English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Só prá começar, inicialmente essa pergunta foi feita na categoria "MEDICINA". Além de quase não receber resposta, alguém me sugeriu que perguntasse na sessão "RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE" por causa da comunidade TJ...mas vamos à pegunta...

Ouvi falar que médicos e pacientes podem optar pelo uso de outras técnicas que substituem o uso do sangue nas transfusões. Se é verdade, que técnicas são essas? são mais seguras? Estão disponíveis à população em geral?

2006-07-31 01:28:48 · 7 respostas · perguntado por tacianojunior 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Muitos médicos têm reconhecido que a posição contrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade do uso de sangue total e hemoterapia, técnicas que beneficiam as Testemunhas de Jeová. Uma grande parte da comunidade médica, porém, continua crítica em relação a esta opção religiosa, recusando-se a dar tratamento ou submeter a cirurgias a menos que seja permitida a transfusão sangüínea. Isto obriga os pacientes a buscar tratamento em outros hospitais ou buscar um médico disposto a utilizar as diversas técnicas disponíveis para evitar transfusões.

São alguns exemplos de técnicas utilizadas para evitar transfusões sanguíneas :

Uso de bisturis elétricos para cirurgias mais simples;
Uso de bisturis ultrassônicos para cirurgias complexas;
Uso de soluções salinas (soro fisiológico a 0,9%, solução de Ringer, e Ringer com lactato de sódio ou Solução de Hartmann )
Haemmacell (solução gelatinosa que substitui até 1000 ml de plasma humano);
Eritropoietina ou EPO - hormona produzina nos rins que estimula a medula óssea a produzir hemácias em ritmo acelerado;
Eritropoietina recombinante ( medicamento que substitui a hormona eritropoietina )
Dextran de ferro (ou Imferon) administrado intravenosamente
Auto-transfusão - reutilização do próprio sangue perdido durante a cirurgia após passagem por um filtro. É o mesmo sistema utilizado nas cirurgias cardíacas, onde o coração pára de funcionar durante algum tempo e uma bomba faz seu papel temporariamente com o sangue circulando através de uma máquina, sistema chamado de circulação extracorpórea e similar no funcionamento à hemodiálise.
Transfusão autóloga ou Auto-transfusão - Existem dois tipos: O paciente retira seu próprio sangue alguns dias antes da cirurgia e esse sangue fica guardado em bolsas até que seja necessário utilizá-lo durante a cirurgia programada. No outro tipo, o sangue é retirado no início da cirurgia e armazenado, sendo substituído por soluções (cristalóides ou colóides) como expansores do volume do plasma. Ocorrendo algum sangramento ele obviamente será menor, já que estará diluído. Ao final da cirurgia o sangue é reposto.
Para além da conhecida auto-transfusão (ou transfusãao autóloga), do aproveitamento (após filtração/heparinização) do sangue perdido no decurso de intervenções cirúrgicas e da chamada transfusão isovolémica - todas estas técnicas implicando apenas a utilização de sangue autólogo - as alternativas reais à transfusão são limitadas. Fora das situações de hemorragia aguda, são de considerar a utilização de eritropoietina humana recombinante para estimular a eritropoiese, e de trombopoietina humana recombinante (esta de utilização ainda não generalizada e limitada a situações de trombocitopenia).

Estão a ser submetidos aos primeiros ensaios clínicos substitutos sintéticos e semi-sintéticos das plaquetas, constituídos por micro-esferas de albumina (ou eritrócitos fixados), revestidos com fibrinogénio ou peptídeos derivados do fibrinogénio. No entanto, a semi-vida destes produtos parece ser muito curta, o que poderá limitar a sua utilização a situações agudas. A utilização de alguns produtos de recombinação genética como fatores de coagulação, proteína C, antitrombina e antitripsina (bem como outros agentes terapêuticos de situações de discrasia da hemostase como DDAVD, antifibrinolíticos, colas de fibrina recombinante, etc.) poderá, em alguns casos, corrigir situações discrásicas, evitando assim a ministração de sangue ou seus hemocomponentes. Em situações de anemia por hemorragia aguda tem sido indicada, em condições específicas e limitadas, a utilização de transportadores do oxigénio do grupo dos perfluorcarbonos, alguns comercializados já. Devendo ter em atenção os efeitos sobre os rins e o figado. Já se pratica a terapêutica genética para a deficiência do Fator VIII (Hemofilia A) e está eminente a utilização da mesma tecnologia para o tratamento da deficiência do Fator IX (Hemofilia B). Ainda se encontra em ensaios pré-clínicos uma hemoglobina artificial.

2006-07-31 02:38:48 · answer #1 · answered by Pandora 5 · 5 1

As respostas estao na wikipedia e no google

Vc esta querendo incitar confusao aqui porque?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfus%C3%A3o_de_sangue

http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2036/paginas/materia%2015-36.html

2006-07-31 08:52:15 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

É melhor você mesmo ler a resposta neste clicando no atalho abaixo, ele vai sanar muitas de suas dúvidas:
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm?article=article_02.htm

2006-07-31 08:42:41 · answer #3 · answered by jeff.matos 2 · 1 0

sim podem optar por tecnicas que não usam sangue.
existem varias tecnicas, e todas são mais seguras que o uso do sangue. na europa 60% da comunidade medica ja não usa o sangue como meio principal de manutenção de uma vida, e sim os tratamentos alternativos.
esses tratamentos varia de acordo com o caso, se é animia se é hemorragia, se esta fazendo uma cirurgia.
mas para citar alguns vamos dizer dos expansores de plasma que junto com a agua faz com que seu proprio sangue crie mais sangue. é mais seguro que tranfusão por que vc não corre risco de o organismo rejeitar e evita doenças tais como aids hepatite, entre outras.
existe outros metodos para reposição de sangue
em cirurgias é usado geralmente o eletrocauterio, que cauteriza os vazos conforme vc corta o paciente, evitando a hemorragia, evitando assim vaias doenças que podem ocorrer com a perda do sangue e sua reposição.
no brasil estes metodos estão disponiveis, mas são um pouco caros, mas o conforto e segurança que provem desses compensam.
se quiser saber mais metodos, as testemunhas de Jeova tem um dvd que explica cada ponto de transfusões e por que eles optam por meios alternativos.
converse com uma e ela tera o prezer de assistir e explicar o dvd junto com vc
obrigado

2006-07-31 08:41:20 · answer #4 · answered by Eu 3 · 1 0

Embora muitas vezes os cirurgiões se tenham recusado a tratar as Testemunhas, porque a posição destas sobre produtos de sangue parecia “amarrar as mãos do médico”, muitos médicos agora decidiram considerar a situação como apenas mais uma complicação que desafia sua perícia. Visto que as Testemunhas não têm objeção ao uso de fluidos substitutos colóides ou cristalóides, tampouco ao eletrocautério, à anestesia hipotensiva,3 nem à hipotermia, estes têm sido usados com sucesso. As aplicações atuais e futuras da hidroxietila de amido (amido-hidroxietil),4 de injeções endovenosas em grandes doses de dextrana ferrosa,5,6 e do “bisturi elétrico”7 são promissoras e não são objetáveis em sentido religioso. Também, se um recém-descoberto substituto do sangue, de perfluorocarbono (Fluosol-DA), mostrar não conter riscos e ser eficaz,8 seu uso não entrará em choque com as crenças das Testemunhas.

Em 1977, Ott e Cooley9 comunicaram que foram feitas 542 operações cardiovasculares em Testemunhas sem o emprego de transfusão de sangue, e chegaram à conclusão de que se pode usar esse processo “com risco aceitavelmente baixo”. Atendendo à nossa solicitação, Cooley fez recentemente um estudo estatístico de 1.026 casos de operações, 22% tendo sido feitas em menores, e concluiu “que o risco da cirurgia em pacientes do grupo das Testemunhas de Jeová não tem sido significativamente maior do que no caso de outros”. Similarmente, Michael E. DeBakey, M.D. (doutor em medicina) comunicou “que na grande maioria das situações [que envolvem Testemunhas] o risco de operação sem o uso de transfusão de sangue não é maior do que no caso de pacientes a quem administramos transfusões de sangue” (comunicado pessoal, março de 1981). A literatura médica registra também grandes cirurgias bem-sucedidas no campo da urologia10 e da ortopedia.11 G. Dean MacEwen, M.D., e J. Richard Bowen, M.D., escrevem que “se fez com êxito em 20 [Testemunhas] menores de idade” a fusão espinhal posterior (dados não publicados, agosto de 1981). Acrescentam: “O cirurgião precisa estabelecer a filosofia do respeito pelo direito do paciente de recusar uma transfusão de sangue e ainda assim realizar a cirurgia de um modo que dê segurança ao paciente.”

Herbsman12 comunica ter tido bom êxito em diversos casos, incluindo alguns que envolviam jovens, “de perda maciça de sangue em casos de traumatismo”. Ele admite que “as Testemunhas estão numa situação de certa desvantagem no que diz respeito à necessidade de sangue. Contudo, é também bastante claro que deveras temos alternativas à substituição do sangue”. Observando que muitos cirurgiões se têm sentido reprimidos de aceitar Testemunhas como pacientes, “temendo conseqüências jurídicas”, ele mostra que esta não é uma preocupação válida.

2006-07-31 08:39:04 · answer #5 · answered by anaufabetu 3 · 1 0

Existe sim, há na medicina hj, substâncias com as mesmas características do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, hemácias e outras substancias. Sendo assim, não há necessidade total e nem parcial da aplicação de sangue em um paciente q necessite, se ele desejar, pode ser feito um solicitação de material alternativo, que substitua as propriedades requeridas pelo paciente!!

2006-07-31 08:32:34 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

sim a final quem, disse que o sangue e o unico meio de salvar vida se fosse muitas pessoas não morreria por usar, ate mesmo contraindo doenças como o virus da aids da epatite e sim por diante não e verdade.existem varios metodos. mas o problema e que as pessoas buscam o meio mais facil. e usar outros meios e necessario cuidados especificos.com o acompanhamento.as pessoas se tornam ate mesmo cegas achando que estão fazendo grande coisa por usar sangue.ok.

2006-07-31 09:51:08 · answer #7 · answered by kaka 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers