Realmente a igreja cristã.. quando surge desde os apóstolos, foi chamada de igreja primitiva até o ano 100dc. Depois ela sobreviveu a uma serie de perseguiçoes... e dentro desse processo ela fica muito sujeita a dogmas e heresias que contradizem o cristianismo dos apóstolos, é ae que surge o credo e o nome católico (que quer dizer universal), nesse momento a igreja não tinha uma nomenclatura.. e não havia nem de longe o propósito de adoração a santos.
A maior perseguição, foi no seculo III, com Diocleciano. Ao findar dessa grande perseguição Constantino.. Imperador Romano percebeu no cristianismo uma estrutura na qual ele poderia trazer para sua política vantagens... o império estava em crise... e o cristianismo era a unica instituição que poderia trazer homogeneidade ao imperio... Seu filho Teodósio, foi mais fundo, oficializando o cristianismo como religiao do império... esse é o momento em que a Igreja Cristã passa a de perseguida a perseguidora.. ela se torna politizada, elitizada... e persegue nao só os cultos pagãos como os ideais cristãos que nao condizem com os dogmas romanos.
Quando a partir do seculo V o imperio Romano ocidental entra em colápso total.... permanece a sua principal instituição: A IGREJA. Essa igreja vai fazer tudo para permanecer no poder... inclusive fazendo altos acordos diplomáticos com as populações bárbaras que a essa altura já dominaram todas as cercanias que antes eram de propriedade do falido império romano ocidental.
Assim, a igreja, frágil... perante a desordem a que se submeteu a europa central ocidental neste momento inicial da Idade Média absorve varias das culturas e costumes de cultos pagãos de fora..... como o da Ísis, a Deusa Egípcia... a Rainha dos Céus da Antiguidade... transformando-a em Nossa Senhora..... cultuando santos.... uma analogia ao culto dos heróis.... desde os tempos gregos... isso qualquer cientista sabe.. inclusive os padres.
Ela abarca aquele acúmulo de costumes de fora, mas adaptando ao cristianismo.....
E, sabendo do seu erro... porque ela não voltou atras depois?
Porque o mito da Ave Maria sempre será uma forma da igreja se manter no poder... Se ela abrir mão desse mito... perde força pra outras concepções.... como.... que ela vai abrir mão de um mito que a manteve no poder tanto tempo? O mito da ave maria se transforma a cada época... na idade média ela tinha uma forma... na idade moderna outra.. contemporane outra... hoje, outra...
Assim, até o fim da antiguidade... o cristianismo não adorou santos... foram mais de 500 anos.. desde o nascimento do cristianismo ate o fim da antiguidade... depois é que isto começou.
A Igreja Católica sempre colocou a idéia absurda de que a Ave Maria é bondosa e benigna... mais do que o próprio Deus. Como se o amor de Deus fosse menor do que o da sua mãe (como se Deus não tivesse criado a mulher)...... mulher... fraterna.... como se tivesse sido ela quem tivesse nos amado tanto e ter morrido na cruz pra nos salvar.....
Como se o amor de Cristo e do Pai e do Santo Espírito não fossem suficientes... mas produziu a idéia de um Deus radical.. sem misericordia..... perverso.... não compassivo com relação ao pecador.... Colocando Deus em segundo plano... o criador... o salvador... e inventando uma salvadora.. de mentira.... com a ideia de que ele que é compassiva.... mais sensível a dor dos homens... para, sim, enganar os homens... (isto é obra de Satanás... que mente desde o princípio). Veja no filme O Alto da Compadecida... ele mostra bem esse absurdo...
Quando Deus nos deu o seu único Filho para nos salvar.. Ele nos deu o que tinha de melhor... o maior de todos os amores... tanto que ele foi perfeito até o fim... Ele sofreu as nossas dores... ele suportou o nosso pecado na cruz... E antes de alguma Maria nascer... ele já existia.... Não existe amor por nós igual ao de Cristo... ninguém se deixe enganar... ele é o nosso criador... e o único que tem autoridade para nos levar até Deus e nos salvar.
2006-07-22 08:06:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Esta crença, gradativamente se introduziu na cristandade apóstata no terceiro e quarto séculos de nossa Era Comum. Foi especialmente assim depois do ano 325 EC, quando o Concílio de Nicéia adotou a doutrina não bíblica de que Cristo é Deus. Uma vez aceita tal idéia errônea, tornou-se mais fácil ensinar que Maria era a “mãe de Deus”. Sobre isso, diz The New Encyclopædia Britannica (A Nova Enciclopédia Britânica): “O título [‘mãe de Deus’] parece ter surgido no uso devoto, provavelmente em Alexandria, algum tempo durante o 3.° ou 4.° séculos. . . Por volta do fim do 4.° século, a Theotokos havia-se estabelecido com êxito em vários setores da igreja.” A Nova Enciclopédia Católica diz que essa doutrina foi aceita oficialmente “desde o Concílio de Éfeso, em 431”.bjs
2006-07-21 15:26:38
·
answer #2
·
answered by linda 2
·
1⤊
0⤋
Oi Guido
Uma análise antropológica diria que o Mito é a Virgem Maria.
A adoração é um Rito.
Ele surgiu junto com a igreja católica, pois o que caracterizava o catolicismo na época era a adoração da mãe de Cristo. Esse rito e a igreja católica não têm uma data de fundação, mas deve ter se iniciado por volta do século IX dc. A igreja católica sincretiza a sua fundação a um não começo, como se fosse a igreja legítima de Jesus [esta era a Sinagoga] e também à idade de Deus que não teve nascimento, pois sempre existiu.
Note que o cajado do Papa se chama "Cajado de Maria" e não de Moisés ou Abraão, como muitos pensam.
Abs
2006-07-21 15:19:12
·
answer #3
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
colocou muito bem, foi naqueles mosteiros na italia na idade media, eles tinham um monte de sacerdotes acertando as escrituras da bíblia para por medo no ser humano, no filme o Nome da Rosa da para ter uma rápida idéia disso.
2006-07-21 16:35:23
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
na verdade ela nao é adorada pois adoracao devemos só ao senhor ela apenas é respeitada por ter sido escolhida por Deus pra dar a luz ao filho do mundo ok
2006-07-21 15:36:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Li algo sobre no livro ' As Brumas de Avalon".
2006-07-21 15:29:58
·
answer #6
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Chega um momento na vida em que a criatividade mostra caminhos da lei de GERSON .Pois esta pratica ja e antiga ,em nome de JESUS fica tudo mais facil de se acreditar .
E imprecionante ,quanta gente vive as custas do nome de CRISTO voces não concordão?
2006-07-21 15:26:38
·
answer #7
·
answered by MAURO M 1
·
0⤊
0⤋