English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

´se a biblia tbm é uma colcha de retalhos de varios evangelios antes considerados apócrifos

2006-07-27 14:12:06 · 8 respostas · perguntado por patricia l 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Patrícia

Sua pergunta e sua posterior afirmação reflete simplesmente o ponto de vista humano e crítico.

Sob o ponto de vista histórico, todos os livros podem ser vistos como documentos de sua época revelando os vários pensamentos sobre um determinado assunto.

Se observarmos a história do Cristianismo em seus primórdios, vamos encontrar três pensamentos principais, além de vários outros que exporadicamente se apresentavam.

O Cristianismo - Fé baseada nos ensinos dos apóstolos(Homens que conviveram com Jesus sendo escolhidos por Ele para continuidade de sua obra).

Gnosticismo - Uma doutrina semicristã muito combatida pelos apóstolos por disceminar heresias no meio dos Cristãos, Diziam que o corpo não tinha valor algum, sendo que o espírito é que devia ser liberado, alguns chegavam a afirmar que Jesus não teria corpo (não havia encarnado), Misturava o cristianismo com as chamadas (Religião de mistérios) afirmavam que tinham revelações especiais trazendo muita confusão no meio do Povo Os Apóstoslos se referem à Eles como falsos profetas (II João 1:6-10)

(O evangélho de judas, bem como muitos outros apócrifos foram escritos pelos gnósticos)

Judaizantes - Judeus que apesar de estarem integrados no Cristianismo, pressionavam os gentios (Não judeus) a cumprirem a lei de Moisés. Deram muito Trabalho ao Apóstolo Paulo, (Vide carta aos Gálatas) Provocando o Primeiro ´Concílio em Jerusalém, onde foi decidido que os Judeus-Cristãos deveriam continuar guardando a lei como de costume, mas não deveriam impor isto aos Gentios convertidos.


Enfim os Livros apócrifos (Não inspirados) apenas revelam o pensamento desses grupos que eram contrários ao dos apóstolos.

Obs. O Livro de ´Judas jamais poderia ter sido escrito por Ele, visto que o mesmo se matou logo após a traição



Nem todo o Novo Testamento foi escritos pelos Apóstolos, mas foram baseados em sua doutrina.
Mateus (Também Chamado Levi)- Ex cobrador de impostos, ao ser chamado por Jesus logo deixou tudo e o Seguiu (Mateus 9:9)

Marcos (João Marcos) - Sobrinho de Barnabé, companheiro de Paulo, Considerado o primeiro dos esvangélhos escrito, provavelmente sob orientação dos Apóstolos

Lucas (O Médico Amado) - Companheiro de Paulo, Baseou seu evangelho no relato dos Apóstolos e nos textos já escritos.

João - Irmão de Tiago -Chamado o Apóstolo do Amor, Um dos três mais próximos de Jesus, O único que estava junto à cruz. Preocupa-se em revelar a origem divina de Jesus e o Amor ao Próximo (João 1:1-14)

Paulo - Convertido Ao Cristianismo, após ter perseguido severamente os seguidores de Jesus, Autor de 13 cartas e principal divulgador do Cristianismo entre os gentios.


Os apócrifos podem revelar o pensamento de grupos paralelos ao cristianismo, porém contradizem frontalmente o ensino apostólico

2006-07-27 15:17:06 · answer #1 · answered by rohi 7 · 0 0

A Bíblia foi compilada e organizada pelo poder soberano Romano, com o ojectivo de criar uma igreja que mantivesse o povo submisso e conformado com a sua condição. Esses evangelhos e outros escritos apócrifos não foram incluídos na Bíblia por não favorecerem a religião que se estava a formar. Muitos dos dogmas actuais da igreja são contraditos por essas escrituras e, por essa razão, os crentes os desprezam e excluem, tal como foram excluídos no tempo dos Romanos.

2006-07-27 21:24:59 · answer #2 · answered by Gilgethan 3 · 1 0

´Não quer dizer que por serem apócrifos são totalmente mentirosos. O problema e que os evangélios sagrados para compor a bíblia já foram escolhidos, não é possível ficar adicionando mais nada a ela senão ela cresceria a cada nova descoberta.
Quanto aos evangélios apócrifos acredito que todos os cristãos devam lê-los a fim de aprimoramento espiritual.
Porque você não os lê, compara com os evangélios sagrados e não tira suas próprias conclusões do porquê que eles não foram aceitos.

2006-07-28 19:20:43 · answer #3 · answered by magrão 7 · 0 0

Os livros apócrifos foram escritos por monges e/ou padres baseados em suas próprias crenças ou lendas, fugindo do contexto bíblico para explicar certas tradições católicas ou implantar novas idéias nos novos crentes iletrados que deveriam aderir a essa religião. Não sendo livros guiados por Deus, não há como fazer parte das Santas Escrituras.

2006-07-28 10:26:10 · answer #4 · answered by ricardo_iasd 2 · 0 0

apócrifo significa mentira, falsidade

então pra q acreditar em uma mentira!?

2006-07-28 09:31:28 · answer #5 · answered by LUMA! 4 · 0 0

As famosas Escrituras Gnósticas que estão aparecendo não são nem em sonho parte da Sagrada Bíblia.
Motivo um:
A Bíblia deixa claro que não existe reencarnação (Hb 9.27), já os gnósticos acreditavam, anulando assim a salvação através de Cristo;
Os gnósticos acreditavam que a Terra foi feita por Satanás, pois a matéria (carne) era coisa impura; negavam assim que Cristo ressussitou, pois ele não poderia ter surgido em matéria.
Eles eram cabalistas... há muitas outras coisas.
O apóstolo Paulo combateu muito os gnósticos na sua época, e o apóstolo Judas (não o Escariot) em sua epístola, combateu tais heresias.

2006-07-28 01:03:13 · answer #6 · answered by MarleyMaia 2 · 0 0

Não é o cristão que não aceita os evangeLHOS apócrifos.
A igreja católica é que não aceita e as outras que são protestantes a ela seguem na mesma direção.
Muitos livros de filosofia são considerados apócrifos ou heréticos. e portanto proibidos pela igreja.
A lista desses livros chama-se índex.
Eu leio de tudo e analiso. Não admito que alguém me diga o que vou ler, assistir ou fazer.
Leia o evangelho segundo o espiritismo, você ficará surpreso com tanta revelação.
Abraço.

2006-07-27 21:29:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Resposta simples: porque só acredita naquilo que lhe convém. A maioria não fazem uma pesquisa investigativa a respeito e acham que uma verdade é verdade e pronto, não questionam se a verdade deles é uma mentira ou não. Se eu disser que William Henry Gates III é o criador do Windows, muitos vão duvidar. Mas se eu falar que o criador é Bill Gates, todos vão pensar ue ele é o criador até mesmo do computador. Note que os dois são a mesma pessoa. Mas o computador existia antes mesmo dele criar o Sistema Operacional, que começou como um aplicativo. Da mesma forma, muitos não aceitam aquilo que já fazia parte da Bíblia. Mas até mesmo a Bíblia é questionável porque não foi escrita por deus algum, mas sim pelos homens, cuja finalidade todo mundo sabe pra que serve, mas muitos não conseguem enxergar: ganhar dinheiro.

2006-07-27 21:24:40 · answer #8 · answered by Dudu 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers