English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-26 11:31:57 · 10 respostas · perguntado por Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.

Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.

O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. (Cap. XVII, no 9.)

Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no ca-minho se acha que a todas as demais conduz.

2006-07-26 12:30:41 · answer #1 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 1 2

Na minha maneira de ver, é uma evolução do nosso grau de consciência e ocorre pela limpeza dos nossos sentimentos e pensamentos, o que faz com que possamos, gradativamente, irmos nos libertando de nós mesmos e dirigindo nossa atenção para os outros, para todos, ou seja, sairmos do nosso egocentrismo. Se convirmos que um dos aspectos que nos diferencia dos Espíritos superiores é o fato de nós ainda necessitarmos de passagens por esse plano terreno, e eles não, devemos então entender por que é assim. Se ainda estamos passando por vivências nesse plano fabric como encarnados e eles não, isso se deve ao fato de ainda não termos aprendido as lições pertinentes a este plano, o que implica na necessidade de mais "limpeza" dos nossos corpos emocional e psychological referida acima. Então, se reencarnamos, por exemplo, para "limparmos" nossos corpos sutis de raiva, de ódio e de agressividade, certamente iremos passar por situações e experiências que todos passam, mas às quais reagiremos com raiva, com ódio e com agressividade, pois é disso que viemos contaminados". E é o que teremos que trabalhar em nós, e se o conseguirmos, isso propiciará nossa vehicle-evolução. Outra pessoa reagirá com tristeza e com mágoa, pois é o que traz consigo, e é o que deverá trabalhar em si, para a sua vehicle-evolução. Uma outra pessoa reagirá com submissão e dependência e é o que deverá trabalhar em si, e assim por diante. Todos nós passamos por situações conflitantes, negativas, mas reagimos à nossa maneira, que é congênita, característica de cada um, que trouxemos ao reencarnar.

2016-12-14 14:31:23 · answer #2 · answered by danzey 4 · 0 0

Acontecimentos futeis - NÃO O DEIXAM MAIS NERVOSO.
Problemas - VC RESOLVE COM CALMA
Discursões - SABE DIALOGAR (DISCERNIMENTO)
Fofocas - NÃO SE ENVOLVE
Amigos e Proximos - TEM PACIÊNCIA
Pedido de Ajuda - ESTÁ SEMPRE DISPOSTO
Para mim essas são algumas opções de evolução espiritual, mas sempre há o que aprender.

2006-07-27 06:58:43 · answer #3 · answered by Marcinha 1 · 0 0

É possível identificar vários sintomas da evolução espiritual, alguns deles seriam:

Evolução de um espírito elevado:
- A serenidade,
- A voz mansa.
- A tranqüilidade e a paz de espírito,
- O desapego ao materialismo.
Um bom exemplo seria o de Xico Xavier.

Espírito de baixo astral:
- mau humor
- inveja
- apego demasiado ao materialismo, ganância

2006-07-26 16:38:12 · answer #4 · answered by Mr Tlaloc 2 · 0 0

Faço minhas as palavras do Jorge.

2006-07-26 12:58:23 · answer #5 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

O sintoma-causa da evolução espiritual é a busca do:

1) AUTO-CONHECIMENTO: que é o conhecimento de si mesmo. Para saber como é que eu sou? Como é que eu sinto as coisas? Como eu reajo às adversidades? O resultado deste esforço nos apontará os nossos desvios;
2) MEDITAÇÃO: que aliada à oração nos trará idéias inspiradoras e nos dirão o que fazer;
3) O EXERCÍCIO DO RACIOCÍNIO:que nos apontará os rumos a seguir para realizarmos a nossa Reforma Íntima - como fazer.

que levarão ao sintoma-efeito da evolução espiritual que é:

4) REFORMA INTIMA: que é nossa transformação moral; é o
reconhecimento de nossos erros presentes e passados e a predisposição em não mais errar e em corrigir os erros já cometidos e fazer todo bem possível.


Resumindo, o sintoma da evolução espiritual é a prática do:

A uto-Conhecimento
M editação
O Exercício do Raciocínio
R eforma Íntima


Muita Paz

2006-07-26 12:50:22 · answer #6 · answered by Jorge Murta 6 · 0 0

Veja bem, você fala sintoma como se a evolução espiritual fosse uma doença. Pode ser que efeito seja uma palavra mais adequada. Os efeitos mais importantes podem ser: desapego das coisas materiais, amor incondicional ao próximo e uma paz interior que não acaba nunca.

2006-07-26 12:28:24 · answer #7 · answered by Mauricio 4 · 0 0

O principal sintoma é: O maior compreendimento da existência humana individualizadamente.

2006-07-26 11:39:35 · answer #8 · answered by Farmacêutico 2 · 0 0

Se entendi bem sua pergunta, nossa evolução espiritual começa com a reforma íntima.

2006-07-26 11:39:21 · answer #9 · answered by Ivana 5 · 0 0

depressão
angustia ]
indignação

2006-07-26 11:34:23 · answer #10 · answered by SIDARTA 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers