English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

dizem q nem uma folha nao caia sem q Deus queira entao como exite o livre arbito

2006-07-27 09:09:41 · 15 respostas · perguntado por thomaz m 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Isso foi apenas um equívoco de interpretação. Não cai sem o conhecimento de DEUS e não sem a permissão de DEUS.

2006-07-27 09:15:32 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

o livre habito depende de cada pessoa que quer viver uma vida sem regras

2006-07-28 07:21:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Se a tua filha (só comparação) te pede para ir sozinha a uma festa muito profana, como pai cuidadoso você não vai querer deixá-la ir, mas, se ela continuar insistindo, você não vai matá-la, logo você "PERMITIRÁ" que ela vá mesmo que seja contra a sua "VONTADE". Entretanto poderá não permitir que isso aconteça e vai impedí-la de alguma forma.

O que Deus faz é semelhante. Ele PERMITE que façamos as coisa mesmo que seja contra a sua VONTADE, isso é o que chamamos de LIVRE ARBÍTRIO. Mas Ele tem o poder de impedir que algo aconteça e tem o conhecimento de tudo o que acontece no Universo. E ele pode a qualquer momento impedir que façamos as coisas ruins, todavia não o faz porque não criou o ser humano como robôs controlados por Ele, e quer que o que façamos o bem sem se interferir em nossa vontade contra a nossa permissão, ele quer que façamos isso com o nosso entendimento e de toda a nossa alma.

Que Deus esteja com todos...

2006-07-27 11:28:45 · answer #3 · answered by Sapiens 1 · 0 0

A folha não tem livre arbítrio!!!!

2006-07-27 11:10:01 · answer #4 · answered by zero 2 · 0 0

Porque foi o próprio Deus que deixou o livre arbítrio.
Quando se diz que nem uma folha cai é só um modo de falar, não quer dizer que Deus está tomando conta de cada folhinha de árvore.
Nós somos ou não somos filhos de Deus? Fomos ou não fomos criados sua imagem e semelhança?
Não imagino um pai mantendo os filhos como marionetes.
Deus quer que nós caminhemos até Ele por nossa própria vontade e não forçados a nada. Daí o livre arbítrio.

2006-07-27 10:14:30 · answer #5 · answered by magrão 7 · 0 0

Deus nos deu o livre arbítrio para fazer o que queremos mas isso não significa que Ele não tenha tudo sobre o seu domínio, pois só ele sabe o que nós iremos fazer antes mesmo de nós fazermos. Antes de cair uma folha de uma arvore Deus sabe quando e onde ela vai cair, portanto Deus antes de criar a arvore Ele sabe onde a folha irá cair. Nós temos o livre arbitrio somente porque Deus permitiu. Antes de vc ser criado Deus já sabia tudo sobre a sua vida, vc toma todas as decisões sobre sua vida seja ela má ou boa, vc sofrerá as conseqüências de qualquer delas, mas antes de vc tomar qualquer decisão Deus sabe qual será ela. Deus Abençoe!

2006-07-27 09:39:53 · answer #6 · answered by alessandro_ipr 1 · 0 0

Deus tem o poder sobre tudo, por isso não cai uma folha da arvore se Deus não deixar, mas Ele diz que você pode escolher o caminho e ainda afirma que Ele é o único caminho, a verdade e a vida e que ninguem vem ao Pai se não por Ele, mas você pode escolher outro caminho, agora Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele, Ele garante o resultado para quem escolheu Jesus como caminho, então quando alguem entrega a sua vida à Ele, Ele passa a tomar direção dela então nada acontece se não for da permissão de Deus na vida de quem serve a Cristo. Espero ter ajudado, se você ainda não aceitou Jesus como Salvador, reconheceu que Ele é o caminho certo, ai vai um convite, vc ainda tem tempo. Bjos e que Deus lhe abençoe.

2006-07-27 09:30:55 · answer #7 · answered by Patgirl 1 · 0 0

Não confunda o sentido figurativo com a vida real, o livre arbítrio é fato, haja diariamente sem esperar uma recompensa ou retribuição, no começo se apresentarão muitas injustiças, tudo fruto dos seus atos ou de atitudes dos outros, à medida que for agindo melhor, tratá pessoas melhores para o teu convívio, os momentos serão melhores, ainda existirão percalços, afinal, é vida real, mas os frutos dos teus "plantios" serão melhores, haverão injustiças, como disse, é vida. Certamente, se você pudesse te ver tempos depois, seguindo os dois caminhos, em um tu seria uma pessoa mais amarga e cheia de antipatias com os outros e o outro caminho, mesmo que sofrido, você estará, se sentindo mais feliz, doce e com pessoas te admirando. E aí? houve uma decisão? Escolheu o caminho e insistiu, apesar dos percalços, então o lívre-arbítrio foi colocado em prática. A predestinação não existe se você agir com lógica, mas, outras linhas de livre-arbítrio das outras pessoas cruzarão a tua, com bons ou maus resultados. Fica no comando da tua, não espera acontecer.

2006-07-27 09:27:39 · answer #8 · answered by Pedro 3 · 0 0

Cara, se tu quiser matar alguém agora, se você matar você não pode chegar e falar Deus quis assim.
Você tem a capacidade de se matar agora não tem? i ai? foi Deu que quis? Você tbém pode ajudar uma pessoa que tá precisando.
Isso é livre arbítrio, o direito que você tem de escolher o seu caminho, de fazer as suas escolhas, Deus te deu esse Direito, agora não é pq vc tem esse direito q vc pode sair por ai fazendo oq bem entende, agente planta oq colhe , entaum não faça com os outros oq vc não quer q seja feito com vc.

2006-07-27 09:24:26 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

O livre arbítrio existe sim. Nós não somos robôs comandados por Deus, que no seu infinito amor nos deu essa liberdade.
O que ocorre é que Deus permite que as coisas aconteçam. Por exemplo: se vc quiser matar alguém com uma arma, e atirar na pessoa, vc só a matará com a permissão de Deus. Se Ele não quiser ,vc pode atingir o braço quando queria atingir o coração.
Deus sabe o futuro. Ele sabe para onde o seu livre arbítrio o levará, e ele te dá a permissão de mudar o seu futuro. Mas ele continuará sabendo.
Vc é livre.

2006-07-27 09:20:04 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

A Doutrina Espírita admite, no homem, o livre-arbítrio, que o impele à prática do bem ou do mal, pela ação mesma da sua livre vontade. Diz-nos Kardec na citada questão 872:

"Essa teoria da causa determinante dos nossos atos ressalta com evidência de todo o ensino que os Espíritos hão dado. Não só é sublime de moralidade, mas também, acrescentaremos, eleva o homem aos seus próprios olhos. Mostra-o livre de subtrair-se a um jugo obsessor, como livre é de fechar sua casa aos importunos. Ele deixa de ser simples máquina, atuando por efeito de uma impulsão independente da sua vontade, para ser um ente racional, que ouve, julga e escolhe livremente de dois conselhos um. Aditemos que, apesar disto, o homem não se acha privado de iniciativa, não deixa de agir por impulso próprio, pois que, em definitivo, ele é apenas um Espírito encarnado que conserva, sob o envoltório corporal, as qualidades e os defeitos que tinha como Espírito."

No momento que atravessamos, quando ocorrem tantas perversidades, por conta e risco de ser o planeta Terra um mundo de expiações e provas, compete-nos, como espíritas que somos, tudo fazer para aqui não voltarmos, após a presente existência. Como? Usando para o bem o nosso livre arbítrio, o que vai depender unicamente de nós.

Para finalizar, leiamos a resposta do Espírito de Verdade a Allan Kardec, quando da questão 843 de "O Livro dos Espíritos":

"Tem o homem o livre-arbítrio de seus atos?

- Pois que tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina."

2006-07-27 09:19:32 · answer #11 · answered by Joel Vigano 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers