English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-20 16:35:31 · 13 respostas · perguntado por raio de lua 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Os espíritas são pessoas como quaisquer outra. Já o espiritismo é como qualquer outra religião, com os mesmos defeitos, talvez um pouquinho mais hipócrita, porque pretende-se uma ciência, mesmo defendendo preceitos e dogmas diametralmente opostos à ciência, e por dizer que o espírita deve ter uma "fé racional" quando é uma religião baseada em dogmas como qualquer outra.

2006-07-20 22:44:39 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 2

Bem, eu sou espírita e posso falar disso bem a vontade. Inicialmente, quero dizer que o espiritismo não lida com fantasmas e sim fala da imortalidade da alma, da reencarnação, da pluralidade dos mundos e dos ESPÍRITOS (que somos nós TODOS, queiramos ou não), que não tem nada a ver com fantasmas. Em segundo lugar, quero dizer que em nenhuma obra da codificação ninguém achará a palavra KARMA e sim a expressão "Lei de Causa e Efeito", significado bem parecidos, mas de significantes bem diferentes. Espiritismo não tem dogmas, aliás, quem usou essa expressão pra definir o espiritismo, será que sabe o significado da palavra "dogma"? Creio que não.Se soubesse não usaria e não usaria mesmo, se conhecesseo mínimo de espiritismo. DOGMA é algo imposto como verdade absoluta pela fé cega e o espiritismo não impõe nada a ninguém, pois acredita no LIVRE-ARBÍTRIO e também a fé no espiritismo não é cega, mas é sim uma FÉ RACIOCINADA
Quanto à hipocrisia,ela é das pessoas, não da crença, da religião. Há espíritas hipócritas sim, assim como há evangélicos hipócritas, católicos hipócritas e também há os espíritas que não são hipócritas, os evangélicos que não são hipócritas e os católicos que não são hipócritas. Isso serve para qualquer religião. Hipocrisia, aliás, é fazer como os fariseus faziam, que criticavam sem conhecer o que criticavam. Mas creio que os fariseus não existem há séculos (ou será que ainda existem?)
Essa pergunta conseguirá uma variedade imensa de opiniões que dependerão dos que não crêem na reencarnação e na mediunidade, basicamente e dos que SABEM que a reencarnação e a mediunidade SÃO FATOS.
Por isso, por tudo que expus acima, afirmo que os espíritas são pessoas não perfeitas, como todas as outras também não são, mas que sabem que "reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar as suas más tendências."

PS: boa a resposta dada por Lair S.

2006-07-21 03:06:47 · answer #2 · answered by Jorge Murta 6 · 0 0

As pessoas são livres para fazerem suas escolhas, e a escolha da religião é um direito de todos, onde devemos respeitar cada um, como queríamos que respeitassem a nós mesmos...
O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

2006-07-20 23:48:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Gostaria que o senhor lord expusse quais os preceitos dogmáticos defendidos pelo espiritismo?Diz a doutrina ser hipócrita,concordo que dentro do movimento espirita como em qualquer atividade da sociedade existem os hipócritas,mas não seria hipocrisia tb falarmos de algo que não conhecemos?A ciência não nos pede para estudarmos,analisarmos,observarmos,tecer tese,para que com o tempo venham a se mostrar verdadeiro ou falso aquilo que nos foi alvo de observação.Assim para não agirmos como hipócritas,observemos o espiritismo,realmente o estudemos de forma metôdica,como todo o estudo sério requer,e assim,exerçamos o nosso direito sagrado de aceitá-lo ou rejeitá-lo antes disso,tudo é hipocrisia.

2006-07-20 23:18:00 · answer #4 · answered by Lair S 4 · 0 0

Bem, o Espiritismo não é melhor ou pior que nenhuma religião.
Ser espírita não é fácil, pois, conforme o Evangelho Segundo o Espiritismo, este, o Espiritismo, é o grande consolador que veio para aquietar os seres humanos. É o mensageiro das boas novas, aquelas, preditas pelo Cristo. Assim, ser espírita é ser cristão, por isso a complexidade.
Ao contrário do que rotulam por aí, o Espiritismo não tem nada a ver com o Candomblé ou Exorcismo, assim como também não tem nada contra essas liturgias. O Espiritismo é ciência, religião e filosofia, embasados nos preceitos cristãos, como amar e respeitar o próximo.

2006-07-20 16:58:57 · answer #5 · answered by patricialinsdepaula 2 · 0 0

Somos pessoas iguais as outras, que acreditam num ser supremo - Deus - pai de misericórdia e amor. Diferente de outras religiões, acreditamos que essa não é a única oportunidade de aprender: vivemos, morremos e tornamos a viver através da reencarnação.
Acreditamos que estamos aqui por um propósito divino que foi acordado antes de nascermos e que precisamos cumprí-lo, sanar pendências de outras existências.
Nossa religião prega a paz, a tolerância, o amor, a bondade e a caridade para com nossos irmãos.
Pensamos que um pai jamais iria querer que seu filho sofresse eternamente por seus erros, pelo contrário, o pai misericordioso acredita sempre que seu filho pode avançar, evoluir sempre. Não podemos, no entanto, olhar somente para este espaço-tempo: vivemos outras histórias, em outras épocas e o que nos acontece hoje é reflexo de todas as reencarnações que vivemos. Se sofremos hoje por não ter algo, será que em outros tempos não tínhamos demais e não soubemos fazer bom uso desses recursos?
Por que em certas famílias os irmãos não se entendem, não se toleram e se estes membros pudessem, não escolheriam outros lares para viver? Não seriam pendências anteriores que travamos com essas pessoas e nos foi dada a oportunidade de rever esses conceitos?
Os exemplos são inúmeros e estão a nossa volta para os apreendermos. Observe, reflita e verás que coincidências não existem....
Leia o Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, mesmo que seja por curiosidade. Mas podes te surpreender...
Paz e Bem a todos....

2006-07-20 16:54:00 · answer #6 · answered by Bióloga capixaba 6 · 0 0

Sobre as pessoas nada tenho a falar, mas sobre a doutrina posso falar um pouquinho sim, afinal, sou espírita cardesista. É uma excelente doutrina como qualquer outra, agora o que me magoa profundamente são os comentários de pessoas que não tem um determinado conhecimento da doutrina e acabam se tornando desagradáveis em suas opiniões. Até virtualmente é preciso haver respeito. É isso!

2006-07-20 16:51:05 · answer #7 · answered by Dinameiry Bacelar Ferreira F 2 · 0 0

Seres capazes de transformar o Mundo em busca de um só ideal. São desprovidos de sentimentos ganaciosos, buscam sempre a perfeita sincronização entre espirito e materia

2006-07-20 16:47:26 · answer #8 · answered by parisiensebr 2 · 0 0

Não quero dizer mais nada além disso: A evolução espiritual Existe. jesus não é estático Ele é dinamico. portanto nós também somos Dinamicos, precisamos Evoluir.
Assim como jesus continua a trabalhar na Obra do Pai, assim
o homem mortal precisa evoluir espiritualmente. A lei da evolução espíritual é um fato. - Ficar acreditando numa pseudo salvação, isso é INDOLENCIA ESPIRITUAL. É realmente a segunda Morte.

2006-07-20 16:46:43 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Sou católica, portanto não acredito em reencarnação, mas respeito os espíritas porque são pessoas que buscam o amor , a humildade e a caridade. Todos os espíritas que conheço, dão lições de caridade . São muito desprendidos e ajudam muito as outras pessoas, o que os deixa muito próximos de Deus.

2006-07-20 16:46:22 · answer #10 · answered by NanaMT 3 · 0 0

espíritas são as pessoas que seguem os ensinamento espíritas, nada a ver com fantasmas e coisas do gênero.
Para os espíritas a vida aqui na terra é somente uma passagem para outros níveis e que estamos aqui para aprender. A morte não encerra tudo porque depois da morte a vida continua, podemos reencarnar novamente e seguir aprendendo até atingir os níveis mais altos.
Para o espírita a única forma de crescer espiritualmente é fazendo o bem, e espalhar o amor.
Acreditamos que temos guias e guardiões que selam pela nossa vida, mas não interferem nela.

2006-07-20 16:44:33 · answer #11 · answered by Gil 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers