De acordo com uma das teorias, o sistema de "alerta" normal do organismo - o conjunto de mecanismos físicos e mentais que permite que uma pessoa reaja a uma ameaça - tende a ser desencadeado desnecessariamente na crise de pânico, sem haver perigo iminente. Algumas pessoas são mais suscetíveis ao problema do que outras. Constatou-se que o T.P. ocorre com maior frequência em algumas famílias, e isto pode significar que há uma participação importante de um fator hereditário (genético) na determinação de quem desenvolverá o transtorno. Entretanto, muitas pessoas que desenvolvem este transtorno não tem nenhum antecedente familiar.
O cérebro produz substâncias chamadas neurotransmissores que são responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurônios (células do sistema nervoso). Estas comunicações formam mensagens que irão determinar a execução de todas as atividades físicas e mentais de nosso organismo (ex: andar, pensar, memorizar, etc). Um desequilíbrio na produção destes neurotransmissores pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos. Isto é exatamente o que ocorre em uma crise de pânico: existe uma informação incorreta alertando e preparando o organismo para uma ameaça ou perigo que na realidade não existe. É como se tivéssemos um despertador que passa a tocar o alarme em horas totalmente inapropriadas. No caso do Transtorno do Pânico os neurotransmissores que encontram-se em desequilíbrio são: a serotonina e a noradrenalina.
2006-07-27 03:26:31
·
answer #1
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋
Eu tive a síndrome do pânico, o motivo pode ser insegurança, estresse, problemas químicos (falta de serotonina no organismo), hipertireodismo(que não foi o meu caso), fui a uma psiquiatra e fiz um tratamento com remédio para estimular a serotonina, e exercício físico.
2006-08-02 22:03:10
·
answer #2
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
A síndrome do pânico, chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero. A pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento, sente falta de ar e tem .
Quem padece de síndrome do pânico sofre durante as crises e ainda mais nos intervalos entre uma e outra, pois não faz a menor idéia de quando elas ocorrerão novamente, se dali a cinco minutos, cinco dias ou cinco meses. Isso traz tamanha insegurança que a qualidade de vida da pessoa fica seriamente comprometida.
Normalmente uma associação de tratamento psicoterápico e medicamentoso traz excelentes resultados.
2006-07-27 21:26:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
algo que lhe afetou no passado que te marcou profundamente, mas tem cura com remedios e tratamentos com psicologo
2006-07-27 20:48:17
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
2006-07-27 10:28:02
·
answer #5
·
answered by Victor Hugo 2
·
0⤊
0⤋