English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

por nossas ações colhemos o que plantamos. mas tudo tem sua época, onde está então o livre-arbítrio? como julgar? como condenar?. Cristo disse: "PAI, PERDOA-OS, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM? Até onde vão as divagações da filosofia e dos dogmas?. Todos tem razão, e tudo é uma questão de ponto de vista, de acreditar?.
ANNA DOMINGAS

2006-07-23 06:07:09 · 9 respostas · perguntado por Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Minha opinião, na ordem em que foram feitas as perguntas:

-Tudo tem sua época sim, e isso é um conceito natural, assim como temos estações do ano.
Colhemos o que plantamos sim. Mas como tudo que se planta, deve ser regado, e tem sua época de colheita. Capim cresce rápido, uma macieira não. O tempo de colher o que planta vai de acordo com o quê planta.
O livre arbítrio está justamente no fato de você poder escolher o que vai plantar.

-Escrito antecipadamente, se levarmos em conta que fomos feitos ignorantes e existimos para evoluirmos pode estár correto.
Não quer dizer que nossas atitudes estão escritas com antecedência, mas que nossa tendência e necessidade natural de evoluir é prevista, e seu cumprimento inquestionável.

-Não estamos aqui pra julgar. Ninguém tem esse direito.

-Pra se condenar é necessário que se julgue.

-Divagações vão existir sempre justamente porque o ser humano não tem posse de todas as resposta pra tudo. Ninguém está em posse da unica verdade.

-"Todos tem razão, e tudo é uma questão de ponto de vista, de acreditar? SIM!"

2006-07-23 09:06:46 · answer #1 · answered by Hokus Phokus 7 · 1 1

Boa tarde Anna Domingas.
Ao todo são 8 perguntas. Vamos analizar uma por uma.
1-Está escrito no livro do eclesiástico que tudo tem seu tempo.
2-A sabedoria é anterior a tudo. Anterior a fala e a escrita.Foi com a sabedoria que tudo foi criado.
3-Morte e vida, fogo e água, bem e mal, luz e trevas estão diante de nós. Quem tem o dicernimento dado por DEUS sabe dicernir e escolher o bem ou o mal.
4-O princípio do orgulho é o pecado, é negar a existência de DEUS e negar a criação. O pecado é o que separa o homem de DEUS. Através da Lei de Moisés e depois aperfeiçoada por Jesus Cristo com "Amar a DEUS primeiramente e amar o próximo "Isso é a perfeição.
5-Pela Lei de Jesus não devemos julgar. Muito menos condenar
6-As profecias diziam que o filho do homem deverá ser morto pelos pecadores. E a profecia se cumpriu. E ele ressuscitou no terceiro dia e subiu ao céu. Onde está sentado a direita de Deus Pai donde hà de vir a julgar os vivos e os mortos. Então eles realmente não sabiam o que estavam fazendo eles não estavam reconhecendo o filho de Deus aqui na Terra.
7-Está escrito Provérbios"Quando a sabedoria penetrar seu coração. Ampararte-a a razão."
8-Isso não depende de ponto de vista.
A sabedoria é superior a tudo. é superior a luz porque a luz é eclipsada. mas perante a sabedoria o mal não se insinua.

Muito obrigado. Desculpe alguma coisa.

2006-07-23 14:36:11 · answer #2 · answered by Ulisses Conceição Chagas 3 · 0 0

Não há limites para as divagações da filosofia e dos dogmas.

Porém a definição acerca do que é certo ou do que é errado, depende acima de tudo da idéia de MORAL formulada em DETERMINADA época e ACEITA MAJORITÁRIAMENTE por uma determinada sociedade.

Quanto a questão da FÉ, e do respeito ao LIVRE ARBÍTRIO, esta é exatamente a base da doutrina cristã, fundada em reiteradas leituras e interpretações e reinterpretações de versículos do antigo e novo testamento contidos na Bíblia, códice religioso originalmente formulado por escribas hebreus, ao longo de milhares de anos, e que conforme se acredita tiveram inspiração divina, por intermédio do espírito santo, uma das manifestações da divina trindade (pai, filho e espírito santo).

Como qualquer questão relacionada à RELIGIÃO, lida com idéias de forte conteúdo MORAL, cuja ACEITAÇÃO pela maioria da sociedade NÃO PODE SER IMPOSTA, exigindo ao invés, um grande trabalho de EDUCAÇÃO, através da argmentação, do convencimento pela leitura das sagradas escrituras contidas na Bíblia, e sobretudo pelo EXEMPLO DE VIDA, que é mais fácilmente alcançado PELA PRÁTICA DIÁRIA DAS VIRTUDES CRISTÃS.

Apesar de toda coerência doutrinária, RELIGIÃO ALGUMA detém o MONOPÓLIO DA VERDADE, pois nada mais são do que meras criações humanas, imperfeitas como as próprias criaturas que as criaram, servindo apenas como MERAS INSTRUÇÕES DE APRENDIZAGEM, no contínuo processo de crescimento da consciência do homem.

2006-07-23 13:36:41 · answer #3 · answered by heitor_goulart 1 · 0 0

Jesus é a razão...agora o que é "Jesus"...suas palavras no novo testamento, suas respostas sobre tudo que perguntaram, dali você tira o que é certo ou errado, e ele disse ainda que está por trás de todo o velho testamento, ou seja ela que era o Deus do velho testamento...então se zera o tempo no ano zero e começamos a contar tudo de novo, tudo por causa de Jesus pois ele é Deus...concluindo sobre pecado então...pecado é conhecer Jesus e não segui-lo, não conhecer Jesus e não segui-lo é inocencia mas pode te levar ao pecado e a eterna morte...sobre tempos...é que Deus nos conhece e observa nosso comportamento e ve o que vai acontecer daqui ha muitos tempos....Deus ve que nao gostamos de exageros entao tudo tem que acabar para começar outra coisa ou epoca diferente senao nos estagnamos...nada de excessos...

2006-07-23 13:26:47 · answer #4 · answered by Cleber(-_-) 2 · 0 0

Essa é uma questão que se debate desde séculos atrás...
Na minha opinião Destino não existe, e está claro na Bíblia que Deus deu livre arbítrio aos humanos. Podemos tomar nossas próprias decisões e errar.
Mas, existem PROFECIAS, que são quando alguma criatura Divina prevê algo que irá acontecer. Mas hoje em dia, muitos abusam da inocência de alguns, e se fazem de sobrenaturais...
Isso além de ser tolice é Pecado!

2006-07-23 13:22:53 · answer #5 · answered by Jayne 2 · 0 0

Deus e Jesus Cristo é hoje o mesmo de ontem,nunca mudou.vc é livre para escolher qual caminho quer seguir.Este é o livre-arbítrio e o pecado é tudo de ruim.Tudo que é ruim não é de Deus.Tudo que é bom é de Deus.Um exemplo é a mentira,derepente vc decide não vou mais mentir, Deus esta tomando conta de seu coração e vai ficando pouco espaço para o safado.Ai é que vc se torna um novo homem.Um grande abraço

2006-07-23 13:22:43 · answer #6 · answered by crb2206 4 · 0 0

"Todos tem razão, e tudo é uma questão de ponto de vista, de acreditar?"

Exatamente.

2006-07-23 13:20:34 · answer #7 · answered by Ricardo Lima 2 · 0 0

Anna, cedo cedo aprendemos a ter noção do que é certo e errado. Aprendemos até com a experiência que não devemos julgar ninguém. Imagine vc morre e Deus convida vc para ser juiz dos pecadores. E a 1ª pessoa q ele põe na sua frente para seu juízo é vc mesma. Complicado né? Vc terá q ter o mesmo critério daí para frente. A lei de Deus é lógica e é simples. A criatura é q complica. rsrsrs

2006-07-23 13:16:24 · answer #8 · answered by WillyBigDog 5 · 0 0

As opções existem e Deus sabe o que vai acontecer se você escolher esta ou aquela. Qual você vai escolher, esse é o seu livre arbítrio, escolher. Ele vai tentar te aconselhar para o caminho que Ele sabe que é bom, mas você sempre vai ter outras escolhas que VOCÊ vai decidir se segue ou não. O resultado de todas as escolhas, Ele sabe. Só precisa que você escolha bem.

2006-07-23 13:14:48 · answer #9 · answered by Ivan 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers