Bem, sua pergunta á sobre alta taxa de glicose e cicatrização de ferimentos. Quando falamos da relação glicose/cicatrização, falamos mais precisamente do diabetes. Uma alta taxa de glicose no sangue(por exemlo, ápós uma refeição bem adocicada) pode ser normal. Quando diagnosticamos diabetes, o descontrole da doença com a persistência de níveis elevados de glicose no sangue pode realmente levar a vários distúrbios no organismo, um deles a demora ou deficiência da cicatrização.
Isso se dá porque a glicose, em altos níveis, leva a uma glicosilação de algumas proteínas plasmáticas e das paredes dos vasos sanguíneos. Ela também tem um efeito potente na progressão de placas de ateroma. Esses fatores juntos, mais vários outros, são responsáveis pela piora da circulação sanguínea, principalemte nos membros inferiores, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo para locais de ferimento. Assim, há diminuição do aporte de oxigênio, nutrientes e células para uma boa cicatrização do local de uma ferida. Além disso, a diminuição das células inflamatórias locais (que não chegam adequadamente por conta do mal fluxo sanguíneo) e os altos níveis de glicose, levam a uma alteração no equilíbrio entre as bactérias e nossas defesas, concorrendo para uma infecção no local de ferida. Esse é um princípio básio a ser entendido e, assim sendo, fica claro porque diabéticos devem ter um cuidado redobrado para não sofrerem lesões no corpo (particularmente nos pés).
2006-07-23 09:54:28
·
answer #1
·
answered by Bob Fly 2
·
0⤊
0⤋
A presença excessiva de glicose pode causar danos a muitas funções inerentes ao sangue, incluindo as tarefas do sistema imunológico. O que aumenta o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate ao vírus, bactérias, etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia.
Para piorar a situação, o alto índice de açúcar no sangue é terreno ideal para alguns invasores (fungos, bacterias, etc.). O que acaba promovendo a fácil proliferação desses patogênicos. Assim, áreas como boca e gengiva, pulmões, pele, pés, genitais e local de incisão pós cirurgia estão totalmente sujeitos a este risco. Ferimentos em geral podem se tornar verdadeiras portas de entrada.
Em caso de desconfiança, não perca tempo, procure logo um médico.
2006-07-21 11:12:33
·
answer #2
·
answered by Euseidetudo 5
·
0⤊
0⤋
Lili, não é só a glicose, mais tbem a vitamina K
Agora a glicose é mais sério pq se não tratar pode virar diabético.
2006-07-21 11:05:16
·
answer #3
·
answered by Jack 3
·
0⤊
0⤋