Existem milhares de nomes para os deuses, isso é fato.
Écate, Inanna, Ishtar... Cernnunos, Thor, Odin...
São milhares. Realmente é para se perguntar, então como todos os deuses se convergem em um só sendo que alguns são completamente diferentes dos outros?
Creio eu que todas essas deidades tem apenas uma essência, que é a energia criadora - daí nos lembramos de mais uma deidade: Uno... o deus criador de todas as coisas.
E Deus? O cristão... ele também se encaixa nesses milhares de nomes... é mais um nome para se misturar nessa energia vital que move o cosmos.
O que acontece é o seguinte, deus (assim mesmo, seja lá qual for o nome que se dá a ele) é onipresente, pois está dentro de cada ser, cada matéria, deus é a energia que conspira para que tudo siga seu fluxo.
Esse mesmo deus tem seus milhares de nomes, pois cada criatura nesse planeta é uma manifestação de sua presença.
Os homens, desde os primórdios buscam no que não conhecem uma explicação divina. Como há milhares de anos não conseguiram explicar a Lua (e toda as suas faces) ela então se tornou uma deidade, tem histórias, mitos e lendas a respeito dessa deusa que, por si só, também já ganhou inúmeros nomes.
Os índios não conseguiam entender o Sol, a Chuva, a Natureza os Ciclos da Caça. Então cada uma dessas "facetas da energia vital que nos rege" se transformou eu uma deidade.
Daí surgiram esses infinitos nomes e suas infinitas histórias.
Mas cada um desses é um pedaço desse grandioso deus que é o todo, a harmonia de todas as coisas, o que funciona eternamente... essa energia vital.
Quando alguém me acusa de ser uma pecadora, uma alma perdida por não crer em Deus (é, o cristão), não há em mim qualquer pavor ou pranto. Sou pagã (aquela que tem a base de sua fé em crenças pré cristãs), creio em tantos deuses por serem eles deuses com os quais meus ideais e minha crença se identificam mais. Somos todos originados de uma única energia, mas temos a liberdade de encontrar o nome e a história com os quais nos identificamos mais.
2006-07-23 10:30:54
·
answer #1
·
answered by Ana das Fadas 2
·
0⤊
1⤋
NÃO DEUS É DEUS E NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM
2006-07-24 02:18:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Definitivamente, não. Tem pessoas que são politeístas, acreditam em vários deuses. Na Grécia, as sacerdotisas de afrodite se deitavam com os homens celebrando o amor. Nos cultos aos deus Baco (deus do vinho) o objetivo era encher a cara, além da promisqüidade. O nome da festa era ******* (ela chegou para nós com o nome de carnaval). Fora o deus do comércio, que dentre outros atributos era ladrão. Ares, o deus da guerra que gostava de fazer das pessoas joguetes. Você acha que algum desses deuses tem qualquer semelhança com o Deus único do cristianismo. Você acha que as sacerdotisas de afrodite chegaram a Deus se prostituindo? Pergunte isso ao teu professor! É mentira que todos os deuses convergem em um só. Ou as sacerdotisas de Afrodite estavam certa, ou os cristãos estão. O que nós precisamos aceitar é o direito dos outros pensarem diferente, não se iludir que todos convergem em um.
2006-07-23 12:54:59
·
answer #3
·
answered by Patricia A 4
·
0⤊
0⤋
esse é o pensamento do henoteísmo, diferente do monoteísmo ou politeísmo. o henoteísmo é uma tentativa do pensamento humano de encaixar o politeísmo dentro do monoteísmo. assim, afirma-se com argumentos bem interessantes que todos os atributos ou figuras divinas são emanações ou partes de uma mesma entidade suprema. o problema começa quando se tenta definir por qual nome ou religião essa entidade deve ser conhecida e adorada.
2006-07-23 12:19:49
·
answer #4
·
answered by betoquintas 6
·
0⤊
0⤋
Acho que se pesquisarmos os atributos de Deus, veremos que sim.
Pessoas possuem culturas diferentes, e da mesma forma niveis de aceitação diferentes também.
Não se pode obrigar as pessoas a praticarem uma mesma doutrina religiosa, da mesma forma que, não seria possivel surgir uma mesma religião simultaneamente em todo globo.
Assim, acredito que Deus se manifesta ingualmente, porem interpretado de formas diferentes.
2006-07-23 10:28:07
·
answer #5
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
O que certamente o seu professor está dizendo é que existe somente um único Deus, nomeado diferentemente pelos diversos povos da terra. Isso é certo. Dois ou mais deuses não poderiam existir, pois nenhum deles seria Deus, enquanto um limitaria o "ser" do outro. Das duas, uma: ou existe um único Deus ou não existe deus nenhum. Eu fico com a primeira opção!
2006-07-23 10:25:02
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acredito que sim, pois Ele se manifesta em todos os lugares, e permite que as pessoas o entendam ( ou procurem entendê-lo) da melhor maneira que puderem. Não importa o nome que o chamem, a maneira como o vejam, Ele sempre será Único, acima da nossa capacidade de compreensão. Deus, para nossa mente limitada, está como física quântica para uma criança de 2 anos. Temos que amadurecer muito para compreendê-lo.
Um abraço
André
2006-07-23 10:16:08
·
answer #7
·
answered by andrerbmoreira 2
·
0⤊
0⤋