A lei no sentido literal são ó conjunto de regras a ser obedecido, na bíblia, muitas vezes se refere ao Pentateuco (Toráh) A Lei de Moisés; Lei e os Profetas (Todo o antigo testamento).
Jesus cumpriu toda a Ler (Não todas as leis) Jesus é o cumprimento da Lei, A finalidade da Lei (Leia o Livros de Gálatas e Romanos); "Porque o Fim da Lei é Cristo para a Justiça de Todo aquele que crê... quem fizer estas coisas viverá por elas" (Romanos 10), significa que a lei levaria o homem a reconhecer sua incapacidade de ser justificado por si mesmo (Romanos 6-7) A Lei condenava o homem à morte, por causa da transgressão; Jesus Pagou o preço Exigido pela Lei (Romanos 7:12 e 13) Cumprindo assim a Lei que dizia "O homem pecou, o Homem deve morrer" "Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23)
A Lei foi dada até que viesse Jesus (Gálatas 3:19-21)
Não estamos mais debaixo da Lei (Mesmo texto)
Enfim um estudo dos livros de Gálatas, romanos e Hebreus podem esclarecer a finalidade da Lei e o seu cumprimento por Cristo.
2006-07-26 05:35:23
·
answer #1
·
answered by rohi 7
·
1⤊
0⤋
A bíblia apresenta diversos tipos de leis.
O tipo a que cada texto se refere vai depender do contexto.
Por exemplo: Romanos7:21 e 22 "pois segundo o homem interior tenho prazer na lei de Deus" (neste caso os dez mandamentos ou Lei Moral), "mas vejo nos meus membros outra lei" (desejos carnais) "que batalha contra a lei do meu entendimento"(dez mandamentos).
Outro exemplo:"porque a lei do espirito de vida, em Cristo Jesus(poder de Deus para a obediência, concedido em virtude do sacrifício de Cristo na Cruz), me livrou da lei do pecado e da morte(me tornou obediente à vontade de Deus e me permitiu a vida eterna).
Alem destas, encontramos lei cerimonial(ordenanças de ritos que representavam o sacrifício de Cristo até que ele viesse de fato e cumprisse em pessoa o que aqueles rituais representavam, tornado-os assim desnecessários).
Lei civil(constituição da nação israelita), lei de saúde, etc. etc.
É bom conhecer bem isto para não confundir-se com as leis e acabar chegando a conclusões equivocadas.
Jesus cumpriu todos os detalhes da lei cerimonial que indicava como Deus salvaria o homem.
Jesus também cumpriu(no sentido de obedecer)toda a vontade de Deus expressa pela Lei Moral(ou seja nâo pecou).
Ao morrer sem pecado, Jesus nos garantiu a "lei do espirito e da vida" que nos livrou da' lei do pecado e da morte".
O fato de Jesus ter cumprido a lei cerimonial, não nos isenta de crermos nEle hoje para salvação; assim como o fato de Jesus ter cumprido a Lei moral não nos isenta de vivermos uma vida em obediência a vontade de Deus expressa pelos Dez mandamentos ou lei moral.
Afinal é para isto que ele nos concede o poder do seu Espírito.
Espero ter ajudado.
Fiquem com Deus.
2006-07-26 05:50:37
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Lei Mosaica, foi determinada por Deus, para estabelecer limites ao povo de Israel saiu do Egito, ficou um povo à deriva em sua travessia pelo deserto, então Deus criou a Lei, para dterminar normas de procedimento ao povo em referência.
A Lei Mosaica foi também a sombra de um futuro que havia de se manifestar no surgimento de Cristo.
2006-07-26 05:26:23
·
answer #3
·
answered by nivated 1
·
0⤊
0⤋
Creio que ele cumpriu as leis de Deus, que no caso eram os 10 mandamentos.
2006-07-26 05:21:42
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Aquela civilização, era uma civilização Teocrática (Teo= Deus)a constituição deles era o Chamado Torá que são os cinco primeiros livros da Bíblia. As punições impostas estão todas escritas nesses cinco livros olho por olho dente por dente e assim por diante.
Jesus não era contra a lei só que o povo a estava interpretando por interesse próprio. Ele deu novas interpretações para a Lei
Exemplo: Na lei diz: Se alguém matou deve morrer. Jesus diz se alguém matou perdoa-lhe. A Lei diz Se sua mulher o traiu você pode abadoná-la. Jesus diz que você deve perdoa-la.
Só que para você entender tudo somente você lendo esses cinco livros e pelo menos um dos Evangélios. Um abraço! e fique com Deus!
Se não estiver disposto ler os cinco leia pelo menos o levítico.
2006-07-26 05:10:06
·
answer #5
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Não, não é o Código civil, até porque este código nem existia naquela época. Na verdae, nem o Brasil existia ainda...
Trata-se da Lei de Moisés, que está no Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Esta Lei foi dada pode Deus para o povo de Israel, atravez do profeta Moisés, conta com uma infinidade de preceitos, tão rígidos que ninguém jamais conseguiu cumpri-los todos.
Mas Jesus os cumpriu.
2006-07-26 05:07:58
·
answer #6
·
answered by Naturista 7
·
0⤊
0⤋
Ao meu ver, a Lei à qual Jesus se refere em suas pregações é a mesma Lei da qual o filósofo alemão Imanuel Kant fala. Uma Lei Universal, ou seja, uma máxima (uma ação traduzida em know-how) que pode ser universalizada (que todos podem praticá-la e ela ainda continuar valendo)...
Creio que seja mais ou menos isso... E acrescentando Jesus não cumpriu todas as Leis seculares pois estas em muitas das vezes contradiz com as Leis Universais. Se as tivesse seguido não teria sido crucificado ao lado de dois criminosos....
2006-07-26 04:59:40
·
answer #7
·
answered by Pedro P. Madeira 4
·
0⤊
0⤋
Tolinho... a lei de que a bíblia fala são os 10 mandamentos.
2006-07-26 04:54:22
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Lei na Bíblia tem dois significados. A lei normal que você está falando (civil e código constitucional) que Jesus tambem cumpriu literalmente. podemos ver isso quando Ele foi interrogado quanto a pagar imposto e que Cristo disse: "dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus".
A outra Lei refere-se a todos os mandamentos de Deus para a humanidade que Jesus tambem as cumpriu (os dez mandamentos e todos os outros).
2006-07-26 04:52:55
·
answer #9
·
answered by Nilton 3
·
0⤊
0⤋
amigão a lei ao qual se refere a bíblia é os dez mandamentos,
que estão escritos no livro de êxodo 20:4 à 17.
2006-07-26 04:51:10
·
answer #10
·
answered by Reginaldo M 3
·
0⤊
0⤋