O Espiritismo e o Espiritualismo são iguais.
O Espiritualismo foi algo criado por Kardecistas para se distinguir de outros tipos de espíritas como a Umbanda e o Candomblé. Mas todos são espíritas também.
Espiritismo é uma doutrina. Geralmente descrita por Alan Kardec. Em geral, é a crença em espíritos, em reencarne e no mundo espiritual. Mas não quer dizer que os Umbandistas não sejam espíritas também, pelo contrário. Todos eles também são Kardecistas. Quem não for, não saberá lidar com o Espiritismo da Umbanda, do Candomblé ou até mesmo da Nação.
2006-07-25 10:17:14
·
answer #1
·
answered by ☆Tαтixiทнά☆ 2
·
0⤊
3⤋
Espiritismo é uma religião criada por Kardec, segundo ele com ajuda de espíritos.
Espiritualismo é o conjunto de doutrinas filosóficas que admitem a existência de um espírito.
Entre crenças espiritualistas estão a reencarnação, o karma, a aura, cristais, cromoterapia, reiki...
É um termo genérico.
Os objetos de estudo do espiritualismo são muito mais antigos que espiritismo, todas essas crenças existiam antes e não tem relação direta com o espiritismo fora o fato que kardec apropriou algumas a sua religião, por isso a confusão.
2006-07-25 19:47:17
·
answer #2
·
answered by Fr. 2
·
0⤊
0⤋
É muito comum afirmar-se que ser espiritualista é a mesma coisa que ser espírita ou espiritista. Aqueles que assim pensam dão prova de que desconhecem os fundamentos da Doutrina Espírita. Há outros que, ao serem interrogados sobre a religião a que pertencem, embora sejam espíritas militantes, vacilam e dão esta resposta: Sou espiritualista.
De duas uma: ou respondem assim porque desconhecem a diferença que há entre a Doutrina Espírita e as doutrinas espiritualistas, ou porque temem confessar a qualidade de espírita convicto. Acham que, afirmando serem espiritualistas, eximem-se de quaisquer responsabilidades, no tocante à religião, diante da sociedade a que pertencem. É a isto que se chama "covardia moral".
É preciso que se saiba que "todo espírita é necessariamente espiritualista, mas nem todos os espiritualistas são espíritas".
Embora seja a Doutrina Espírita uma doutrina espiritualista, por excelência, é necessário fazer-se distinção das demais correntes espiritualistas.
Para exemplo, tomemos a Umbanda, seita muito divulgada no Brasil.
Será a Umbanda doutrina espiritualista?
Sim, é doutrina espiritualista, porquanto estabelece a comunicação entre os vivos e os chamados mortos, admitindo, conseqüentemente, a sobrevivência do Espírito após a morte do corpo físico; admite sua evolução através das vidas sucessivas e crê no resgate, pela dor, das faltas cometidas em existências anteriores. (Nada contra a Umbanda. Ao contrário, todo nosso respeito a Umbanda).
Por essas características, não há dúvida alguma tratar-se a Umbanda de uma doutrina essencialmente espiritualista. Mas, por outro lado, será ela Doutrina Espírita ou Espiritismo?
Não. A Umbanda não pode ser considerada Doutrina Espírita porque admite cerimônias litúrgicas, entre elas a do casamento e a do batizado; porque adota nos seus trabalhos imagens dos chamados "santos" (o espiritismo não faz uso de imagens), e também, porque faz uso de ervas para defumações, além de outros ritos (o que o espiritismo também não faz) e além disso na Umbanda tem roupas apropriadas (chamadas de paramentos)para as sessões . Mas o Espiritismo não tem ritos de espécie alguma nem possui paramentos, usando-se roupas comuns do dia-a-dia, já as doutrinas espiritualistas possuem ritos e roupas típicas de cada religião
2006-07-25 19:08:50
·
answer #3
·
answered by Jorge Murta 6
·
0⤊
0⤋
Espiritismo é a doutrina religiosa/filosófica codificada por Alan Kardec que tem como literatura fundamental o pentatêuci espírita: O Livro dos espíritos, O evangelho segundo o espiritismo, Céu e Inferno, A Gênese e Obras Póstumas.
Espiritualismo é qualuqer filosofia, crença ou religião que acredite na existencias dos espíritos, mesmo não seguindo os fundamentos espíritas.
2006-07-25 17:01:58
·
answer #4
·
answered by vhmoreau 3
·
0⤊
0⤋
espiritismo são aqueles que o praticam espiritualismo são aqueles que estudam
2006-07-25 17:01:32
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu vejo esses termos sendo usados da seguinte forma:
- Espiritualismo -- é qualquer doutrina, seita, forma de pensamento, religião, etc, que enfatiza o espírito da pessoa, ou a crença em espíritos, etc. Grupos new-age, ocultistas, esotéricos, etc, se encaixariam em espiritualismo.
- Espiritismo -- é uma referência mais espefífica à doutrina Espírita, descrita por Alan Kardec
Mas já vi as palavras misturadas, e tem gente que nã oaceita essa distinção.
Também há muitos esotéricos e ocultistas que não gostam do termo 'espiritualista'.
2006-07-25 17:01:11
·
answer #6
·
answered by Eu 4
·
0⤊
0⤋
O Espiritismo é a doutrina e espiritualismo é o estado da pessoa que estuda a doutina.
2006-07-25 17:00:42
·
answer #7
·
answered by luiz1999 1
·
0⤊
0⤋
Acho que não a Diferença
2006-07-25 16:59:25
·
answer #8
·
answered by Caridade 2
·
0⤊
0⤋
Melhor que minha definição foi pesquisar os termos exatos:
A palavra espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.
No entanto, muitos seguidores do Espiritismo, segundo codificado por Allan Kardec, apontam muitas vezes que este uso mais genérico do termo espiritismo é um equívoco.
O presente artigo visa a tratar do Espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto o artigo Doutrina Espírita está voltado para descrever o Espiritismo conforme foi codificado por Kardec. Essa divisão entre Espiritismo (geral) e Doutrina Espírita é meramente didática, não implicando em apologia a nenhum dos dois usos.
--------------------------------------------------
O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da actividade racional do homem. É o contrário de materialismo.
O termo é aplicado freqüentemente por espíritas quando querem se referir a correntes de pensamento ou religiões que esposam princípios semelhantes aos defendidos pelo espiritismo, mas não são propriamente a Doutrina Espírita.
Tal vocábulo também é empregado como referência aos indivíduos que possuem espiritualidade sem religiosidade: são contrários ao materialismo e, ao mesmo tempo, não estão filiados a segmento religioso.
2006-07-25 16:59:21
·
answer #9
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋