Basta não ser inconveniente.
Cada um acredita, quando o faz, no que lhe parece mais lógico e isso deve ser respeitado.
É o mesmo que ofender por raça ou opção sexual sim, tanto no carater racional quanto constitucionalmente (isso pode render processo.
Quem fala o que quer, um dia ouvirá o que não quer.
E quem não respeita, um dia será desrespeitado e NÃO TERÁ DIREITO A PROTESTAR CONTRA ISSO.
E cuidado, o assassinato por motivos de crença é o que mais mata no mundo entre os considerados "motivos fúteis".
Diz, em seu artigo 1.º, a Declaração Universal dos Direitos do Homem:
“Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
“A Declaração afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade (art. 1.º) e garante a todos eles os mesmos direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, nascimento ou qualquer outra condição (art. 2.º, I)”5 .
A boa doutrina ressalta algumas características próprias desses direitos, sendo:
• Universalidade: todo e qualquer ser humano é sujeito ativo desses direitos, independente de credo, raça, sexo, cor, nacionalidade, convicções;
• Inviolabilidade: esses direitos não podem ser descumpridos por nenhuma pessoa ou autoridade;
• Indisponibilidade: esses direitos não podem ser renunciados. Não cabe ao particular dispor dos direitos conforme a própria vontade, devem ser sempre seguidos;
• Imprescribilidade: eles não sofrem alterações com o decurso do tempo, pois têm caráter eterno;
• Complementaridade: os direitos humanos devem ser interpretados em conjunto, não havendo hierarquia entre eles.
Segundo a Constituição:
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
2006-07-23 04:50:28
·
answer #1
·
answered by Tarvos Trigaranos 4
·
1⤊
0⤋
Religião não é brinquedo. Se alguém brinca sobre q time torcer, q banda é mias legal, tudo bem, agora religião e raça são coisas proibidas pra qualquer um.
2006-07-24 15:36:52
·
answer #2
·
answered by Neninha 4
·
0⤊
0⤋
religião ñ é brincadeira, deve se respeitar
2006-07-23 20:42:33
·
answer #3
·
answered by Qualé 2
·
0⤊
0⤋
(Salmos 38:12-15) “. . .os que procuram a minha alma armam ciladas, E os que buscam a minha calamidade falaram de adversidades, E o dia inteiro murmuram enganos.
13 Eu, porém, como alguém surdo, não escutava; E como alguém mudo, não abria a minha boca.
14 E tornei-me como um homem que não estava ouvindo, E na minha boca não havia contra-argumentos.
15 Pois esperei por ti, ó Jeová; Tu mesmo passaste a responder, ó Jeová, meu Deus.”
(Salmo 39:9) “. . .Fiquei mudo; não pude abrir a minha boca, Porque tu mesmo agiste.”
(1Pedro 2:21-23) “. . .Cristo sofreu por vós, deixando-vos um modelo para seguirdes de perto os seus passos.
22 Ele não cometeu pecado, nem se achou engano na sua boca.
23 Quando estava sendo injuriado, não injuriava em revide. Quando sofria, não ameaçava, mas encomendava-se à quele que julga justamente.”
2006-07-23 17:04:28
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho q as pessoas tem preconceito contra os q se dizem crentes, e não contra os cristãos, vc já reparou q se uma pessoa diz pra vc q ela é crente logo vc se afasta......se ela te diz q é espírita, mesa branca , messiânica,budista,ou outras sei lá quantas religiões q existem por aí, todo mundo acha normal.... acho q logo de cara vc já tem uma repulsa pelas pessoas q se dizem crentes .......isso tbm não é uma tipo de preconceito??????
Um homossexual acredita e defende suas opiniões, os ateus tbm, se vc chegar em um homosexual e disser q ele está errado ele vai se defender como pode e tentar te mostrar o lado dele a qualquer custo...assim como os q defendem sua religião. Agora se essas pessoas pregam desamor como vc disse elas não fazem valer aquilo em q acreditam, pois a bíblia na minha opinião fala de Amor incondicional......
2006-07-23 12:04:52
·
answer #5
·
answered by cabas 1
·
0⤊
0⤋
Religião não é para se brincar é preciso em vez de brincadeiras procurar entender o conteúdo de cada uma e ver a realidade delas.Há muitas religiões e se for analisar a seriedade desta questão verá que é preciso parar de brincadeiras e buscar o único Deus capaz de ti salvar.Procure explicações na bíblia.Há pessoas que a criticam mas se voçê a ler verá a profundide das palavras que foram escritas por homens,mas homens inspirados por Deus.
2006-07-23 11:47:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
porque religião não se brinca,o ser humano tem seu livre arbítrio, então vamos respeita-lo.
bjs
bjs
2006-07-23 11:47:12
·
answer #7
·
answered by ruivinha 2
·
0⤊
0⤋
LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
(Alterada pelas Leis nº 8.081/90 e 9.459 / 97 já incluÃdas no texto)
O PRESIDENTE DA REPÃBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” (nova redação dada pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997)
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena reclusão de dois a cinco anos e multa:
§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial sob pena de desobediência:
I - o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
2006-07-23 11:46:29
·
answer #8
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
A religião tbm faz parte da identidade de uma pessoa. Se vc começa a ofender ou questionar coisas religiosas acaba questionando tbm nas "verdades" que uma pessoa tem para a sua vida. Ninguém tem a verdade absoluta, então cada um acredita em uma coisa. Isso não é pra ser questionado!
Vivamos em paz! Cada um acreditando naquilo que lhe convém!
Falow!!
2006-07-23 11:42:43
·
answer #9
·
answered by Cleber Alexandre 4
·
0⤊
0⤋
o certo e não brincar com religião de nimguém
2006-07-23 11:42:07
·
answer #10
·
answered by santos 2
·
0⤊
0⤋