Tanto na visão religiosa quanto na visão científica, o sentido da vida é um só, EVOLUIR. Na visão religiosa, o Criador criou a matéria e o espírito, quanto mais próximo o espírito estiver da matéria, mais longe estará do Criador, como Esse é perfeito, inclusive na sua bondade e julgamento, determinou que os espíritos devessem evoluir gradativamente para que um dia cheguem a perfeição, longe da matéria. Da mesma forma é a visão científica. Os organismos mais primitivos surgiram de maneira que com o passar do tempo se adaptassem as mudanças de clima, pressão e temperatura para que pudessem evoluir e se desenvolver. Se hoje não temos tanto pêlos como os nossos ancestrais é graças a evolução, que tanto intrigou Darwin. Veja bem, o mapeamento do DNA humano e as experiências com células tronco, nada mais é doque o caminho para a perfeição do homem. Porém, é interessante lembrar que assim como os dinossauros os seres humanos irão desaparecer um dia. Não é pessimismo, é fato. Faz parte da evolução, nascer, crescer, multiplicar e morrer. Quando não mais existir o homem, certamente existirá outro ser de igual importância para a continuidade da vida. Esse é o sentido da vida. E sobre a sua segunda pergunta, talvez o mais importante não seria perguntar se o "nada" faz diferença, e sim se faz diferença a VOCÊ.
2006-07-19 18:24:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
São questões que nem os religiosos, muito menos os cientistas descobriram, e pior do que isso, criaram hipoteses absurdas, calcadas em cima de teses e concepções egoístas.
"A verdade é única, apesar dos sábios a verem como muitas."
(Hipócrates)
Realmente, a verdade é uma busca para a vida inteira, apenas pessoas com inquietudes na alma chegam a respostas satisfatórias. A maioria se satisfaz naquilo que ouve de outros. É mais fácil aceitar o que já está estabelecido, o difícil é ter coragem de buscar o oculto. O difícil é não desistir desta busca, não sucumbir ao acaso. Os indivíduos, se baseiam em regras, normais, leis e doutrinas ditadas por pessoas que não conheceram, e que foram passadas de boca em boca. Existem, sim, Escrituras Sagradas, baseadas na Verdade Universal. Toda doutrina baseada no amor absoluto é autêntica, mais escrita em chaves, por mestres para iniciados. Foram escritas em chaves com o propósito de que pessoas não preparadas não tivessem acesso. A Doutrina de Budha, O baghavad Gita de Krishna, A Bíblia Sagrada do filho de Deus, Jesus; assim como o Alcorão, o Livro Tibetano dos Mortos, e muitos outras estão escritas em chaves. Por isso a maioria das religiões atuais não buscam a fundo a verdade, acabaram por moldar as doutrinas as suas concepções egoístas, aquilo que satisfaz suas vontades.
Imaginemos Deus. Muitos acreditam, muitos duvidam, muitos negam. Negar Deus é cair no acaso, na fatalidade. Cada qual vê Deus de uma forma. O Budismo o via como uma força suprema, O Hinduísmo como Brahma, Maomé como Alá. Mais no fundo Deus é Deus, uma força criadora, compassiva, jamais ciosa. Por exemplo, os Satanistas odeiam Deus, mais não o negam, pois se o negassem, estariam negando a existência de Sataniel, o anjo renegado.
Daí, vc me perguntará: "Mais não respondeu minha pergunta?!"
A pressa é inimiga da perfeição, nada é dado de graça e fácil. Tudo temos que buscar por dentro, bem no fundo, com FÉ E FORÇA-DE-VONTADE: "Conheça-te a si mesmo e conhecerá o universo.
O segredo não se esconde na mente. A mente escraviza. A mente enganou o homem durante séculos, e agora perto do fim, continua a enganar. A mente alimenta o desejo, este, todas as nossas desgraças: fome, pestes, guerras, ódio, violência, etc. Na mente está o Anti-cristo, aquele que crucificou Jesus. Na mente se esconde o egoísmo humano, caucado no desejo. Enquanto o homem cobiçar a verdade, estará longe dela. Deus não deveria se chamar Deus, e sim, AMOR. O amor não se encontra na mente, e sim, no coração. Na mente estão nossos defeitos psicológicos: ira, gula, inveja, cobiça, preguiça, orgulho e luxúria. Sendo a última a raíz de todo mal-humano. Enquanto carregarmos essa segunda natureza por dentro não estaremos preparados para conhecer o amor absoluto, a felicidade suprema.
Todo ser, desde a mais insignificante pedra até o mais exótico dos animais é perfeito, apenas ao homem falta algo. Daí ele estuda, trabalha, casa, tem filhos e ao final tudo que construiu na vida não passa de "castelos de pés-de-barro". O homem é vazio. Tenta negar isso, buscar no desejo algo insaciável. Por mais que tenha, continuará querendo, querendo... mais o vazio cada vez se tornará maior. Eis a busca espiritual, eis a iluminação, eis a iniciação. Assim nasce um iniciado. Do sofrimento, do sentimento interno de se sentir um nada, de não ver nas coisas materiais da vida algo transcedental. Aceitar a existência de Deus é uma coisa, agora se basear nisto como uma doutrina para toda vida é outra. Por que então, fomos feitos a imagem dele? Mistério! Se Deus realmente é amor, porque então sofremos? Porque uns são ricos, outros pobres, alguns nascem defeituosos, outros belos? Se fosse pelo acaso, isto tornaria Deus um ser "cioso", sem escrúpulos.
O ser-humano escreve sua própria história. A lei de Deus é o livre-arbítrio. Com a morte o que sobram são apenas somas: karma e dharma. Pagamos pelo que devêmos e recebemos por aquilo que fizemos: as obras. Mais... se fosse só isso, ainda não responderia a nossa semelhança com Deus. Se fosse apenas isso, estaríamos a merce das consequencias, da mecanicidade da natureza, das mãos de um Deus ditador. Acreditar que num simples gesto de aceitar Deus como o ser todo-poderoso é a verdadeira salvação, é cair no equívoco, tentar buscar o fácil, acoplar ao nosso egoísmo a divindade de Deus. Se fosse tão fácil assim, porque Jesus diria que o caminho é apertado, estreito e cheio de espinhos? Jesus diz claramente na Bíblia que para onde ele vai, só ele poderá ir. Perguntado por Pedro, o mais exautado dos apóstolos, como eles, então encontrariam a salvação, jesus diz o seguinte: "Quem quiser vir depois de mim, que venha. Negue a si mesmo, pegue sua cruz dia após dia e me siga. E de o ensinamento de graça, pois tem sido de graça quem tens recebido." Eis o caminho secreto de Budha, de Krishna, de Maomé. A igreja católica, assim como as ceitas evangélicas se baseiam na seguinte passagem:"E todo aquele que cre em mim, será salvo." Pegaram isso como ensinamento supremo do Mestre. E o resto da Bíblia? Quem hoje em dia busca negar a si mesmo? Quem busca o conhecer a si mesmo?
"A muita virtude nos malvados, e muita maldade nos virtuosos."
O delito se faz santo, se esconde por trás dos muros dos templos, das igrejas. O delito engana o próprio homem, não a Deus. O delito criou uma rede comercial enorme sobre as palavras santas dos mestres. Principalmente sobre as Escrituras Sagradas dos Apóstolos de Jesus. Muita coisa foi tirada pela própria igreja, dos testamentos, muitos evangelhos foram destruídos. A intenção da igreja desde o começo foi manipular as massas, não ensiná-las a salvação. Pelo contrário, usaram as idéias do ensinamento para atemorizar os cristãos. A dois mil anos o homem é escravo da igreja, e escravo da religião. Jesus não veio em nome de nenhuma religião, de nenhum credo, não trouxe nenhuma doutrina. Jesus veio ensinar o amor verdadeiro. Jesus não veio para fincar leis, se não, por misericórdia de Deus. Jesus veio em nome da verdade, para ensinar aos filhos de seu pai que havia algo maior em suas vidas. Que não estavam jogados ao ocio, ao acaso.
Todo aquele que buscar a verdade sinceramente encontrará a verdade. Todo aquele que encontrar a verdade, beberá em sua fonte. E alimentado da verdade se tornará um sábio. Se tornando um sábio, encontrará a Deus. Encontrando Deus entenderá o significado do AMOR ABSOLUTO. Para isso é preciso muita fé, força-de-vontade e principalmente arrrependimento sincero. Precisamos entender que somos o pó do lodo da terra. Temos que abrir mão do nosso amor-próprio, de nosso orgulho, e principalmente do nosso egoísmo. Mais entenda: isto é apenas o começo. O caminho é apertado, estreito e cheio de espinhos.
vou lhe deixar meu email: cosmozotz_heart@hotmail.com
fique com Deus, e não desista de sua busca.
tenha humildade e fé, e suas dúvidas caírão desmoronadas a seus pés.
sidney
2006-07-19 19:48:01
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O começo de tudo é a origem da vida. Vc deveria ter feito este questionamento quando não permitiu que todos os outros concorrentes à vida que agora questiona, fossem derrotados por vc. Vc competiu com um elevado número de espermatozóides para fecundar um óvulo! Vc venceu! Vc obteve sucesso! Se houve responsáveis pela sua vinda a este mundo, vc foi o maior dentre todos. Aqui encontraste pessoas que se responsabilizaram por vc. Muitos filhos em rebeldia, questionam aos responsáveis por sua criação, que seus pais são os responsáveis por terem nascido. Hipocrisia; eles deveriam não ter vencido a competição da fecundação isso sim! Deveriam é ter permitido que outro tivesse vencido. Demonstram é serem covardes aos obstáculos encontrados no dia a dia da sobrevivência. Está escrito que para chegar ao reino dos céus, tem que passar pela porta estreita. Por acaso para vir ao mundo em condições normais, também não foi com dor, sofrimento e dificuldades. Da passagem uterina para esta vida por acaso também não foi estreita? Este mundo pode ser o nosso deserto. Deserto que podemos chamar de vazio. Vazio que teremos de preencher e que só os competentes têm projetos de vida a apresentar. O nada é o reflexo da incompetência. Os que nele se alojam desfrutam ver passar os bens sucedidos. É o terreno estéril, infértil a ser degradado pelo tempo, ao mesmo tempo daqueles que souberam preencher cada um o seu espaço vazio de quem plantou, e cuida, enquanto espera a época da colheita. Se passar muito tempo pensando no que fazer. Este tempo perdido causa um vazio e talvez não haja mais tempo de concluir seus projetos. Continue lutando. A derrota é um aprendizado para vitórias; não é desonra. Mesmo com ela não permita o vazio. Hoje, o nada,o vazio , chama-se depressão. Que Deus te abençoe.
2006-07-19 19:39:39
·
answer #3
·
answered by Semelhante 1
·
0⤊
0⤋
Creio que o sentido da vida seja simplesmente vivê-la. Sem pensar muito sobre isso. Quando aprendemos como as coisas funcionam, elas podem acabar perdendo a graça. A magia da vida está nas coisas que acontecem ao nosso redor. Por exemplo, quando estamos pensando em alguém e de repente essa pessoa nos visita. Ou quando um sonho se realiza.
Por outro lado, é difícil ver o sentido da vida quando muitas coisas acontecem aparentemente "sem sentido." Como explicar um jovem morto em um assalto quando voltava do trabalho ou da faculdade? Uma pessoa que estava cumprindo com suas metas e objetivos, e abruptamente arrancada da vida. Que sentido isso faz? Será que sabemos? Se entendêssemos o real sentido da vida será que explicaríamos esse e outros fatos?
Em conclusão, o sentido da vida pode estar no que fazemos dela. As coisas parecem ser um misto da direção que damos as coisas que fazemos com as conseqüências desse atos.
2006-07-19 18:13:24
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O sentido da vida é a felicidade.
A diferença existe por seus opostos. O contraponto do nada é o tudo. E só existe o nada porque existe o tudo. E esse tudo só depende de você, assim como o nada também.
Parece complicado, né?
Mas é assim que tem que ser pra vida ter sentido. Tudo na vida só existe por que ocorre o seu contrário. Só existe a luz porque há a escuridão; O som existe porque tem o silêncio pra sabermos dele. Sabe por que existe o não? Por causa do sim. Se não acontecesse o sofrimento não saberíamos o que é a felicidade. Não daríamos valor a ela nem a nada que existe. E assim é com todas as coisas na nossa vida. Portando digo que o "nada" existe e faz diferença sim!
Você não sabe o sentido de sua vida? Todos têm o seu sentido.
2006-07-19 18:03:43
·
answer #5
·
answered by Eu_Psic 2
·
0⤊
0⤋
O sentido da vida eh o aprendizado,eh de melhorarmos atraves de experiencias q Deus nos dah a cada dia rumo a perfeicaum.Deus criou todos os seres simples e ignorantes,ele poderia ter dado jah a felicidade para todos,mas ele eh soberanamente bom e justo e quer q a gente mesmo consiga(essa ideia de Deus ter criado os anjos eh depois os homens eh falsa,anjos saum seres como a gente soh q mais evoluido moralmente do q a gente)atraves de muitas vidas Deus nos dah condicoes para corrigir as nossas imperfeicoes.E jah q nos somos eternos,eh preciso passar por todo tipo de experiencia,por isso q ha pessoas q nascem rica,outras nascem com alguma deficiencia,dependo do q as pessoas precisam aprender em varias situacoes diferentes...
Para saber mais,eu recomendo q vc leia os livros de Allan Kardec...
abraco
2006-07-19 18:02:54
·
answer #6
·
answered by Jnr 2
·
0⤊
0⤋
pois é em qual o sentido da vida. fiz essa pergunta a mim mesmo aos 17 anos de idade. e quer saber a minhas resolução? tive a triste resposta que o sentido da vida é nada. nada mesmo. e ja prestou atenção se nem o nada existisse o que existiria.
bem foi ai que começei a me tocar que tudo o que eu fisse aqui na terra pára mim mesmo não iria fazer a minima diferença quando eu partisse.
foi ai que Deus entrou realmente em minha vida. me deu um sentido para viver e hoje olho para mim mesmo e reconheço que eu não sou nda e tudo o que tenho é do Senhor.
na realidade o real sentido da vida é adorar a Deus só isso que importa.
2006-07-19 17:56:59
·
answer #7
·
answered by Etutoriais.net 7
·
0⤊
0⤋
Acredito que todos nós estamos aqui por algum motivo, ou melhor sinto que todos nós temos uma missão na vida. Seja ela de ajudar os outros, contribuir com algo melhor para a sociedade, enfim seja ela qual for, não estamos aqui por acaso. Afinal se não tivesse nenhum sentido nossa vida, não faria diferença nossa existência. Eu tenho buscado não ser só mais uma na multidão. Espero que você encotre suas repostas.
2006-07-19 17:45:32
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o sentido da vida é exatamente procurar uma razão para viver
se não fosse a vontade de procurar estabilidade não teríamos a oportunidade de crescer se não fosse a nada de que venhamos
não procuraríamos algo então
o sentido da vida é a realidade que procuramos e naquilo que acreditamos independente de religião
e o nada é essencial para que possamos buscar um sentindo para vida
resumindo o nada é que nos faz buscar o sentido da vida
2006-07-19 17:38:56
·
answer #9
·
answered by mara 2
·
0⤊
0⤋
Creio que nossa vida tem um sentido sim, seria muito vazio passarmos por aqui e depois nada, sem contar que e só olhar para a natureza, os animais, e por que não os homens, para nos dar conta de não poderiam surgir do nada. Mesmo que se creia no evolucionismo e não no criacionismo, evoluímos de algo que foi criado por uma entidade (em minha opinião) DEUS, que é o principio de todas as coisas, muitos negam ou têm dúvidas, (eu também tenho as minhas) por não aceitarem o que não é palpável, que não tenha um fundamento científico em sua explicação. Por isto a negação, resumindo a vida tem um sentido sim.
2006-07-19 17:38:42
·
answer #10
·
answered by Olivier Braz 2
·
0⤊
0⤋