English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber da existencia de possiveis tratamentos para o vitiligo. Existe hoje alguma possibilidade de cura. Existe alguma definicao da causa da doenca. Gostaria da resposta de um Dermatologista.

2006-07-25 12:27:48 · 6 respostas · perguntado por Milton Junior 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças de Pele

6 respostas

OI, NÃO SOU DERMATOLOGISTA MAS ACHEI 2 ARTIGOS PARA VC LER. ABRAÇOS

ARTIGO 2
Novo tratamento contra vitiligo

Técnica mais simples e barata devolve pigmentação da pele em cerca de três meses

Um novo método para tratar o vitiligo foi desenvolvido por um médico brasileiro. Carlos Machado Filho, dermatologista da Faculdade de Medicina do ABC (SP), elaborou uma técnica que permite a pigmentação da pele em cerca de três meses. Ela consiste na 'raspagem' de uma área de pele normal do corpo do próprio paciente e no seu enxerto na região afetada. O novo procedimento é mais rápido, mais simples e menos dispendioso que os tratamentos tradicionais.

O vitiligo é caracterizado pela perda da cor normal da pele devido ao mau funcionamento dos melanócitos -- células responsáveis pela produção de melanina (que pigmenta a pele). A disfunção pode ser causada por situações estressantes, falta de vitaminas e sais minerais. O corpo passa a perceber os melanócitos que nascem deficientes como um elemento estranho. Eles são 'atacados' e perdem a capacidade de produzir a melanina, causando então o vitiligo.

O novo tratamento consiste na retirada de pele de uma área saudável -- normalmente no fim da coluna -- e também de uma parte da área despigmentada (atacada pelo vitiligo). Em seguida, uma mistura da pele doadora e de soro fisiológico é feita para ser aplicada na região a ser tratada. Faz-se um curativo com essa mistura e a pele é envolvida em uma membrana plástica especial que possibilita a regeneração do tecido. "Após sete dias a região estará cicatrizada e com aspecto rosado", diz o dermatologista. O procedimento não é doloroso, pois é feito com anestesia local.

Segundo Carlos Machado Filho, não há risco de rejeição, mas para que a realização da raspagem seja possível, é preciso que a doença esteja estabilizada. "É fundamental que o vitiligo esteja inativo, pois caso contrário o tratamento poderá ser ineficaz." A técnica é aplicada apenas em áreas de até 30 centímetros quadrados, embora a área doadora possa ter metade da extensão da pele a ser tratada. É necessário ainda estimular a reprodução das células enxertadas na região por meio de medicação específica, que podem ser por via oral ou local. A pigmentação se desenvolve cerca de três meses após esse estímulo.

Outra aliada na pigmentação da pele é a luz ultravioleta. Segundo o médico, essa luz desencadeia uma reação dentro dos melanócitos e estimula a produção de melanina. Em doses homeopáticas, a exposição aos raios ultravioleta pode auxiliar no tratamento.

A nova técnica representa mais uma alternativa de cura para pacientes com vitiligo. Até o momento, os tratamentos tradicionais para o vitiligo eram o enxerto e a cultura de pele. No primeiro caso, a cada dois centímetros, fragmentos de pele de três milímetros de largura são colocados sobre as manchas. Já o segundo método consiste no cultivo em laboratório da pele do paciente; seu custo pode chegar a 5 mil reais. O custo do novo tratamento é de R$350 à R$ 500 por sessão.

ARTIGO 2
São inúmeros os tratamentos, porque não existe o tratamento ideal. Depende de cada caso. Lesões pequenas podem ser tratadas com pomadas de uso tópico à base de corticóides. Recentemente, substâncias imunossupressoras de ação e uso semelhantes aos do corticóide mostraram bons resultados em alguns casos. A brasileira se chama pinecrolimus e a americana, tacrolimus. Quando a progressão das lesões vitiligóides é muito rápida, podem ser receitados corticóides por via oral, mas antes é bom afastar a possibilidade de uma doença sistêmica (diabetes, tireoidite, lúpus ou até neoplasias) estar associada ao vitiligo. Outro tratamento bastante utilizado, talvez o mais utilizado para o vitiligo, é a fototerapia. O paciente é orientado para expor-se ao sol após usar substâncias fotossensibilizantes. Aplicadas sob a forma de cremes e loções, tornam a pele mais sensível à ação do sol, estimulando sua pigmentação. Para usá-las, no entanto, é preciso seguir rigorosamente a orientação médica. Se o tempo de exposição exceder ao que foi recomendado, pode ocorrer queimadura que leva à formação de nova lesão ou, ainda, queimaduras mais graves se elas foram passadas em áreas mais extensas.

2006-07-25 12:38:02 · answer #1 · answered by Rita r 6 · 0 0

Com certeza existe, e o MICHAEL JACKSON foi fundo na questão...

2006-07-25 12:37:19 · answer #2 · answered by rocha_sp 3 · 0 0

se vc vê me liga tambem

2006-07-25 12:30:57 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

sim existe mas só em cuba.

2006-07-25 12:30:31 · answer #4 · answered by ? 4 · 0 0

Não há tratamento para o vitiligo, pois é uma doença que é causada pelo emocional.
O vitiligo comumente trás disfunção emocional, tornando necessário o tratamento psicológico.

É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo. Também é possível que haja despigmentação do cabelo. É freqüente em 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. O diagnóstico em doentes com patologias oculares é significantemente maior que na população em geral. Eventualmente, o vitiligo surge após traumas ou queimaduras solares.

Como se trata?

Para o vitiligo universal, com poucas áreas de pele normal (superior a 50% da superfície cutânea), pode ser proposta a despigmentação das áreas restantes de pele normal. Para pacientes com lesões pequenas, em número reduzido e nas fases iniciais da doença, pode ser proposto tratamento tópico. Nas crianças o resultado costuma ser favorável.

Em áreas crômicas localizadas, estando o quadro evolutivo estacionado, têm sido feito minienxertos com resultados estéticos relativamente satisfatórios. A ingestão de alimentos com carotenos ou administração de betacarotenos origina uma cor amarelada na pele, que tem alguma ação protetora e efeito cosmético.

O uso de filtro solar adequado na pele despigmentada é fundamental para proteger de queimaduras e do dano solar a longo prazo. As lesões de vitiligo queimam-se facilmente e as margens pigmentam-se, tornando maior o contraste. Além disso, a queimadura solar pode aumentar ou desencadear novas lesões.

Outro método terapêutico eficaz no vitiligo é a fotoquimioterapia, que é o emprego sistêmico ou tópico de substâncias fotossensibilizantes, seguidas da exposição à radiação ultravioleta. A modalidade mais conhecida e estudada é o método PUVA (?P? = psoraleno, substância química fotossensibilizante, e ?UVA? = ultravioleta).

Como se previne?

Não existe método de prevenção para a doença ou para sua progressão.

Resposta dada por Laci Mota Alves

2006-07-25 14:54:41 · answer #5 · answered by Bubly wood 2 · 0 1

O Vitiligo é uma doença auto-imune, geralmente tem como causa o estresse, não à cura, mas pode ser armenizada ou evitar-lá sua progressão com acupuntura e tratamento psicológico. Para assim retira-lá a causa ( estresse).

2006-07-25 14:52:52 · answer #6 · answered by Mari 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers