English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Até hoje sofro alguns preconceitos, por causa da minha religião, o espiritismo, alguns dizem que é coisa do diabo, é macumba e tal, mas eu sei que não é e sei que não mudo minha religião por nada.E vc.O que acha do espiritismo?????

2006-07-27 03:59:04 · 22 respostas · perguntado por J.E. 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

22 respostas

O que é o Espiritismo?

O espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.

O que revela

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.


Qual a sua abrangência

Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.


Pontos fundamentais

Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.

Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.

Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.

Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.

A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.


Prática Espírita

Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".
A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcoólicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indulgência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.

Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

"Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei”.

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".

"Fora da caridade não há salvação".

O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

2006-07-27 05:31:34 · answer #1 · answered by Anonymous · 8 3

DEUS PROIBE NA BÍBLIA DE CONVERSAR COM MORTOS, NÃO QUE ISSO SEJA POSSÍVEL MAS, NA REALIDADE SÃO DEMÓNIOS DISFARÇADOS DE PESSOAS MORTAS,

QUEM DIZ SER ESPIRITA ACREDITA NA BÍBLIA INCONDICIONALMENTE? ENTÃO POR QUECONTINUA COM ESSA PRÁTICA QUE FOI PROIBIDA PELA PRÓPRIA BÍBLIA???

2006-07-27 08:08:49 · answer #2 · answered by Andrey S 1 · 3 0

Primeiro quero exaltar sua humildade de suportar uma crítica violenta e ainda insistir procurando se achar.

O que penso sobre sua indagação é o seguinte:

Você está sendo criticado...porém as pessoas não fundamentam, o que dizem para você... talvez não tenha tempo...querem enfiar a bíblia pela guela adentro...

Tentarei te explicar:

A BIBLIA DIZ QUE O DIABO VEIO PARA:

1 - MATAR, ROUBAR e DESTRUIR

2 - QUE ELE É O PAI DA MENTIRA (QUE ELE ADORA O ANONIMATO, POIS DIZENDO QUE ELE NÃO EXISTE ELE TEM CAMPO ABERTA PARA CONTINUAR DESTRUINDO AS PESSOAS);

A BIBLIA DIZ SOBRE OS MORTOS O SEGUINTE:

1 - AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORRER UMA SÓ VEZ, VINDO DEPOIS DISTO O JUÍZO

2 - O REI SAUL CONSULTOU UMA NECROMANTE PARA TENTAR FALAR COM SAMUEL QUE JÁ HAVIA FALECIDO...

3 - SAUL JÁ ESTAVA REPROVADO DIANTE DE DEUS...

4 - DEUS ORDENOU CLARAMENTE EM SEUS MANDAMENTOS NÃO CONSULTAR OS MORTOS

5 - CONSULTAR OS MORTOS É PRATICA ESPÍRITA...

6 - CONCLUI-SE QUE QUEM APARECE NÃO É A PESSOA, É NA VERDADE O DIABO DISFARÇADO NO TIMBRE DA VOZ DA PESSOA.

DAÍ A CONCLUSÃO O ESPÍRITISMO É COISA DO DIABO... PORQUE ELE É O PAI DA MENTIRA.

ESCLAREÇO QUE NÃO ESTOU JULGANDO A RELIGIAO ESPÍRITA, ESTOU TENTANDO DEMONSTRAR O QUE SE HOUVE SOBRE ELA, CONFORME OS CONHECIMENTOS QUE TENHO SOBRE O ASSUNTO.

PARA MELHORES ESCLARECIMENTOS SOBRE TODAS AS RELIGIÕES CONSULTE O SITE:

WWW.CACP.ORG.BR

2006-07-27 05:05:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 1

Se espiristismo é coisa do diabo eu não sei.
Mas se for, acabei de descobrir que existe diabo bonzinho e diabo malvado.
Todo espírita que eu conheço é decente como pessoa e isso para mim, é o suficiente...

2006-07-27 04:10:41 · answer #4 · answered by JotaErre 4 · 3 1

O diabo disse a Eva " Certamente não morreras"
O espiritismo diz que a alma é imortal...
Parece que os espíritas acreditaram no que o diabo disse.

2006-07-27 11:19:37 · answer #5 · answered by zero 2 · 2 2

Não sou espirita, mas uma coisa posso dizer sobre os espiritas, todos que eu conheço são pessoas "encontradas", consigo mesmo, são pessoas que transmitem uma paz que eu não vejo em outros de outras religioes. Aqui, muito se fala da passagem biblica onde diz que ao homem só é permitido morrer uma unica vez, vamos as interpretações (afinal, tudo muda de acordo a interpretação) o homem é materia não é verdade? Ou o homem é alma? Sendo materia, mesmo que reencarnado (como acredita o espiritismo) não terá ele morrido uma unica vez? Por acaso cita a biblia que ao homem não é permitido a reencarnação?

2006-07-27 05:03:23 · answer #6 · answered by Ncunha 3 · 2 2

eu não sou espirita,mas acho q cada um tem q respeitar a religião do outro.eu realmente não frequento apenas uma religião, pois em todas as igrejas o DEUS é o mesmo. abraços

2006-07-27 04:20:42 · answer #7 · answered by lipe712 2 · 1 1

Se o diabo existisse, ele teria um comportamento assim:
Ele se disfarçaria de bom moço, e apontaria como diabo a primeira pessoa que passasse na rua que tivesse algo de diferente, que chamasse a atenção.
Então ele ficaria repetindo que aquela pessoa é o diabo, para desviar a atenção do fato de que na verdade, o diabo é ele.

Isso se o diabo existisse, mas como não existe então o que existe é um monte de gente que imita ele...

Daí você tira a conclusão que você quiser.

2006-07-27 04:07:51 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Todas as religiões não tem fundamentos para criticarem as demais, concorrentes.
Dizem que é das religiões que provém os preconceitos mitos e lendas.
Se é para falar em diabo, é ele a principal vedete na busca pelo dízimo

2006-07-27 04:07:25 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Tudo bem. Olha, eu não sou a favor das religiões. Porque? Ora, ninguém aceita discutir! Depois de descobrir que na bíblia não fala nada de santo, vai tentar convencer um católico? Aceitar a verdade tem um preço que os padres, pastores não querem pagar.
Eu assisti uns programas como luis gaspareto, o assombraçoes no discovery e ja tive colegas espiritas. O que posso dizer? Algumas pessoas já foram ameaçadas quase a beira da loucura por seres invisíveis, embora alguns já tenham até visto e não gostaram nada. Acho que mexer com esse tipo de coisa não é legal. Mas tb falam de espiritos de luz. Embora tenha até espirita que não acredita neles.
Tem gente que fica possuído, recebe noticias do futuro, é ameaçado para não deixar o espiritismo, etc.
Eu não gosto disso, pois na bílbia, deus não age assim e pior, fala que devemos ficar longe de adivinhaçoes e nunca buscar falar com espiritos.
Tem gente que vê santos luminosos na religião catolica. Detalhe Fatima revelou a uma das crianças que ela teria uma morte precoce (estranho), e uma outra santa recebeu dez visita de "jesus" que dizia que quem tivesse uma FOTO do seu sagrado coração seria salvo. Esse "jesus" simplesmente pegou os proprios ensinamentos e os jogou fora!! Não acredito que existam santos e acho que as religiões estão sendo enganadas para permanecer na mentira e as pessoas não serem salvas.
O messias diz claramente que quem o segue cura em seu nome, fala linguas,etc. Ele plantou a mensagem mais linda do mundo, e devemos procurar essa mensagem, não ocultimos que não levam a nada.

2006-07-27 04:04:01 · answer #10 · answered by La Gioco 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers