Realmente essa é uma pergunta muito interessante que vem a cabeça várias vezes. Já que querem realmente acabar com os acidente, porque não votar uma lei que proíba a fabricação de carros de grande potência ou com limitadores de velocidade?
Bem, vamos aos pontos:
1 - A legislação de trânsito no Brasil tem algumas variações de velocidade onde a velocidade em Rodovias interestaduais podem ser maior que 100 km/h (na verdade maior que 110 km/h o que é mais normal). Portanto não adiantaria colocar um limite para 110 km/h (ou mais) sendo que existem vias de 40 km/h.
Bem, claro que, de qualquer forma, reduziria os acidentes, pois em algumas vias de 40 km/h existem pessoas que andam a mais de 110 km/h, porém não resolve o problema definitivo.
2 - Locais adequados para velocidades superiores. Bem, existem pessoas que compram o carro para eventos, ou mesmo demonstrações, shows, andar no autódromo (não profissionalmente) e etc.. Nesse caso, como ficariam essas pessoas? Como poderiam adquirir veículos desse porte?
Por exemplo posso citar uma experiência pessoal: Gosto de motocicletas e existe um mini campeonato (regularizado) aqui em Brasília o qual consiste na corrida com a moto original de fábrica. Somente é necessário que seja acima de 600cc. Chama-se "Super sport". A moto que regularmente eu ando nas ruas na velocidade limite regularizada pela lei eu também utilizo no campeonato.
3 - Conforto. Existem pessoas que seguem a linha do conforto, colocando que quanto maior a potência, maior o conforto, mesmo em velocidades baixas. Isso não deixa de ser verdade, pois o carro não perde velocidade na subida, mantém uma velocidade estável na reta, facilita ultrapassagens etc. É um bom ponto.
4 - Impostos, empregos e multinacionais. Acho que esse é o ponto mais importante de todos. Os outros são somente para "encher lingüiça" heheheh.
Na verdade todos os carros com maiores potência vem acrescidos de preços mais altos. É só comparar um carro 1.0, para 2.0, por exemplo. Com preços mais altos as multinacionais ganham mais dinheiro, o governo mais imposto e necessita de mais mão de obra (empregos).
Bloqueando a fabricação de carros com maior potência, todos perderiam no final.
Os usuários teriam que se satisfazer com carros iguais a de todo mundo (o que seria horrível). Não teriam mais disputas tecnológicas para deixar o carro mais nível, ou o motor mais potente com menores recursos e etc.... Realmente a tecnologia diminuiria muito.
Temos também a indústria da multa. Hoje está na moda em todo o Brasil (e que se diga em Brasília) os famosos "pardais" os quais flagram os motoristas que estão em velocidade superior a permitida no local e lhe cobram uma multa que varia de R$ 127,00 as mais de R$ 500,00, dependendo da velocidade. Realmente ninguém quer perder essa bocada que gera milhões de Reais anualmente.
Finalizando então tudo é DINHEIRO. Quando alguém muito poderoso corre o risco de perder dinheiro, a coisa não se realiza, mesmo que seja para o bem de outras pessoas.
Esse discurso não está concluindo que é bom ou ruim, até porque a minha opinião pessoal é que não deva proibir mesmo, porém, realmente diminuiria bastante os acidentes de trânsito.
Abraços e desculpe o livro.
2006-07-20 14:53:26
·
answer #1
·
answered by Vinícius Caniço 2
·
1⤊
0⤋
por que essa lei é federal e não mundial.
os carros que vão o u que vem de outro paises onde alguns nem limite de velocidade tem.
e em estradas privatizadas é permitido andar a 120 km por tanto seria irreal construir carros tão fracos
2006-07-21 01:26:16
·
answer #2
·
answered by Eu 3
·
0⤊
0⤋
Exatamene para se ganhar dinheiro fácil com multas, senão como se iria multar por excesso de velocidade.
2006-07-20 14:46:49
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha, pelo fato de que um carro com uma velocidade mais alta ter melhor desempenho em situações mais difíceis, como uma subida íngreme, uma ultrapassagem, etc. É impossível, por exemplo, fazer um carro com excelente desempenho em subidas e ultrapassagens e com boa aceleração com um motor que não consiga fazer mais do que 100 km/h.
Alguns veículos contém limitador de velocidade ajustado pelo motorista e outros contém aviso sonoro ou visual indicando que a velocidade máxima foi excedida. Mas nesses casos, os motores funcionam normalmente até chegar à velocidade máxima selecionada. Depois disso, bloqueia-se o acelerador, por exemplo.
2006-07-20 14:25:27
·
answer #4
·
answered by Luis Alfredo Barbosa 6
·
0⤊
0⤋
No Brasil existem rodovias que permitem uma velocidade de 120 km/h. Fora dele existem lugares, principalmente na Europa, em que não há limite de velocidade, existindo uma velocidade mínima para se entrar. Na Alemanha são as conhecidas "Autobahn"s (o plural em alemão é Autobahnen).
Como nenhum carro atualmente fabricado no Brasil é de origem brasileira todos os fabricados atualmente podem ultrapassar 120 km/h.
2006-07-20 14:24:45
·
answer #5
·
answered by Diogo 2
·
0⤊
0⤋
Ter um carro potente não significa que temos de usar toda a sua potência quanto à velocidade. Um carro potente é mais eficiente nas ultrapassagens, nas subidas, principalmente se ele está carregado de passageiros e bagagem. Portanto, é possivel aproveitar de outras formas o potencial de um carro com bom motor sem ter necessariamente de andar velozmente.
2006-07-20 14:20:48
·
answer #6
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Bom...um dos motivos pode ser alguma emergência de se precisar chegar a um hospital muito rápido...coisas desse tipo.
2006-07-20 14:19:59
·
answer #7
·
answered by renapoletano 5
·
0⤊
0⤋
esta pergunta meu faz a muito tempo, e eu tambem.
2006-07-20 14:18:46
·
answer #8
·
answered by Informante 2
·
0⤊
0⤋