A gastroparesia, também denominada esvaziamento gástrico retardado, é uma desordem no qual o estômago leva muito tempo para esvaziar o seu conteúdo. Ela ocorre freqüentemente em pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2.
A gastroparesia ocorre quando os nervos do estômago estão lesados ou param de funcionar. O nervo vago controla o movimento dos alimentos através do trato digestivo. Se o nervo vago é danificado, os músculos do estômago e dos intestinos não trabalham normalmente e o movimentos dos alimentos fica mais lento ou parado.
O diabetes pode lesar o nervo vago se os níveis sangüíneos de glicose permanecerem altos por muito tempo. Os níveis altos de glicose no sangue causam alterações químicas nos nervos e danifica os vasos sanguíneos que levam o oxigênio e nutrientes para os nervos.
A gastroparesia ocorre quando, normalmente, as células ganglionares intestinais crescem junto com o desenvolvimento do feto no útero. Estas células nervosas crescem e migram da parte inicial do cólon em direção ao ânus. Com a doença, as células param de se desenvolver antes de atingir a parte final do cólon.
Ainda não se descobriu a causa dessa parada de crescimento, mas sabe-se que não há relação com o organismo materno, bem como com acontecimentos ocorridos durante a gestação.
Algumas crianças com a doença apresentam outros problemas como a síndrome de Down e outras raras desordens. Diabetes, síndromes pós-virais, anorexia nervosa, cirurgia do estômago ou nervo vago, medicamentos (particularmente anticolinérgicos e narcóticos), refluxo gastroesofágico (raramente), desordens da musculatura lisa como a amiloidose e a esclerodermia, doenças do sistema nervoso, incluindo enxaqueca e doença de Parkinson, esordens metabólicas (incluindo hipotireoidismo) e etc.
Algumas das complicações da gastroparesia são, se os alimentos permanecem por muito tempo no estômago, ele pode causar problemas como o supercrescimento bacteriano pela fermentação do alimento. Também, a comida pode transformar-se em massas sólidas chamadas bezoars que podem causar náuseas, vômitos e obstrução do estômago. Os bezoars podem ser perigosos se bloquearem a passagem do alimento para o intestino delgado.
A gastroparesia pode tornar a diabetes pior adicionando dificuldade no controle da glicose do sangue. Quando o alimento retido no estômago finalmente entra no intestino e é absorvido, os níveis de glicose no sangue aumentam. Desde que a gastroparesia torna o esvaziamento do estômago imprevisível, os níveis de glicose no sangue de uma pessoa pode ser irregular e difícil de controlar.
O diagnóstico de gastroparesia é confirmado através de um ou mais dos exames de radiografia com contraste baritado, refeição sólida com bário, cintilografia do esvaziamento do estômago, manometria do estômago ou exames de sangue. Para afastar outras causas de gastroparesia diferentes do diabetes, o médico poderá fazer uma endoscopia digestiva alta ou um ultra-som.
O objetivo principal do tratamento para a gastroparesia relacionada ao diabetes é obter o controle dos níveis de glicose no sangue. O tratamento inclui insulina, medicamentos orais, alterações no que você come e, em casos acentuados, alimentação por sonda e intravenosa. Na maioria dos casos o tratamento não cura a gastroparesia, que é uma condição crônica. O tratamento somente o ajuda a manejar a condição de maneira que você possa permanecer tão confortável e saudável quanto possível. Várias drogas são utilizadas para tratar a gastroparesia, como Metoclopramida (Plasil), Eritromicina (Ilosone), Domperidona (Motilium) e outros medicamentos.
2006-07-25 15:04:36
·
answer #1
·
answered by ka.waii ♥ 3
·
0⤊
0⤋
O termo certo é gastroparesia (paresia significa paralisia incompleta). É uma deficiência na movimentação do estômago, causando dificuldade na digestão, distensão do órgão, dor, azia, vômitos, etc. Outros órgãos podem ser acometidos, como a bexiga. A causa desse transtorno é a alteração na função dos nervos periféricos, causado pelo diabetes. Outros nervos periféricos, como aqueles dos membros podem ser também acometidos. Disfunção erétil no diabético tem a mesma causa. Não me consta que esse tipo de paciente esteja mais sujeito a ter câncer.
2006-07-25 21:52:57
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋