English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-30 07:06:36 · 6 respostas · perguntado por Gaelle 2 em Saúde Saúde Mental

6 respostas

Querida, Em primeiro lugar convém fazer uma distinção entre o que é genético e o que é hereditário:
1) Se uma doença é genética, isso quer dizer que antes de nascer uma pessoa pode ter um gene ou uma programação que a conduza em direção à doença, mas em forma de probabilidade e não de certeza.
Cada um de nós carrega genes de diferentes doenças mas não as desenvolvemos obrigatoriamente. Um exemplo claro disso é o câncer de pulmão, identificado em genes de pessoas sadias não fumantes. Uma pessoa que tenha este gene teria uma predisposição genética a desenvolver a doença, mas isso não quer dizer que esta pessoa vá desenvolvê-la obrigatoriamente. De fato, se não fumar, levar uma vida não estressante, enfim, se não cumprir os requisitos necessários ao desenvolvimento da doença não terá câncer de pulmão.
2) Uma doença hereditária é uma doença genética que se transmitirá, com certeza, de uma geração a outra e, além disso, terá uma porcentagem fixa e calculada de novos casos da doença na geração seguinte.
Até o momento os estudos afirmam que a esquizofrenia tenha um caráter mais genético do que hereditário, sem certeza disso, pois a probabilidade de filhos esquizofrênicos é maior se um dos pais for esquizofrênico e, muito maior, se ambos forem.
Porem, isso depende muito do meio externo em que uma pessoa vive. Se ela não é usuária de drogas (agrava problemas de saúde mental), se ela vive uma vida saudável, sem stress, e em harmonia com o ambiente em que vive, sem transtornos emocionais e psicológicos ela poderá nunca desenvolver a doença.
Afinal, ninguem fica louco de uma hora pra outra, concorda?
Um acompanhamento psiquiátrico sempre é recomendado, para garantir sua saúde emocional.
Beijus, espero ter ajudado

2006-07-30 07:26:42 · answer #1 · answered by Anonymous · 8 1

Até hoje os estudos feitos não conseguem afirmar se a esquizofrenia é hereditaria ou genetica, embora já se tenha certeza absoluta de que a probabilidade de filhos esquizofrênicos é maior se um dos pais for esquizofrênico e, muito maior, se ambos forem.

Alguns tipos da doença:

A esquizofrenia paranóide
A esquizofrenia hebefrênica ou desorganizada
A esquizofrenia catatônica
A esquizofrenia residual
A esquizofrenia simples

2006-07-30 15:42:35 · answer #2 · answered by Erika Carvalho 2 · 0 0

As causas da esquizofrenia não estão bem identificadas. Ainda que o fator hereditário seja relevante, fatores psicológicos e sociais influem em sua manifestação. Nesse sentido, a Drª Nancy Andreasen, em entrevista ao psicosite argumentou que as atuais evidências relativas às causas da esquizofrenia são um mosaico: a única coisa clara é a constituição multifatorial da esquizofrenia. Isso inclui mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais. A origem viral e traumas encefálicos não estão descartados. A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores, segundo afirma Andreasen. consulte o link abaixo para maiores explicações....ok....

2006-07-30 14:22:34 · answer #3 · answered by Arley 4 · 0 0

Filho de doido, doidinho é !

2006-07-30 14:17:55 · answer #4 · answered by Juinho 2 · 0 0

Está com medo, heim! Procure um especialista.

2006-07-30 14:15:52 · answer #5 · answered by Volatore 3 · 0 0

NAS MAIORIAS DOS CASOS , SIM.
MAS NÃO OBRIGATÓRIAMENTE.
HA UMA GRANDE AÇÃO GENÉTICA PARA ESTA PATOLOGÍA.

BOA SORTE
WODORO

2006-07-30 14:13:25 · answer #6 · answered by wodoro 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers