English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-22 02:53:53 · 11 respostas · perguntado por DIO 2 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Cardíacas

11 respostas

Além dos danos diretos, o cigarro aumenta a taxa de colesterol (e causa muitos outros danos) INDIRETAMENTE.

Antes de continuar, esqueçam-se da nicotina. Ela é uma das poucas substâncias presente na fumaça do cigarro que NÃO fazem mal. Está lá apenas para viciar, pois age como estimulante cerebral. A amida da nicotina, a nicotinamida ou niacina, é a vitamina B3, que o corpo usa para transformar ATP e ADP. Na fumaça do cigarro há quase 5.000 substâncias, quase todas tóxicas, danosas.

O principal problema do cigarro (além do mau cheiro) é que fumar DESTRÓI vitamina C. Fumar 20 cigarros por dia causam a destruição de 4g (gramas) de vitamina C, 20 vezes mais do que a pessoa normalmente ingere. Mais sobre isto depois.

O colesterol é um álcool (sim! terminou em "ol" é álcool: etanol, propanol, butanol, colesterol, etc) muito importante para o corpo. Há 4 taxas que regulam o colesterol:

1) O colesterol fabricado pelo próprio corpo a partir de FRUTOSE, que responde com cerca de 80% do total
2) O colesterol ingerido diretamente nos alimentos, que contribui com 10 a 15 %
3) O colesterol é destruído no fígado; se transforma em ácidos biliares e segue para o intestino, para ser expelido. A vitamina C é catalisadora nas reações de destruição do colesterol. Sem ela, o corpo não destrói colesterol.
4) Se a pessoa tem um intestino que funciona regularmente, os ácidos biliares são expelidos diariamente junto com as fezes. Se não, eles são re-absorvidos e voltam para o fígado, onde são novamente transformados em colesterol. Contribui com 5 a 10%. A vitamina C regula os intestinos e ajuda a eliminar os ácidos biliares. Aliás, qualquer coisa que regule os intestinos (como uma alimentação rica em fibras, por exemplo) serve para ajudar a reduzir o colesterol, que é então eliminado.

Por isto, para reduzir colesterol, é importante NÃO FUMAR e ingerir vitamina C extra, bem como alimentos ricos em fibras. Mas o mais importante é ELIMINAR a FRUTOSE da alimentação, já que a maior parte do colesterol vem da frutose ingerida.

Além da frutose na forma pura (pouco), nós ingerimos a frutose na sacarose (o açúcar comum). A dieta brasileira é muito açucarada.

A sacarose compõe-se de uma glicose + uma frutose. A glicose que não for "queimada" com exercícios vira GORDURA. A frutose não queimada vira COLESTEROL. Por isto, uma dieta com baixo teor de açúcares, aliada a exercícios, além de manter a boa forma reduz - e muito - as taxas de colesterol.

As doenças cardiovasculares (como AVC e enfarte) são as responsáveis por mais da metade das mortes no mundo e quanto maior a taxa de colesterol, maior a probabilidade de uma doença cardiovascular.

O fato do cigarro destruir a vitamina C causa outros males muito importantes:
1) Sem vitamina C, o corpo perde a proteção contra muitas doenças, inclusive CÂNCER.
2) Sem vitamina C, o corpo pára de produzir COLÁGENO, principalmente nos pulmões. Sem o colágeno, os tecidos pulmonares enrijecem e a pessoa pode padecer de EFISEMA PULMONAR.
3) Sem colágeno, os tecidos das artérias também enrijecem, podendo causar ARTERIOESCLEROSE.
4) Sem colágeno, a pele perde a elasticidade causando ENVELHECIMENTO PRECOCE.

Por isto, é importante não fumar. Se não for possível, ao menos o fumante precisa ingerir grandes doses diárias de vitamina C (de 6 a 18g).

Importante: não atazane o juízo o fumante. Fumar vicia porque é agradável (além da nicotina, que vicia quimicamente, há também componentes viciantes psicológicos e mecânicos).

QUALQUER COISA AGRADÁVEL VICIA, NÃO IMPORTANDO SE FAZ MAL OU NÃO:
Sexo, chocolate, drogas ilícitas, café, chá, videogames, bebidas alcoólicas, cigarro, exercícios, dançar, namorar, Yahoo!Respostas, etc, etc. A lista é infindável.

Não conheço ninguém que seja viciado em bater a cabeça na parede. Apenas porque bater a cabeça na parede não é agradável. Se fosse, viciaria ...

2006-07-22 04:10:19 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 4 0

Não aumenta, mas é prejudicial à saúde em geral.

2006-07-23 03:30:14 · answer #2 · answered by Luzitani 5 · 0 0

Na verdade o cigarro deixa pelo fato da nicotina circular na sua corrente sanguínea sua mistura de oxigênio mais pobre fazendo seu batimento cardíaco aumentar cerca de 10% exigindo mais do coração para bombear o sangue e também ele menos puro por isto pode sim aumentar o colesterol pelo fato do sangue ficar mais grosso com a nicotina.

2006-07-22 17:39:06 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

sim. o tabaco libera radicais livres na corrente sanguínea que causam a destruição dos tecidos facilitando a entrada de colesterol na camada intima dos vasos, causando o aumento dos níveis de colesterol nos tecidos.

2006-07-22 06:46:02 · answer #4 · answered by tfd4 2 · 0 0

Sacarina e Fumo

● Recentes proscrições governamentais do adoçante sacarina têm suscitado intensas críticas. Naturalmente, é elogiável que os governos se preocupem com a saúde de seus cidadãos, quer todos concordem com determinadas ações, quer não. Muitos, porém, levantaram perguntas sobre quão séria é esta preocupação, quando não se mostra a mesma oposição séria a uma substância já provada como sendo infinitamente mais mortífera do que a sacarina: o fumo ou tabaco.

Entre metade e um terço de todos os fumantes de cigarros falecerão prematuramente por causa de seu hábito, segundo um estudo de vinte anos de 34.000 médicos britânicos, noticiou recentemente o periódico “British Medical Journal”. E a revista “Natural History” observou que “apesar da publicidade recebida pela relação entre o cigarro e o câncer, muito mais falecimentos por causa de fumar cigarros envolvem doença coronária — principal matadora nos países mais desenvolvidos — do que o câncer. . . . Além disso, o fumo conjuga-se com outros grandes fatores de risco, tais como a elevada proporção de colesterol no sangue e a pressão alta, que multiplicam em muito o risco duma doença cardíaca”. Contudo, não há proscrições — apenas avisos facilmente despercebidos nos maços de cigarros.

Por que um tratamento tão delicado para um assassino ferrenho, ao passo que um ofensor comparativamente menor é alvo da plena ira? A revista “Natural History” mencionou a “hipocrisia governamental no tratamento do fumo” e de os governos serem “mantidos cativos pelo poder político dos produtores de fumo e cigarros, ou então são engodados por interesses próprios [os impostos]”.

Quão revigorante será quando o reino de Deus, sem estar sujeito a tais pressões, governará apenas com o bem estar permanente da humanidade achegado ao coração! — Isa. 32:1

2006-07-22 03:25:51 · answer #5 · answered by gamaliel d 1 · 0 0

NÃO AUMENTA O COLESTEROL, MAS SOMADO AO COLESTEROL AUMENTA O RISCO DE INFARTE.

2006-07-22 03:16:51 · answer #6 · answered by Rrlo 2 · 0 0

0 tabagismo tem efeito acelerador e agravante na aterosclerose da parede das artérias coronarianas, sendo causa do aumento do colesterol total, LDL colesterol, triglicerídios e queda do HDL colesterol. Também o grau de aterosclerose está relacionado ao número de cigarros fumados. Em relação ao HDL colesterol, a própria exposição passiva à fumaça diminui seus índices até em crianças de pais fumantes.

O fumo também aumenta o colesterol total, contribuindo para o desenvolvimento da arterosclerose. Nos EUA o cigarro é a principal causa de doenças coronarianas. Aproximadamente 20% das 500.000 mortes por doenças do coração ocorridas a cada ano são atribuídas ao cigarro. O cigarro ainda é uma importante causa de doenças vasculocerebrais, respondendo por cerca de l8% das l50.000 mortes por derrames cerebrais a cada ano.

2006-07-22 03:09:39 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O colesterol não.

O que acontece é que o cigarro contrai as veias e artérias ... elas restringem a passagem do sangue (aumenta a pressão).
O coração tem que bater mais forte e a nicotina tb prejudica a musculatura do coração.
Com isso, o risco de se ter um colápso cardíaco é muito grande.
Foi o meu caso. Já não fumo a 2,5 anos e me sinto extremamente bem. Sinto o gosto das comidas, o odores que há muito não sentia e, tb, aumentou minha qualidade de vida.
Passei a viver com prazer.

Mas, colesterol não aumenta. Não se tem registro disso. Como foi dito, aumenta a conta bancária dos fabricantes e diminui a de que fuma

2006-07-22 03:04:58 · answer #8 · answered by Cesar 2 · 0 0

Acho que aumenta. Me parece que ele faz com que o sangue engrosse.

2006-07-22 03:03:20 · answer #9 · answered by lili 2 · 0 0

Negativo

2006-07-22 02:56:19 · answer #10 · answered by Mineiro 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers