Na verdade, a escravidão (de negros) surgiu pelas mãos do protestanismo e não pela igreja católica.... quem era que arrancava os negros de seus países e do seio de suas famílias?? Não eram os países protestantes que ajiam assim visando apenas lucro??? Estude um pouco e deixe de falar sobre o que desconheces profundamente...
Isso, na verdade, representa apenas como o primitivo homem imaginava serem as coisas: quem é diferente de mim, não merece o mesmo que eu.... coisas de almas inferiores e primitivas, independente de religião, mas de condição evolutiva e moral. Os rótulos de nada serviam como ainda hoje, não valem nada pois não determinam o caráter de ninguém...
Entretanto, a escravidão sempre existiu entre os conquistadores e os conquistados... até princesas viquingues eram vendidas como escravas a qualquer um que pagasse por elas (isso pouco antes de se tornar popular a escravidão de negros devido à facilidade em capturá-los...)
2006-07-22 15:44:58
·
answer #1
·
answered by Tarvos Trigaranos 4
·
1⤊
0⤋
Conheço muitos católicos bons.
Assim como conheço pessoas de todos os tipos em todas as religiões.
Agora a igreja católica. Aquilo é apenas poder e ostentação. Por um tempo mais meio tempo reis e povos ajoelharam diante dela. Agora ela é apenas mais uma religião, ainda que continue sendo a maior detentora de terras e riquesas do planeta.
É claro que a igreja sempre apoiou guerras, fez guerras, apoiou escravidão... Se ela prometia salvação para qualquer assassino que seguisse seus "sacramentos"...(ela chama de sacro tudo que é formal e vazio). A obrigação do clero, se fosse realmente cristão seria escomungar todos os despotas, criminosos, assassinos etc.
Mas não se engane porque a Justiça Divina não se engana.
2006-07-22 23:17:22
·
answer #2
·
answered by Tupã Mirim 4
·
0⤊
0⤋
A unica justificativa da igreja é que assim obteriam devotos e conuinuidade da ídeia que uns valem mais que os outros .Para se sentirem superiores sempre deverá haver alguém inferior sempre, no presente são as mulheres as inferiores, com o proprio consentimento.
2006-07-22 22:09:12
·
answer #3
·
answered by Tere 1
·
0⤊
0⤋
Durante a época das grandes colonizações a igreja católica admitia a escravidão de povos indígenas alegando que eles não possuíam alma, alguns religiosos mais liberais não aceitavam isto, diziam que eles tinham alma, mas que tratava-se de uma alma mais primitiva, inferior à do homem branco "civilizado". Li em algum lugar (não sei a fonte exata agora) que houve um concílio da igreja em que um dos temas discutidos era justamente este: se povos indígenas tinham ou não alma. Seguramente que isto também deve ter se aplicado aos negros, pois a situação era a mesma. Com relação à história que você citou, já ouvi algo parecido dos mórmons, acho que há uma passagem no livro de mórmon que se refere a algum castigo de Deus para os povos negros.
2006-07-22 22:02:28
·
answer #4
·
answered by Ana M 4
·
0⤊
0⤋
Para a escravidão negra,eu não conheço...Mas,para escravisar os indios (que tentaram,no Brasil,antes do negros)mandavam os jesuitas "catequizarem-nos" para facilitar,ao branco a sua captura!
2006-07-22 21:59:03
·
answer #5
·
answered by Protesto contra Yahoo! 3
·
0⤊
0⤋
Safadeza, como todas as igrejas do universo!
Os maiores crimes da humanidade em todos os tempos
foram feitos em nome de deus, e olha: www.nytimes.com
Veja como tá a guerra JudeuXÁrabes!!!!
Estão ainda cometendo os mesmos crimes!
Tudo por religião!
Em nome de deus!
2006-07-22 21:55:11
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋