de compreensão da Torá. A Cabala revela os maiores segredos do universo, adentrando os aspectos mais ocultos do conhecimento de Deus e de Sua Criação.



A obra máxima da Cabala é o “Livro do Explendor” (Sefer HaZôhar), atribuído ao rabino Shimon Bar Yochai, do século II D.C.. Posteriormente, muitos outros livros foram escritos sobre a sabedoria da Cabala, alguns sob a forma de comentários e explicações do Zôhar e outros independentes destes. Um desenvolvimento significativo da literatura cabalística se deu após a idade Média, pelos discípulos do rabino Isaac Luria (conhecido com Ari”zal ou Ari HaKadosh).



Podemos observar com clareza uma tendência entre os rabinos ortodoxos de condenar veementemente a difusão dos estudos de Cabala. Este não é um fenômeno recente. Mas, se a Cabala é um ramo tão profundo e importante, porque tantos rabinos desaprovam e condenam seu estudo?



Segundo o judaísmo, a Cabala é o interior da Torá. Se todo o conhecimento da Torá fosse comparado a uma bela e adornada caixa protegida por um cadeado com código, o interior desta caixa seria preenchido pela Cabala. Daí surge o primeiro obstáculo para o estudo da Cabala: Como alguém que nem sequer vê a caixa e não compreende seu funcionamento pode conseguir abri-la da maneira correta sem causar-lhe dano? De maneira similar, alguém que não é versado em todos os outros aspectos da Torá não pode compreender a Cabala.



O judaísmo permite apenas que homens com mais de quarenta anos e com a devida preparação se aventurem no mundo da Cabala. O estudo da Cabala por pessoas não preparadas adequadamente pode, ao invés de promover avanço espiritual, causar grande dano. A confusão na tentativa de compreender os profundos segredos do universo sem antes conhecer os simples preceitos da vida pode causar corrupção espiritual e até mesmo moral ao ser humano.



Por este motivo, a grande maioria dos rabinos ortodoxos condena a difusão indiscriminada dos ensinamentos da Cabala. Segundo esta linha, os cursos e livros que supostamente ensinam Cabala não passam de truques de marketing para enganar pessoas ingênuas que acreditam estar aprendendo verdadeiramente Cabala. Esta idéia é, para estes rabinos, tão estranha como a criação de cursos de física quântica ou de física nuclear para pessoas que não concluíram o segundo grau. Nesta opinião, se um individuo realmente deseja conhecer a Cabala, deve trilhar o difícil caminho de anos de estudo até estar devidamente preparado.

2006-07-31 01:51:44 · answer #1 · answered by Anonymous · 13 8

O que é Cabala?
Olá,tudo bem?
Conheça o maior curso de cabala e numerologia aqui:
http://zip.net/bftwCw

caso queira aprender o Hebraico veja também esse:
http://zip.net/bktvrC

Shalom brachot=paz e bênção$$$$!!

2016-11-12 01:33:54 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

"Cabalá", em Hebreu/Judaico, consiste na interpretação esotérica da Bíblia, surgido entre os Judeus que adotou-o como ciência oculta na busca de interpretações do Livro Sagrado. A exemplo, na busca do desvendamento dos mistérios bíblicos, e dos segredos da origem da vida.e seus mistérios. No período medieval os "estudiosos" da cabala não eram vistos com bons olhos pelas elites da epoca, entretanto, muitos "estudiosos", eram verdadeiros Cientístas, e tanto é verdade, que muitas das descobertas científicas, já de uso cotidiano, são originarias dos estudos do chamado "Ocultismo". Idalmir M.

2006-07-31 05:52:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

é a muié do "cabalo"... xD~...

auhsuahshus... kkkk....

2006-07-31 05:16:30 · answer #4 · answered by ieu 2 · 0 0

Kabala ou Kaboll significa tradição oral,ou seja: aquilo que é passado de boca a ouvido!Infelizmente os '' exotericos de vitrine''transformaram este conhecimento como algo mirabulante.

Abs . Eclamyr.:

2006-07-31 04:53:16 · answer #5 · answered by Eclamyr_Daruma 4 · 0 0

Cabalá: aquilo que é recebido. Aquilo que não pode ser conhecido apenas através da ciência ou da busca intelectual. Um conhecimento interior que tem sido passado de sábio para aluno desde o despertar dos tempos. Uma disciplina que desperta a consciência sobre a essência das coisas.

2006-07-31 04:48:58 · answer #6 · answered by Dj S 2 · 0 0

Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) é um sistema religioso filosófico que reivindica o discernimento da natureza divina.
"Cabala" é uma doutrina esotérica que diz respeito a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e preservada apenas por alguns privilegiados.

Formas antigas de misticismo judaico consistiam inicialmente de doutrina empírica. Mais tarde, sob a influência da filosofia neoplatónica e neopitagórica, assumiu um carácter especulativo. Na era medieval desenvolveu-se bastante com o surgimento do texto místico, Sefer Yetzirah, ou Sheper Bahir que significa Livro da Luz, do qual há menção antes do século XIII. Porém o mais antigo monumento literário sobre a cabala é o Livro da Formação (Sepher Yetsirah), considerado anterior ao século VI, onde se defende a idéia de que o mundo é a emanação de Deus.].

Transformou-se em objeto de estudo sistemático do eleito, chamado o "baale ha-kabbalah-kabbalah" ("possuidores ou mestres da Cabala "). Os estudantes da Cabala tornaram-se mais tarde conhecidos como "maskilim" ( "o iniciado"). Do décimo terceiro século para frente ramificou-se em uma literatura extensiva, ao lado e frequentemente na oposição ao Talmud.

2006-07-31 02:36:27 · answer #7 · answered by Pandora 5 · 0 0

Os Judeus tem a Torah(Biblia) , e dentro da Torah , existe uma outra Torah, ou seja a : Kabala,Cabala, Kaballa,...
bom, acho que sao filosofias. La esta escrito tudo o que devemos fazer,para o nosso bem,..
La explicasse , porque nao devemos olhar para uma mulher,quando estiver no cimiterio, por que devemos andar com os cabelos amarrados,por que devemos cortar sempre as unhas..... sao coisas sabias e misticas do Judaismo. :)

2006-07-31 02:33:23 · answer #8 · answered by ܢܐܬܐܠܝ 3 · 0 0

TRATADO FILOSÓFICO-RELIGIOSO HEBRAICO, QUE PRETENDE RESUMIR UMA RELIGIÃO SECRETA QUE SE SUPÕE HAVER COEXIISTIDO COM A RELIGIÃO POPULAR DOS HEBREUS......

2006-07-31 01:56:21 · answer #9 · answered by KEKA 10 1 · 0 0

A Cabala é uma religião, no sentido de "religar" o Ser com o Todo a que pertence.
Acima de tudo, a Cabala é uma filosofia que busca entender o sentido da Criação, os propósitos da vida, o Destino humano, e de todas as coisas.
A Cabala é uma das correntes místicas do judaísmo. O termo significa literalmente recepção e, por conseqüência, tradição. O primeiro cabalista seria o patriarca Abraham, que viu as maravilhas da existência humana, perguntou questões ao Criador e os mundos mais elevados foram revelados a ele. O conhecimento que ele adquiriu e o método que ele usou para aprende-lo foram passados para seus descendentes e a Cabala foi sendo transmitida oralmente durante séculos.

Envolta em mistérios de acesso antigamente restrito apenas aos homens, o termo Cabala já teve má reputação na língua portuguesa, vinculado a conceitos de maquinação secreta e até à magia negra. Mas ela nada mais é do que uma corrente mística da religião judaica que busca levar o homem para mais perto de Deus.

2006-07-31 01:55:31 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers