É quando a iluminação artificial incomoda e prejudica as pessoas e o ambiente em geral. É causada pelo mal uso da luz na iluminação de ruas, praças ou residências.
Além do prejuízo à Natureza, a luz que sai lateralmente das luminárias atinge nossos olhos e faz diminuir as nossas pupilas, causando-nos um ofuscamento e diminuindo nossa visibilidade noturna, que já foi responsável por muitas mortes no mundo. A iluminação mal projetada e excessiva, ao contrário do que julga o senso comum, não traz segurança e visibilidade. Esse brilho irritante confunde os pássaros e afeta as plantas.
Isso sem falar no desperdício de energia (que nós pagamos!) e que poderia ser evitado com projetos adequados de iluminação....
2006-07-23 14:55:17
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
3⤊
0⤋
Poluição luminosa é um tipo de poluição, no qual luz (em especial de lamparinas públicas mal projetadas) é enviada ao céu ofuscando os astros e prejudicando o trabalho dos astrônomos, dentre outros casos.
O termo é freqüentemente confundido com poluição visual.
2006-07-24 13:38:14
·
answer #2
·
answered by Mr.Morfell 4
·
0⤊
0⤋
POLUIÇÃO LUMINOSA E SEU EFEITO OU CONSEQUÊNCIA:
Poluição luminosa é um tipo de poluição, no qual luz (em especial de lamparinas públicas mal projetadas) É enviada ao céu ofuscando os astros e prejudicando o trabalho dos astrônomos, dentre outros casos.
O termo é freqüentemente confundido com poluição visual.(Quaso vc tenhei duvida aqui vai tbm a poluiçao visual e os seuos efeitos)
POLUIÇÃO VISUAL:
Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.
EFEITOS OU CONSEQUÊNCIA
A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenômenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.
Certos municípios, quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência e pelos diversos tipos de poluição, baixam normas contra a poluição visual, determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cidade mais harmônica e bonita aos olhos.
2006-07-23 23:45:38
·
answer #3
·
answered by OANJINHOSP 2
·
0⤊
0⤋
Complementando a resposta acima, também gera um gasto desnecessário de energia.
2006-07-23 21:52:57
·
answer #4
·
answered by JotaErre 4
·
0⤊
0⤋
excesso de luz na cidade. paineis, outdoors, anuncios, luzes dos carros, das vitrines, das fachadas dos predios..
causas estreese e neuroses...
2006-07-23 21:44:50
·
answer #5
·
answered by Turma do Pênico ! 3
·
0⤊
0⤋