A Bíblia eh imutável, mas a interpretação dela depende do leitor q mtas vezes não a conhece bem ou em alguns casos fazem a interpretação segundo seus interesses. Um cristão verdadeiro deve levar a sério a Palavra de Deus e praticá-la. Isso qr dizer uma vida q agrade a Deus, mesmo vivendo no séc. XXI como homem pós-moderno, sem entretanto comprometer a sua integridade, moralidade e santidade.
2006-07-26 16:29:18
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha só..realmente a Bíblia não mudou e nem vai mudar! Mas os tempos mudam. E esse negócio q vc está falando de doutrina e regras, isso é errado! Primeiro q não se tem regras. Deus não nos deu regras, se não fosse assim, Ele não teria nos dado o livre arbítrio! Ele nos deu mandamentos e ensinamentos através de Jesus. E outra, esse negócio de doutrina, acredito q vc a conheça como aquele lance de não usar brinco, não pintar as unhas, não passar batom e etc; mas a doutrina é algo espiritual e não algo externo e estético. Isso de não usar isso, não usar akilo, isso são usos e costumes! É claro q a pessoa através do discernimento q é dado através do Espírito Santo, deve ter bom senso. Muitas igrejas mudaram, mas foi pq deixaram o homem em 1º plano e não Deus, deixou as coisas mundanas entrarem dentro das igrejas deturpando as coisas santas!
nayaracatgirl@hotmail.com
2006-07-27 00:17:41
·
answer #2
·
answered by Nayara Cristina 3
·
0⤊
0⤋
A Bíblia não mudou e nem vai mudar porque foi inspirada por Deus e Deus é imutável. Ele continua o mesmo, pena que muita gente diz conhecê-lo e praticar fé, boas ações, etc... mas deixam muito a desejar...as vezes não conseguimos mudar nem nossos hábitos.
A igreja sim mudou...as pessoas mudam,os costumes a cultura.
Algumas religiões até tem a sua própria Bíblia e seus conceitos de verdade. Pena que com tanta religião as pessoas estão mudando para pior... só se fala em violência,guerra, roubos, fraudes...enfim parece que muitos precisam mais do que uma religião ou fé,caráter, precisa nascer de novo... pra tentar ser um humano melhor.
2006-07-27 00:03:39
·
answer #3
·
answered by sunshine 6
·
0⤊
0⤋
A bíblia é como aquela bolsa na barriga do Doraemon, vc pode tirar dela o que quiser de acordo com sua conveniência - por meio de figurações é possível inclusive achar um trecho que profetize que o Corinthians não vai cair pra segunda divisão
http://en.wikipedia.org/wiki/Doraemon
2006-07-26 23:45:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem, a Igreja é um "entidade" cujo indeliazador é Perfeito sob a administração de homens imperfeitos.
Mas isso não é exclusivo do cristianismo. Em todos os partidos, seitas, religiões, etc, acontece o mesmo.
É da natureza do homem complicar as coisas simples.
Quanto à questão da Bíblia não ter mudado, isso é relativo... há muitas traduções bíblicas hoje que está a léguas do original.
Hoje se faz uma Bíblia segundo a "necessidade" ou "interesse" duma minoria.
2006-07-26 23:35:49
·
answer #5
·
answered by MarleyMaia 2
·
0⤊
0⤋
Para que a igreja não perdesse o seu poder.
Grande maioria das pessoas não compreendem o verdadeiro, único e imutável conhecimento passado pela bíblia, ela se utiliza de muitas metáforas de difícil compreensão, e essas metáforas muitas vezes são levadas ao pé da letra.
Só porque se diz que igreja é de Deus as pessoas que estão nela e tem seu controle são boas e são dotadas do divino conhecimento. Não necessariamente.
Na verdade você deveria se questionar sobre outras coisas a respeito de fé e religião para reformular a sua pergunta.
Espero que tenha ajudado.
2006-07-26 23:34:20
·
answer #6
·
answered by Gustavo S 4
·
0⤊
0⤋
A bíblia mudou sim. E muito. Na alta Idade Média, só em latim. As línguas vulgares (como a nossa) não eram dignas do texto e, conseqüentemente, as pessoas não podiam compreendê-la, a menos que a pessoa soubesse latim, o que era coisa da elite e/ou clero.
A bíblia mudou quando foi traduzida ao latim. A bíblia mudou quando algum conselho católico decidiu que livros entrariam, que livros ficariam fora. Já que nos primeiros séculos depois de Cristo a bíblia ainda não estava formada como hoje e havia vários livros circulando. A Igreja decidiu os livros que entrariam e os que ficariam de fora. A bíblia protestante não inclui os livros apócrifos, a dos católicos sim. A bíblia das testemunhas de Jeová possui inserções "para compreensão". Mudou.
Mudanças na bíblia foram tema de debate até durante a Reforma e o próprio Lutero chegou a sugerir, por exemplo, que o livro Apocalipse fosse retirados do cânon.
A bíblia mudou sim, gente. As religiões também mudaram. A humanidade mudou: hoje evitamos dizer o homem. Nós mudamos. O mundo mudou.
Abraço a todos!
2006-07-26 23:33:10
·
answer #7
·
answered by Dave 3
·
0⤊
0⤋
A biblia é um conjunto de livros, históricos e doutrinários que atravéz de linguagem muitas vezes figurada tenta passar um caminho civilizado (nem sempre) para a umanidade.
Se diz na biblia que sexo é pecado, era a forma que encontraram na epoca para fazer com que o povo menos instruido não saisse noite-a-fora fazendo orgias e assim contaminando meio mundo com DSTs (tome isso como um exemplo)
Varios livros tambêm mostram uma sociedade em desenvolvimento, isso não significa que deveremos sempre ser daquele modo...
a resposta do Gustavo tbm é real (diria que ele descobriu o mistério da fé) kkkkkk
se a igreja percebe que os fiéis estão em desacordo com suas normas e se com isso ela perde de ganhar grana ela se modifica para atender as exigencias dos "fieis... pagadores"
2006-07-26 23:28:46
·
answer #8
·
answered by Raphael (-,-)zZ 2
·
0⤊
0⤋
Realmente o teor da Bíblia não mudou, o que muda é a interpretação de cada religião. Sobre ser cada vez mais liberal, vou dizer algo que um "padre" falou: "Se formos enérgicos os fiéis deixam de vir a Igreja". Bom, no meu conceito, os cristão deveriam ir a uma Igreja por sentir que necessitam disso, e não porque "aqui deixa" ou "ali não deixa". Afinal, vamos a Igreja louvar a Deus ou vamos a Igreja mostrar a minha "super hiper mini saia" ou o "decote do meu vestido"?
2006-07-26 23:28:07
·
answer #9
·
answered by Karen 3
·
0⤊
0⤋
A Igreja, olhemos com olhos criticos, é uma instituiçao em busca de furtuna e poder. (ou nao?!!). E como uma instituicao, ela vai mudar suas "interpretaçoes"dos codigos "ditados pelo senhor", para melhor adequar-se ao mundo atual e melhor atingir seus objetivos (de novo, furtuna e poder).
A crença na religiao é uma coisa. Crer na igreja como representantes infaliveis de um deus de forma humana na terra, é falta de bom senso.
AHH! Lembre que a igreja catolica, nossa querida, apoiou o nazismo.. Há uma interpretacao possivel da biblia para qq coisa q vc queira fazer, até exterminar judeus (nao seriam todos "irmaos"?!)
2006-07-26 23:27:53
·
answer #10
·
answered by Gustavo Z 1
·
0⤊
0⤋