English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O estágio atual de evolução da nossa civilização já permite a convivência pacífica em sociedades complexas. A religião já pode ser dispensada?

Com a evolução da democracia e a ampliação do alcance dos meios de comunicação, a religião já demonstra dificuldade em estabelecer os seus grandes ditadores e imperadores. O conceito de hierarquia já está bastante enfraquecido em algumas religiões, e grandes líderes formadores de opinião já não existem.

Com o aperfeiçoamento dos dispositivos legais que coordenam nossa vida em sociedade, incluindo leis, tribunais, constituição, tratados internacionais, declaração universal dos direitos do homem, etc... a religião também já não é tão importante como instrumento para garantia da convivência pacífica e civilizada.

Considerando o prejuízo, até agora tolerável, que a religião tem sobre o esclarecimento do ser humano, e o risco inerente que ela apresenta para seu mau uso, porque não banir a religião?

2006-07-22 15:37:01 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

a) A religião foi uma das primeiras (senao a primeira) manifestacoes intrinsicamente humanas, um fator de distincao entre homens e animais. Ela nao pode ser "dispensada", porque está no nosso inconsciente coletivo; é um meio explicativo para nossas origens, nossa essencia. Enquanto a ciencia nao trouxer uma explicacao plausivel para o misterio da existencia, do ser - a religiao terá pleno vigor, independente da vontade politica de qualquer grupamento humano.

b) o fato de a religiao vivenciar esta crise de hierarquia e de valores nao quer dizer que ela irá desaparecer. Ela está apenas se reorganizando em outras bases, talvez mais individuais. Vide o fenomeno religioso nos EUA, cada vez mais influente socialmente.

c) a religiao ainda é um meio de contencao de nossas forças destrutivas. Leis podem ser quebradas, tribunais podem ser manipulados, constituicoes podem ser rasgadas, tratados internacionais podem ser desrespeitados, a declaracao universal dos direitos humanos pode ser ignorada - aliás, é isso o que mais se vê em todo lugar. Um homem frequentemente nao teme outro homem, mas se questiona sobre seus atos diante da possibilidade da existencia de um Deus.

d) a religiao tem apresentado um papel ambiguo na formacao intelectual humana. De um lado, apresenta um reacionarismo incomum, recusando-se a reconhecer e incorporar muitos avanços filosoficos e cientificos em seu corpo doutrinario. De outro lado, ajudou a preservar, principalmente no Ocidente, um importante legado cultural classico - basta pensarmos no papel dos copistas e nas bibliotecas preservadas nos mosteiros medievais; pensemos ainda no financiamento de obras artisticas feitas pela Igreja Catolica, como a capela Sistina, a Pietà, a praça de São Marcos, etc.

A questao é: considerando o "mau uso", não teriamos de abolir todo artefato humano? Nao teriamos de abolir a Internet, os jornais, a eletricidade, veiculos e tudo mais, já que tudo isto não pode ser utilizado indevidamente? Acho que a resposta é NÃO, nao é mesmo?

2006-07-22 16:07:39 · answer #1 · answered by Chatoso 3 · 2 1

De fato a Religião (ou Religiões) nunca foram necessárias como ferramenta civilizatória. Este grande conjunto de normas, regras, tratados e acordos dão, certamente, o formato para a convivência mundial. Em muitos pontos da história a Religião se prostrou de forma conciliatória, decisiva e normativa, mas a constituição destes fatos históricos é que realmente deram o formato de cada situação, que permitiu o nascimento de dogmas polítios e sociais como a democracia, o comunismo, o socialismo, o absolutismo, etc. A Religião, em nosso contexto, deveria agir como meio de promoção social e ligação entre o homem e o Divino, sem, contudo, alterar o ritmo de nossas vidas, ou de nossa evolução física. A Religião, ao meu ver, deve ser o "elo" de evolução espiritual, pois cada uma delas (com seus dogmas) tem suas formas de chegar ao Deus Máximo. Não creio, portanto, que as Religiões devam ser "dispensadas", mas seguidas, como forma de purificação da mente, do corpo e da alma, mas sem alterar nossa evolução do meio social, embora a Religião faça parte - em menor proporção - desta mesma evolução. O que não se pode aceitar e o que deve ser banida, é a teoria - e prática - de Religião, como forma de agressão. Matar em nome de Deus, destruir em nome de Deus, guerrear em nome de Deus. O bom uso da Religião é amar a Natureza, o seu semelhante e ao Criador. Daí para frente é tocar a vida, fazer sua parte para ver este mundo cada vez melhor. Difícil? Pode ser! Mas este é o caminho.

2006-07-23 02:52:41 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Eu já bani a religião há muito tempo, pra mim soh traz prejuízos pro mundo. A religião não pacifica, cria guerras.

2006-07-22 15:49:53 · answer #3 · answered by Julia Jackman 3 · 0 0

Depende de cada um responder a essa pergunta pois o livre arbítrio existe.

2006-07-22 15:45:21 · answer #4 · answered by Alininha 2 · 0 0

Na minha opnião atéia, acho que não!!!! Seu texto já deixa o motivo da minha opnião sem precisar de maiores explicações. Levando em conta ainda que a maioria dos conflitos correntes em nosso planeta são originados na intolerância religiosa!

2006-07-22 15:44:55 · answer #5 · answered by André Sobral 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers