English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Caros amigos gostaria de saber a definiçao de esta doença, porque como gosto muito de perguntar, tem uma amiga minha que me disse que esta doença fica colado com utero e se a pessoa tiver nao lhe deixa ter filho. Por isso quero saber ainda mais sobre o assunto.

2006-07-23 22:17:47 · 3 respostas · perguntado por reis injai 1 em Gravidez e Maternidade Outras - Gravidez e Maternidade

3 respostas

sei que são doenças de mulheres, mas todas com tratamento.

2006-07-27 05:18:06 · answer #1 · answered by sempreamigo 6 · 0 1

Fibroma uterino: Mioma. Tumor benigno que aparece na camada muscular do útero.

Em geral, esse tipo de tumor benigno aparece em mulheres de 35 a 40 anos e que nunca tiveram filhos. E não oferece grande risco.

O fibroma uterino é um tumor benigno, que se desenvolve a partir do crescimento anormal das fibras musculares lisas que constituem a parede do útero. Por isso, a rigor, ele deveria ser denominado mioma (mio = músculo; oma = tumor). Mas, como tecidos conjuntivos e fibras colágenas aparecem sempre associados, o mioma apresenta um característico aspecto fibroso.

0 fibroma uterino, uma das formas mais conhecidas de crescimento celular anormal, é o tumor mais comum nas mulheres e também um dos mais benignos.

As células germinativas, que dão origem ao aparelho genital feminino, formam-se a partir do mesoderma, um dos três folhetos que constituem primitivamente o embrião. Na mulher adulta, essas células permanecem em estado embrionário, dentro das paredes uterinas. E se encarregam da regeneração do endométrio, após as menstruações, e do grande desenvolvimento do miométrio, durante os períodos de gravidez.

Isso explica por que as mulheres com muitas gestações estão menos predispostas a essa afecção. As células germinativas disponíveis são em pequeno número, pois foram "gastas" com as sucessivas regenerações do útero grávido.

O útero é constituído por três camadas de tecidos: mucosa (endométrio), muscular (miométrio) e serosa. Os fibromas, conforme sua localização, podem ser submucosos, intramurais ou subserosos. Os submucosos crescem a partir de fibras musculares logo abaixo da mucosa e determinam, em conseqüência, uma saliência que deforma a cavidade uterina. Os intramuraís limitam seu crescimento à própria parede muscular e deformam tanto a cavidade quanto a superfície de revestimento. Os subserosos, por sua vez, crescem logo abaixo da serosa, que reveste o útero, e salientam-se na superfície do órgão. Quando se apresentam muito volumosos, podem comprimir a bexiga, os ovários ou o reto, e originar os sinais clínicos correspondentes.

DIAGNOSTICO E TRATAMENTO

Os sintomas locais podem ser menstruações prolongadas e excessivas, ou hemorragias genitais irregulares, devidas a alterações anatômicas produzidas pelo "corpo estranho" no útero. Alguns sinais, menos importantes e específicos, são corrimentos vaginais simples, sensação de peso e dor no baixo ventre.

Em geral, a dor aumenta na fase pré-menstrual e durante o coito.

As hemorragias freqüentes podem às vezes repercutir sobre o estado geral, enforma de anemia, crônica.

Os sintomas de caráter geral ocorrem em particular nas mulheres mais idosas, e coincidem com perturbações da menopausa, alterações circulatórias, tireoidianas e diabéticas. Em 75% dos casos pode ocorrer esterilidade associada à existência de fibromas. A esterilidade deriva de alterações ovarianas, as mesmas que favorecem o aparecimento de ciclos sem ovulação e do mioma.

No entanto, são numerosos os casos em que a mulher ovula normalmente, engravida, a gravidez e o parto são normais, sem maiores problemas: a existência da afecção não interfere em nada no desenvolvimento do feto.

Uma ocorrência freqüente é o "parto do mioma", nos casos de tumores submucosos. A formação tumoral é inteiramente expelida pelo colo do útero, por via vaginal.

No tratamento, a cirurgia é indicada sempre que as alterações locais forem importantes, como nos casos de compressão dos órgãos abdominais. Mas depende também da idade da paciente, possibilidade de futuras gestações, número e tamanho dos tumores e eventuais lesões associadas do ovário ou do colo uterino.

2006-07-24 08:27:57 · answer #2 · answered by Re Levson 3 · 1 0

Fibroma: é um tipo de tumor benigno do tecido conjuntivo.
Os quistos são crescimentos fibrosos e anormais de tecidos em forma de bolsa, cheios de conteúdo líquido, semi-líquido ou pastoso os quais se conhece também como tumores benígnos. Os quistos podem se apresentar em qualquer parte do corpo, como no útero, seios, ovários, próstata, cólon, pulmões, garganta, pescoço, pele, estômago e testículos.

Sintomas : É comum aparecer um edema acompanhado de dor e algumas vezes febre. Dependendo do lugar onde se encontra, o quisto pode provocar obstruções à passagem dos fluidos e dificultar o funcionamento correto de algum órgão.
Os quistos localizam-se em local fixo e, quando eliminados, não ressurgem.
Por outro lado, os tumores malignos ou cancerosos, além de ocasionar os sintomas mencionados acima, têm outras conseqüências adicionais. Estes podem reaparecer depois de eliminados, além de provocarem a deterioração do órgão ou tecidos no qual se encontram.
Muitos quistos podem ser cutâneos, isto é, estão à flor da pele e se manifestam como uma bolinha semidura, a qual com o passar do tempo tende a apresentar uma ponta amarelada como uma espinha.

Tratamento: O mais comum para os quistos é a sua eliminação mediante uma pequena cirurgia, no caso não estarem infectados.
* Um tratamento amplamente recomendado para pessoas portadoras de quisto é o seguinte:
- Esquentar um limão na estufa, quando estiver bem quente corte-o pela metade.
- Em uma das metades coloque Gel de Aloe Vera em em seguida coloque-o sobre o quisto até o limão esfriar-se.
- Repetir o processo duas vezes ao dia.
-- O Aloe Vera ao penetrar quente na pele, aumenta a atividade das enzimas e acelera seu processo de desintoxicação, retirando a gordura e o pus para fora.
Esse processo é rápido e eficaz quando o quisto está com a ponta amarelada e à flor da pele. Porém, quando o quisto está muito profundo, deve se realizar o processo várias vezes durante o dia.
Esse tratamento é muito conhecido no campo, onde a planta Aloe é usada in natura.

Tem se obtido grande sucesso com mudança no hábito alimentar e nutricional. Um fator importante é o de estimular o sistema imunológico por meio de nutrientes adequados.
Estudos japoneses demonstram que o consumo intensivo do Alho e o uso de Própolis reduz e muitas vezes elimina os tumores benignos, assim como os malignos, reabsorvendo-os e fazendo-os desaparecerem totalmente.

2006-07-24 09:08:56 · answer #3 · answered by Lara Backes 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers