English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

PESSOAS SOFREM DESTE TERRÍVEL MAS TRATÁVEL MAL, O QUE SERÁ?

2006-07-28 09:40:53 · 6 respostas · perguntado por Skywalker 7 em Ciências e Matemática Medicina

6 respostas

Todos nós experimentamos a sensação de obstrução nasal vez por outra e o incômodo que nos causa. Seja ela decorrente de um quadro viral agudo (resfriado comum), ou do acúmulo de secreções como nas sinusites.

É necessário que se saiba que o nariz apresenta um ritmo próprio de redução de suas dimensões internas, causado pela dilatação "pendular" (ora uma narina, ora outra) das inúmeras ramificações vasculares (veias e artérias) que se encontram em seu revestimento interno (mucosa nasal), e que isto não significa doença.

Há, porém, um grupo de pessoas que é "obrigado" a suportar essa desagradável situação, de modo muito mais insistente e constante, muitas vezes afetando ambas as narinas simultaneamente. Estes são os pacientes que apresentam obstrução nasal crônica.

Estes sintomas tendem a se tornar mais incômodos durante a noite, quando o paciente se deita pois, neste momento procura-se, automaticamente, estar mais relaxado. Assim, respira-se da maneira que menos exige nossa atenção e esforço muscular. Ora, se o nariz estiver obstruído, a rota mais simples para o fluxo de ar será a boca.

Alguns pacientes apresentam esta situação há tanto tempo, que nunca se deram conta de que respiram de forma anômala! Principalmente aqueles que se utilizam da boca para auxiliar na respiração desde a infância.

Entender noções básicas da estrutura e funcionamento do nariz ajuda na compreensão dos sintomas que, habitualmente, acompanham os quadros de obstrução nasal crônica, bem como dos tratamentos que são propostos pelos médicos.

De forma simplificada podemos entender o nariz como uma dupla de ductos irregulares (as fossas nasais), separados entre si por uma parede central (o septo nasal). As fossas nasais, são revestidas por um tipo especial de epitélio, rico em redes de vasos sangüíneos capazes de se dilatar e contrair em resposta a determinados estímulos. Por exemplo: quando o ar está frio, os vasos sangüíneos se dilatam para aquecê-lo antes que chegue à traquéia e pulmões. Esse epitélio produz secreções, cuja função é reter partículas de poeiras e microorganismos que venham a ser inalados, funcionando como um filtro. A secreção nasal é removida por cílios microscópicos que existem no epitélio. Ela contribui com umidade para que o ar não chegue demasiado seco aos pulmões.

Portanto, se alguém não respira adequadamente pelo nariz, não é capaz de aquecer, filtrar, e umidificar de maneira correta o ar que respira. Fica assim, mais sujeito a infecções (faringites, amigdalites).

A parede central do nariz (septo nasal) é formada por uma lâmina em parte de osso (mais posterior), e em parte de cartilagem (anterior). Quando esta lâmina fica "torta", o fluxo de ar torna-se mais difícil (como se fizéssemos uma dobra numa mangueira de água). A esta situação, damos o nome de desvio do septo nasal.

Muitas pessoas apresentam desvios de septo nasal sem sentirem qualquer grau de obstrução nasal. Isto é mais freqüentemente visto nos desvios pouco pronunciados. Desvios muito grandes podem influenciar o aspecto estético do nariz, e causar obstrução nasal intensa.

As causas mais freqüentes do desvio de septo nasal são as traumáticas, e as causadas por crescimento excessivo da parte cartilaginosa do septo. As traumáticas são bastante óbvias: uma pressão forte sobre o nariz (durante o nascimento, no canal do parto, ou por uma pancada durante prática esportiva), pode causar fraturas ou deslocamentos das partes componentes do septo nasal, gerando um desvio. As cartilagens que formam parte do septo nasal são capazes de crescer até a idade adulta. Estando a porção óssea da cavidade nasal já definida, o crescimento da cartilagem fará com que ela se curve para os lados, ocupando espaço dentro da cavidade nasal.

As paredes laterais da cavidade nasal, são formadas por ossos revestidos pela mucosa nasal que já descrevemos. Das paredes laterais saem projeções (dobras) com formato que lembram a concha de um caramujo (conchas nasais, ou cornetos nasais, ou turbinas). Quando as conchas nasais ficam de tamanho exagerado (por exemplo: quando o paciente tem rinite alérgica), há menos espaço para passagem do ar, o que também é uma causa importante de obstrução nasal crônica. Esta situação é conhecida como hipertrofia de conchas nasais, ou de cornetos (popularmente chamados de "carne esponjosa"!!).

Na prática, o que mais freqüentemente se encontra, é uma combinação de desvios de septo nasal, e hipertrofia das conchas nasais.

Quando não há redução do volume das conchas nasais com o uso de medidas clínicas (medicamentos e afastamento das substâncias causadoras de "irritação" da mucosa nasal), é necessário realizar procedimento cirúrgico, visando:

Retificar o septo nasal, através de remoção de fragmentos de cartilagem e/ou do osso que o constituem. (Este procedimento é conhecido como "septoplastia").
Reduzir o volume das conchas nasais, removendo um fragmento da mucosa e/ou osso que as formam. (Este procedimento é conhecido como "turbinectomia").
Há ainda outras causas de obstrução nasal, como pólipos nasais (conseqüentes a processos inflamatórios crônicos naso-sinusais), tumores benignos e malignos, e corpos estranhos (como feijão, peças de brinquedos, etc., mais comuns em crianças).

2006-07-28 10:06:22 · answer #1 · answered by Aline C 1 · 1 1

o corpo do bob esponja..

2006-07-28 16:44:49 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 1

Não é a carne do Bob Esponja... rsss...

Popularmente conhecido como "carne esponjosa", o granuloma piogênico é uma proliferação de vasos sanguíneos que forma uma lesão tumoral secundária a um traumatismo, como os provocados pelos alicates das manicures ou por uma unha encravada, sendo o canto das unhas a sua localização mais comum.

ok?

2006-07-28 16:45:30 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

As adenóides são um tipo de amígdalas e quando estão aumentadas podem provocar obstrução e complicações respiratórias. As adenóides são popularmente conhecidas como "carnes do nariz"

2006-07-28 16:44:32 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

É um tecido que se assemelha com uma esponja, daí o nome, quando inflamada ela incha e obstrui as vias aereas das narinas.

2006-07-28 16:44:22 · answer #5 · answered by Juninho Bil 3 · 0 0

É Aquela Pelanca. que está na sua Napa.......

2006-07-28 22:42:40 · answer #6 · answered by Moacyr F 1 · 1 3

fedest.com, questions and answers