English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como um cego pode guiar outro, todos temos nossa crise de existência, e não conseguimos superá-las porque é isto que nos instiga a viver e a procurar um sentido seja ele qual for. Então estamos sempre buscando e quando nos achamos que preenchemos o vazio, ele aparece novamente e pior, mas não por que realmente é pior, mas porque porque é algo novo, muitos recorremos a Deus e anestesiados pela dor o encontramos. Será que esse é o propósito de Deus, ou será que criamos um DEUS para nosso propósito?

2006-07-21 13:20:25 · 4 respostas · perguntado por Luciano 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

O ser humano passa a vida inteira em busca do alto conhecimento, essa acaba sendo uma das nossas razões de existir. A tentativa de entender a nos mesmo faz com que nos reconheçamos como seres humanos. Não somos perfeitos e é isso que temos que aprender a superar. Agora, quanto a criação de um Deus como método de consolo pessoal, não há o que se possa afirmar. A figura de Deus acompanha a humanidade a muito mais tempo do que se possa imaginar. Ninguém sabe ao certo como os deuses ou Deus surgiram, ou mesmo se nos surgimos dele. O que se pode afirmar é que com certeza o homem vai continuar atrás de si mesmo e da razão de sua existência.

2006-07-21 13:30:05 · answer #1 · answered by Mec-18 2 · 0 0

q crise vc estar se referindo.....

2006-07-21 20:47:17 · answer #2 · answered by wendell a 7 · 0 0

Não se trata de crise existencial, a questão é puramente filosófica. O ser humano, como estamos carecas de saber, é o único animal que pensa, e é aí que começa a confusão. Por quê? Na medida em que somos seres inteligentes dotados da razão começamos a fazer uso dela e questionamos as coisas a nossa volta e até nós mesmos e nossa existência.
Às vezes a razão acaba se tornando a infelicidade humana, isto ocorre porque ao contrário dos animais, que são irracionais, nós pensamos. Se nós, humanos, fossemos irracionais não precisaríamos questionar as coisas a nossa volta, simplesmente viveríamos, porque fôramos destinados para isso. O simples existir já completaria a nossa existência e não precisaríamos de mais nada. Como diria o autor de um polígrafo de filosofia que eu li uma vez: "é este o preço que pagamos pela racionalidade, a eterna busca de sentido para nossa existência". E o pior, é que isto torna-se verdade, pois o ser humano inicialmente quando era do gênero "australopitecus" (algumas criaturas que encontramos ainda o são, hehehe) não possuia o grau de desenvolvimento da razão que hoje possuímos. Logo, não fazia questionamentos sobre a sua existência.
Só o ser humano é capaz de pensar, de questionar, mas também de viver.
Assim, após o ser humano ter realizado essa ruptura inicial há milhões de anos atrás com a natureza que o cerca, passando a controlar o mundo a sua volta, ele passou a questionar o porquê de sua existência.
Mas o que a maioria de nós, humanos, não sabe, é que o maior equívoco é questionar O Existir.
Todos nós devemos é viver, procurando sempre manter nossas mentes saudáveis e o coração aberto.

Ana Paula

2006-07-21 20:45:29 · answer #3 · answered by Ana S 2 · 0 0

Oi Luciano.
Como tenho que trabalhar 2ª feira, não vou tentar responder sua pergunta aqui [demoraia bem mais que três dias]. Vou apenas adiantar que o Pai da Sociologia, Èmile Durkheim afirma que "As sociedades criam seus deuses na medida das suas necessidades".
Aconselho que você leia um dos seus livros que se intitula:
"As Formas Elementares da Vida Religiosa".
Nele você encontrará algumas respostas porque o assunto é de extrema estensão e complexidade.
Abs

2006-07-21 20:32:18 · answer #4 · answered by Químico 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers