Não sei se entendi corretamente sua pergunta... Mas acho o seguinte (respondendo de forma Junguiana, já que você mencionou o inconsciente coletivo): o inconsciente coletivo não é algo que te "condiciona e aprisiona". Não tem como você "fugir" dele. Pelo contrário, ele é a fundação da sua Psiquê! Tentar fgir do inconsciente (coletivo ou pessoal) só vai te causar problemas. O ideal é conhecer melhor seu próprio inconsciente, até você conseguir se dar bem com ele. E isto você consegue com muitas sessões com um terapeuta Junguiano.
2006-07-28 01:40:21
·
answer #1
·
answered by Eu 4
·
0⤊
1⤋
Eu creio que basta que queiramos sair dos condicionamentos e padrões mentais do inconsciente coletivo.
É isso.
2006-07-28 10:00:02
·
answer #3
·
answered by Du 3
·
0⤊
0⤋
Infelizmente na nossa sociedade hoje é praticamente impossível disso acontecer... os movomentos que eram regidos pelas quebras de tabus hoje em dia fazem parte da moda que circunda as grandes cidades.... veja por exemplo, o movimento Punk... Antigamente somente quem fazia parte das massas suburbanas adentrava nesse movimento em busca de liberdade, da quebra dos valores superficiais e mundanos... hoje em dia, milhares de jovens adotam o ´´estilo´´ e tranformaram a busca pela liberdade em busca pela libertinagem... as grandes empresas cabaram por explorar esse mercado novo, criando marcas que dão o visual para quem quizer... nao posso citar nomes, por razões obvias, mas vc deve saber de algumas marcas que são assim... então, oq era considerado underground, hoje é considerado moda, normal... comum!
outro exemplo são as tatuagens... antigamente era sinal de marginalidade, hoje, vc vê propagandas nas tvs onde marketeiros interesseiros usam essa imagem para atrair mais e mais público... Acredito que o que devemos fazer é cuidar para que nosso caráter se diferencie, e não nosso exterior, jah que nesse ambiente fútil em que vivemos, nossas roupas não farão a menor diferença qdo tivermos que lutar pela nossa sobrevivencia...
2006-07-28 08:40:36
·
answer #4
·
answered by suica_07 3
·
0⤊
0⤋