English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"É fácil criticar td aquilo q não conhecemos."

2006-07-24 06:55:15 · 13 respostas · perguntado por Wana 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

admiro muito, são pessoas muito bondosas e caridosas...não sou, sou católico, mas gosto muito da doutrina...e não gosto que a ataquem, como o fazem os evangélicos, que a comparam com feitiçaria, bruxaria...

2006-07-24 07:00:24 · answer #1 · answered by juampi 4 · 1 0

É possível notar a origem do conceito espírita no cristianismo, se voltarmos alguns séculos atrás na história.
Existiu um movimento religioso no II e III século, denominado Gnosticismo.

Estes cristãos que aderiram a esta nova ideologia cristã, passaram a ser conhecidos como cristãos gnósticos. Cujas bases filosóficas eram as da antiga Gnose (palavra grega que significa conhecimento), com influências do neoplatonismo e dos pitagóricos.

Este movimento também revindicava a posse de conhecimentos secretos (a "gnose apócrifa", em grego) que, segundo eles, os tornava diferentes dos cristãos alheios a este conhecimento. Originou-se provavelmente na Ásia menor, e tem como base as filosofias pagãs, que floresciam na Babilônia, Egito, Síria e Grécia. O gnosticismo combinava alguns elementos da Astrologia e mistérios das religiões gregas, como os mistérios de Elêusis, com as doutrinas do Cristianismo.

Doutrina

O pré-requisito essencial da filosofia gnóstica é o postulado da existência de uma "entidade imortal", que não é parte deste mundo, que pode ser chamado de deus interno, Ser imortal, divina essência, etc. que existe em todos os homens e é a sua única parte imortal. Os gnósticos consideram que o estado do homem neste mundo é "anti-natural", pois ele está submetido a todo tipo de sofrimentos. Para eles, é necessário que o homem se liberte deste sofrimento, e isto só pode ocorrer pelo conhecimento.

No princípio tudo era Uno com o Absoluto, então em um determinado momento, emanaram do Absoluto os æons (éons), a deusa Sophia e Dimiurgo (artesão em grego, identificado como sendo o Deus do antigo testamento) formando o pleroma. O pleroma dos gnósticos é um plano arquetípico, abaixo do qual está o plano material, manifestado. Assim, o que antes era Uno e vivia no pleroma, se despedaça em partes. Este estado de infelicidade, pela descida no pleroma (e separação do Todo Uno), é o que ocasiona o sofrimento do homem neste mundo.

Os gnósticos ensinavam que a salvação vem por meio de um desses éons, geralmente apresentado como o décimo terceiro éon (identificado com o Cristo), distinto dos doze éons que regem o mundo decaído.

Segundo a doutrina, Cristo se esgueirou através dos poderes das trevas para transmitir o conhecimento secreto (gnosis) e libertar os espíritos da luz, cativos no mundo material terreno, para conduzi-los ao mundo espiritual mais elevado. Segundo algumas linhas gnósticas, Cristo não veio em carne e nunca assumiu um corpo físico, nem foi sujeito à fraqueza e às emoções humanas, embora parecesse ser um homem, enquanto algumas defendem a tese do nestorianismo.

Para que o homem possa se libertar dos sofrimentos deste mundo, e do siclo de renascimento que para ele é uma ilusão, segundo os gnósticos, ele deve retornar ao Todo Uno, por ascensão ao pleroma, (lugar divino onde os deuses nascem, além da imaginação humana) e isto só pode ser alcançado pelo Conhecimento Verdadeiro (representado pela Gnose). Este despertar só pode ocorrer se o homem se descobre, "conhecendo-se a si próprio"

2006-07-24 15:38:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Concerteza
Mas, sempre q se trata de religião, devemos analisar tudo com muito cuidado.
Similar a uma maça qdo se compra na freira, olhamos toda ela, sua casca e seu porte, para dai sim, resolvermos compra-la
E a casca do Espiritimos é de uma religião criada por um homem (diferentemente da bíblia, q sim foi escrita por homens mas iluminados pelo espirito santo) q se denominava Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou para alguns Allan Karden...
Já nesse ponto, vai contra o q a bíblia diz.
Fora questões como reencarnação, onde a bíblia novamente no diz q ao homem foi ordenado morrer uma única vez, vindo depois disso o Juízo.
Contudo, eu acho q o Espiritismo é diferente em muitos pontos da bíblia, creio q se fosse para seguir o Evangelho segundo Allan kardec, ele estaria logo depois de Mateus ou Lucas... q tal?...

2006-07-24 14:57:24 · answer #3 · answered by Cele 2 · 0 0

Não sou espírita, mas admiro alguns pontos do espiritismo, em especial aos que se referem a reencarnação da alma.. Não tenho nada contra...

2006-07-24 14:14:08 · answer #4 · answered by Mario F. 2 · 0 0

Procure e conheça.Sem preconceitos mas cuidadoscom os mistificadores.Leia e procure orientação em Centros com Letrei-ros na porta identificando quem são as pessoas que lá frequentam.Vá, assunte, pergunte, analise as respostas. Mude de lugar se não confiar mas não pare nunca de buscar.É um caminho muito delicado e bonito.

2006-07-24 14:06:58 · answer #5 · answered by odacham47 2 · 0 0

A humanidade foi criada dentro de diversas religiões quando ainda o espiritismo não existia,ora quando surgiu esta nova crensa todos sem distinção sentiram-se ameaçados,porque o espiritismo prova que existe um espírito e varias reencarnações desse mesmo espírito,nós espíritas aprendemos a conhecer o valor do amor na pura essência,o perdão e aceitação que todos somos falhos,mas que podemos melhorar sempre,concordo com vc.é fácil criticar aquilo que não conhecemos pq. todas as transformações nos assustam e a doutrina espírita esta fazendo exatamente isto,mostrando a verdade e a luz para todos.

2006-07-24 14:06:58 · answer #6 · answered by SCHIRLEY R 3 · 0 0

maravilhosa , principalmente quando bem estudada , pesquisada , precisamos saber qual os princípios de comportamento dos doutrinadores da casa etc... mas tudo temos que descobrir com discernimento e mente aberta , é isso ai !!!!

2006-07-24 14:04:38 · answer #7 · answered by leca 2 · 0 0

Não tenho do que reclamar. Sou Espírita, Cristão, Kardecista.
Acho que cada pessoa, deveria pelo menos ler os livros de Kardec antes de julgar a doutrina.
A maioria não faz sequér idéia do que seja, e fala com base em "ouvi dizer", ou "uma vez fui em um terreiro", e pra ajudar só viram coisas más ou impressionantes.
O espiritismo engloba muitas religiões, mas ser Espírita ja é outra coisa.

2006-07-24 14:02:40 · answer #8 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

Eu simpatizo mto, mas ainda não sei se é nisso que quero acreditar. Tem uma "instituição" que acho bem interessante é a IIPC, é +ou- uma explicação científica dos fenômenos do espiritismo, parece ser bem interessante além de ajudar mta gente a decidir no que realmente querem acreditar. Eu ainda não freqüentei, mas entrei no site e achei bem interessante...

2006-07-24 14:01:56 · answer #9 · answered by katy 3 · 0 0

não dar para ser espírita, e crer na bíblia ao mesmos tempo.ou é espírita, e não crer na bíblia ou, crer na bíblia,e não é espírita.

2006-07-24 14:00:51 · answer #10 · answered by josiasnikim 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers