Vc está com esse problema
Nomes alternativos:
nódulo no reto, nódulo retal
Definição:
Veias dilatadas na parte inferior do reto ou ânus.
Causas, incidência e fatores de risco:
A hemorróida é provocada pelo aumento de pressão nas veias do ânus. A causa mais comum é o esforço durante a evacuação. A constipação, ficar sentado por longos períodos e infecção anal são fatores contribuintes. A hemorróida interna ocorre próxima ao início do canal anal e a hemorróida externa ocorre na abertura anal. A hemorróida, algumas vezes, também se projeta para fora do ânus. É muito comum, especialmente durante a gestação e após o parto. A incidência é de 2 em cada 1.000 pessoas.
Sintomas:
sangramento retal
sangramento retal após a evacuação
sangue nas fezes
dor durante a evacuação
prurido anal
Sinais e exames:
O exame retal pode ser suficiente para diagnosticar a hemorróida.
exame de fezes positivo ao guáiaco mostra a presença de sangue
Os exames que revelam a hemorróida incluem:
sigmoidoscopia
anuscopia
proctoscopia
Tratamento:
Os casos brandos são controlados pela ingestão de líquido, dieta rica em fibra e ida freqüente ao banheiro. Cremes corticosteróides (veja corticosteróides tópicos) ajudam a reduzir a dor e o inchaço. Os tratamentos por meio de procedimentos consistem em ligação com faixas de borracha, criocirurgia ou hemorroidectomia.
Expectativas (prognóstico):
A maioria dos tratamentos são eficazes, mas podem ocorrer recorrências se não forem tomadas medidas para adotar uma dieta rica em fibras e ingestão adequada de líquidos.
Complicações:
Pode ocorrer anemia por deficiência de ferro, devido à perda de sangue.
Solicitação de assistência médica:
Marque uma consulta com seu médico se os sintomas da hemorróida não melhorarem com os cuidados em casa.
Prevenção:
Evite os fatores contribuintes e tenha uma dieta rica em fibras. Isso pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de hemorróidas.
2006-07-26 17:40:03
·
answer #1
·
answered by Fernandinha 3
·
3⤊
0⤋
HEMORRÓIDA
(Texto um pouco longo mas bastante elucidativo)
A doença hemorroidária é uma das queixas mais comuns da nossa civilização ocidental. Acredita-se que perto de 50% dos indivíduos acima de 50 anos já experimentaram algum tipo de queixa relacionada com a doença hemorroidária. O problema pode ocorrer em qualquer idade e afetar ambos os sexos.
O que são Hemorróidas?
Hemorróidas são dilatações de vasos sangüíneos que se situam na porção mais inferior do reto e no canal anal, chamadas de veias hemorroidárias. Dependendo de sua localização, elas pode causar vários sintomas com intensidade variável. Existem dois tipos de hemorróidas; internas (loca- lizadas "dentro do canal anal" ) e externas ( "em volta do ânus"). As internas ainda se classificam em graus; de acordo com a sua característica em "sair através do ânus"(prolapso) ou não e dificuldade em retorna-la ao seu local de origem(redução). Assim sendo podem ser classificadas em 1º (sem prolapso), 2º (redução espontânea), 3º (redução manual) e 4º (sem redução). Os sintomas irão depender da sua localização.
Quais os sintomas das hemorróidas?
Os sintomas das hemorróidas irão depender de sua localização. Se forem externas ocasionarão sintomas como dor, ardor, prurido(coceira) e "caroços" no ânus. As internas causam sintomas de sangramento e prolapso às evacuações e dificilmente doem.
Quais são as causas das hemorróidas?
As causas da doença hemorroidária são várias. Fatores alimentares, hereditários, higiênicos, gravidez e relacionado ao hábito intestinal do indivíduo, principalmente desvios para o lado da constipação intestinal (dificuldade para defecar com fezes ressecadas).
Todas as Hemorróidas necessitam de cirurgia?
Não. Apenas as hemorróidas em graus avançados e com sintomas intensos e freqüentes necessitarão de cirurgia. Se tratadas logo no início dos sintomas, a maioria não necessitará de cirurgia. Nestes casos tratamentos ambulatoriais como esclerose, ligadura elástica ou infravermelho ou a simples regularização
do hábito intestinal e a higienização adequada da região anal após a evacuação (lavar com água, sabão neutro e secar) evitando-se o uso do "papel higiênico", poderão ser suficientes para controlar a doença. A cirurgia, em geral, só será necessária para 10 à 20% dos casos.
Todo sangramento pelo ânus é devido à hemorróidas?
Não. Praticamente todas as doenças do reto e ânus podem sangrar em algum momento. Fissuras anais, fístulas, pólipos retais, inflamação no intestino, e principalmente, o câncer do reto, sangram da mesma maneira que as hemorróidas, e o diagnóstico diferencial, só poderá ser feito após um exame proctológico completo.
As Hemorróidas podem se transformar em câncer?
Não. Mas os sintomas das hemorróidas, principalmente a presença de sangramento, podem ser muito parecidos aos apresentados por pacientes com câncer do ânus ou do reto.
Como é a cirurgia para hemorróidas?
A cirurgia para hemorróidas, como já dito anteriormente, só está reservada para os casos mais avançados e consiste na retirada dos vasos hemorroidários doentes. Geralmente e na grande maioria das vezes não é necessário anestesia geral e com internação hospitalar não superior à 24 horas. A dor pós-operatória é bem controlada com analgésicos potentes. O repouso nos primeiros dias é importante e a alimentação normal é iniciada cerca de 6 horas após a cirurgia. O tempo de cicatrização e de volta às atividades usuais é obtido após 2 à 3 semanas de pós-operatório.
As hemorróidas podem voltar após uma cirurgia?
O retorno de sintomas devidos à hemorróidas após a sua remoção não é comum. Algumas vezes o doente apresenta outras doenças ano-retais com sintomas semelhantes à hemorróidas e acredita que sua doença retornou. Nestes casos, só um especialista poderá esclarecer ao doente, após um exame apropriado.
Como saber se tenho hemorróidas?
Se você apresentar quaisquer destes ou outros sintomas já mencionados, o único modo de saber com certeza será consultando um especialista e fazendo um exame proctológico completo. Jamais procure opiniões de pessoas não habilitadas como vizinhos ou parentes. A demora em procurar um médico poderá retardar o seu tratamento ou mesmo o diagnóstico de uma outra doença mais grave.
Quem é o proctologista (Colo-proctologista)?
É um cirurgião que se especializou no diagnóstico e tratamento das doenças do cólon, reto e ânus.
Um abraço.
2006-07-26 17:46:30
·
answer #2
·
answered by Cesinha ♂ 7
·
1⤊
0⤋