English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

Normalmente, 7 dias corridos. A desistência vale para o caso de o produto não corresponder às suas expectativas (para o caso de defeito, o mecanismo é outro).

2006-07-21 03:26:47 · answer #1 · answered by Jose 2 · 0 0

Depende do produto. Variando de 24 horas até 7 dias corridos. Para a devolução ou troca por modelo semelhante.

2006-07-23 12:39:19 · answer #2 · answered by Rafael Maia 3 · 0 0

O CDC (código de Defesa do Consumidor) lhe dá

7 dias para produtos que vc pode DESISTIR, OU SEJA, ]
comprei um telefone celular, que promote fotos excelentes, usei ele hoje pra fotografar alguém, quando vou ver a foto não fIca como prometido, posso ir na loja e trocar o produto.


DA TAMBÉM

30 dias para objetos que apresentem vício (o que seria isso) objeto que vem com defeito, ou objeto que o vendedor sabia ou não defeituoso e o vende com defeito, e depois de dias ele apresenta defeito (ai esses 30 dias contam a partir do momento que vc detectou o defeito)
.
(isso para bens que podem perecer) (ex: alimentos)

90 dias para bens mais duráveis ( ou seja que não correm o risco de se peder) ( ex:um cd de carro, um computador)


voce tem várias opções

1a procurar o vendendor e pedir outro idêntico ou o valor que pagou.

2a Trocar por coisa de valor similar, ou pedir abatimento se nada lhe satisfizer.

3a Se o vendedor não lhe ressarcir, procure a início o procon (com a nota de compra e endereço da loja e se possivel o nome do gerente da loja e ou do vendedor)

4a e a mais simples, se não lhe obedecerem em seus direitos:

Ir direto ao Juizado de pequenas causas e pedir pela reparação (no máximo até 20 salarios mínimos - sem advogado e 40 ´salários mínimos com advogado).

2006-07-23 10:48:55 · answer #3 · answered by Rick 4 · 0 0

Oi!? Prof. Gil Vieira responde:

O Código Brasileiro do Consimidor garante ao comprador a desistência da compra por qualquer motivo (qualquer razão mesmo) no prazo de até 7 dias corridos a partir da data da aquisição, podendo optar pelo recebimento do dinheiro (se pago) de volta ou substituição por outro produto de mesmo valor ou não, desde que seja ressarcido ou empenhado o valor da diferença entre as partes. A Nota Fiscal também deve ser apresentada no ato da devolução. Se houver indícios de uso do produto ou não estiver acompanhado de sua nota fiscal e embalagem original, a devolução não será aceita.

Gil Vieira, 41 anos, professor universitário, especialista há 20 anos em imprensa, mídia, comunicação empresarial, marketing corporativo e estratégia de negócios, Limeira (SP).

2006-07-23 08:47:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

são de 3 dias. Isso é um acordo entre as lojas para dar . credibilidade a seus clientes, blz!!!

2006-07-22 18:58:16 · answer #5 · answered by Vitão 2 · 0 0

7 dias para devolução e 30 para troca, tudo sem muita burocracia, é lei do consumidor.

2006-07-22 10:51:10 · answer #6 · answered by fat boy 3 · 0 0

primeiro: a desistência deve ser motivada, isto é, o produto deve apresentar algum tipo de vício, aparente ou oculto. Não se pode simplesmente comprar e depois se arrepender e querer devolver. Vc pode até conseguir trocar por outro produto da loja.

No caso de vício aparente, de fácil constatação, vc tem 30 dias para reclamar por bens não duráveis, ou 90 dias, para bens duráveis. Quando o vício é oculto, de difícil constatação, o prazo inicia-se quando evidenciado o defeito. Observe que estes prazos ficam interrompidos se vc questionar ou abrir reclamação na loja, até a resposta que esta lhe der.

Segundo: uma vez levada a questão à loja, esta tem 30 dias para resolver seu problema. Caso isso não aconteça, vc poderá exigir: a troca do produto por outro da mesma espécie em perfeitas condições; seu dinheiro de volta; abatimento proporcional no preço.

No caso de compra de bens imóveis, o arrependimento do comprador faz com que ele perca o sinal dado na assinatura do contrato.

2006-07-21 10:38:28 · answer #7 · answered by Bonham 2 · 0 0

5 dias úteis. Você pode devolver caso o produto apresente defeito ou não antigir suas espectativas. ;-)

2006-07-21 09:55:39 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Cancelamento ou Troca de Produto sem Defeito

No caso de produtos que não apresentem vícios nem defeitos após a compra, será liberalidade da loja realizar a troca ou proceder ao cancelamento.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o direito de exigir a troca ou cancelamento de compra estão previstos em apenas algumas situações, descritas em alguns artigos:

- art. 49 - Desistência em sete dias se a compra (ou contratação) tiver sido realizada fora do estabelecimento comercial.

- art. 18 – Quando for constatado, em 90 dias, que o produto adquirido apresentou defeito e após 30 dias o fornecedor não conseguiu saná-lo.

-art. 35 – Quando não houver o cumprimento à oferta ( ex.: não cumprimento do prazo de entrega ). O consumidor poderá escolher entre: exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra.

Nos casos em que o fornecedor se compromete a proceder à troca (ou cancelamento), ele terá que cumprir com a promessa. Os valores a serem considerados deverão ser aqueles do efetivo pagamento, mesmo que o produto em questão, em decorrência de promoção, esteja sendo vendido por um preço mais baixo.

Cancelamento da Compra de Produto sem Defeito-Cobrança de Taxa

Na compra de produtos que não apresentem vícios ou defeitos será liberalidade da loja atender ao pedido de cancelamento.

Assim, quando o fornecedor aceita a desistência sem que a isto esteja obrigado, ele pode cobrar uma "multa", ou seja, uma porcentagem sobre o total da compra para cobrir suas despesas com o cancelamento.

2006-07-23 20:18:39 · answer #9 · answered by EduardoCruz.com 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers