Olá, raio de lua. Há dois elementos gerais que compoem o universo e são eles: espírito e matéria.
O espírito, em sentido amplo, é o princípio inteligente do universo e tem como atributos essenciais a inteligência, o pensamento e a vontade. Os espíritos, em sentido estrito, são as individualidades de seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente do universo.
A matéria é o agente, o instrumento com o auxílio do qual e sobre o qual atua o espírito. Há não apenas a matéria no estado em que conhecemos, mas diversos estados de matéria (já conhecidos e outros não provados ainda pela ciência), como a matéria quintessenciada, como o perispírito que é intermediário entre o corpo material e o espirito, sendo semi-material. Estrito senso, a matéria pode ser considerada como sendo o corpo carnal.
E acima destes dois elementos, está Deus.
Muita paz e que você também fique com Deus
2006-07-22 00:27:00
·
answer #1
·
answered by Jorge Murta 6
·
7⤊
0⤋
Espírito é a parte imaterial do ser humano; alma.
Matéria é qualquer substância, sólida, líquida ou gasosa, que ocupa lugar no espaço; ou seja, no caso, o corpo.
2006-07-22 04:25:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
CORPO = Parte material do homem.
ALMA = Substância incorpórea, imaterial, invisÃvel, criada por Deus à sua semelhança, fonte e motor de todos os atos humanos. à a parte imortal dos homens, em contraste ao corpo (Is.10:18, Ap.6:9, 20:4).
ESPIRITO = O espÃrito é a parte do homem que inclui a razão, a vontade e a consciência, que é imortal.
No inicio, quando Deus criou o homem, Ele o formou do pó da terra e depois soprou o “fôlego de vida” em suas narinas. Tão logo o fôlego de vida, que se tornou o espÃrito do homem entrou em contacto com o corpo do homem, a alma foi produzida. Por isso, as Escrituras chamam o homem de “alma vivente”.
O espÃrito transmite seu pensamento á alma e a alma exercita o corpo a obedecer a ordem do espÃrito. Este é o significado da alma como intermediária. Antes da queda do homem, o espÃrito controlava todo o ser por meio da alma.
O poder da alma é muito grande, visto que o espÃrito e o corpo, unidos lá, fazem dela o centro da personalidade e influência do homem . Antes do homem cometer o pecado, o poder da alma estava completamente sob o dominio do espÃrito. Sua força era portanto, força do espÃrito.
EspÃrito = Pode-se dizer que o espÃrito do homem possui três partes:
Consciência, Intuição e Comunhão.
A consciência é o órgão de discernimento, que distingue o certo e o errado, mas não por meio da influência do conhecimento acumulado na mente, senão por um julgamento espontâneo e direto. Frequentemente o raciocinio justifica coisas que nossa consciência julga. O trabalho da consciência é independente e direto; não se curva às opiniões exteriores. Se o homem agir errado, ela levanta sua voz de acusação.
A intuição é o órgão sensitivo do espÃrito humano. à tão diametralmente diferente do sentido fÃsico e da alma, que é chamado intuição. Ela envolve um sentimento direto e independente de qualquer influência exterior. Aquele conhecimento que chega a nós, sem qualquer ajuda da mente, emoção ou vontade, chega intuitivamente. Nós realmente “ conhecemos” através da nossa intuição; nossa mente simplesmente nos ajuda a “ entender” .
As revelações de Deus e todos os movimentos do EspÃrito Santo tornam-se conhecidos do crente por meio da sua intuição. O crente deve, portanto, estar atento a estes dois elementos: a voz da consciência e o ensino da intuição.
Comunhão é adorar a Deus. Os órgãos da alma são incompetentes para adorar a Deus. Deus não é percebido pelos nossos pensamentos, sentimentos ou intenções, pois Ele só pode ser conhecido diretamente em nosso espÃrito. Nossa adoração a Deus e as comunicações de Deus conosco são diretamente no espÃrito. Elas acontecem no “homem interior” e não na alma ou no homem exterior.
2006-07-21 21:21:41
·
answer #3
·
answered by Hiram 1
·
0⤊
0⤋
O próprio Jesus definiu no Livro Lucas 24.39. Ele disse aos seus discípulos: "Vede minhas mãos e os mes pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho."
Dai se concluiu que matéria é apalpável, ao passo que espírito, não.
2006-07-21 19:55:21
·
answer #4
·
answered by fr_bezerra 3
·
0⤊
0⤋
Na minha convicção,espírito somos nós,propriamente.A essência.Nós somos espírito e somos eternos.Não deixaremos nunca mais de existir.Nunca.
O espírito,na condição atual em que nos vemos,precisa de um corpo.É como se tivéssemos alugado uma casa para uma temporada.Depois nos mudamos,sem deixarmos de ser nós mesmos.Pela nossa limitação humana,achamos que nós somos esta matéria que estamos vendo,que é passageira.
JC dizia que somos templos do espírito de Deus.
2006-07-21 19:41:57
·
answer #5
·
answered by sven olof 3
·
0⤊
0⤋
Penso eu, que espírito, é a nossa alma, coisa que ninguém ver, mas que todos nós sabemos que temos, e é a verdade o que a gente tem que ter muito cuidado, materia, é a nossa carne, o nosso corpo, que todos veem, e as vezes é um bonito corpo, quase sem nenhum defeito, atraem a todos, causa inveja, mas que na verdade, é o que menos importa, pois um dia a matéria com certeza se acabará, já o espírito, terá que prestar ****** um dia a Deus. Por isso cuide muito bem do seu corpo, mas cuide melhor do seu espírito, da sua alma.
2006-07-21 19:06:25
·
answer #6
·
answered by Joseli C. 7
·
0⤊
0⤋
O espirito é a alma encarnada e a matéria ou corpo é o seu envoltorio.
2006-07-21 18:54:27
·
answer #7
·
answered by parisiensebr 2
·
0⤊
0⤋