São crianças muito ativas, mais agitadas do que o normal. Elas são assim tanto em casa quanto na escola. E o problema de hiperatividade pode vir associado ao problema de déficit de atenção (que se caracteriza por distração, dificuldade em se concentrar em uma tarefa...).
Alguns sintomas de pessoas com hiperatividade:
- freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;
- com freqüência abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
- freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isso é inapropriado;
- com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;
- está freqüentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor";
- freqüentemente fala em demasia.
Estima-se que cerca de 3 a 5% das crianças na idade escolar (mais ou menos de 5 a 10 anos de idade) apresentem hiperatividade e/ou déficit de atenção. Antes dos quatro ou cinco anos é difícil ser feito o diagnóstico, pois o comportamento das crianças nessa idade é muito variável.
As causas ainda não estão estabelecidas. Há alguns estudos sobre genes que poderiam ser causadores do transtorno. Também lesões neurológicas mínimas (impossíveis de serem vistas em exames) que ocorreriam durante a gestação ou nas primeiras semanas de vida, são sugeridas como possíveis causas. Outra possível causa: alterações das substâncias químicas cerebrais (neurotransmissores).
2006-07-19 14:12:41
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
2⤊
0⤋
Sou pedagoga e pela minha experiência (confesso que não é enorme) e pelas correntes teóricas as quais me insiro, são raros, muito mesmo o caso de crianças com hiperatividade. Atualmente as informações vem numa velocidade muito mais rápida do que há pouco tempo atrás, assim, as crianças são continuamente expostas à velocidade e efemeridade de acontecimentos. O que ocorre, em proporções muito maiores do que se pensa, é que os cursos de formação docente não dão conta de como são as crianças hoje em dia e qualquer manifestação de energia é vista como um desvio da norma. Portanto, por favor, não medique seu filho ou filha! A doença da moda em crianças é a hiperatividade! As crianças ditas hiperativas são crianças inteligentes que devem ser tratadas como tal e não sendo dopadas (como já vi bastante) inibindo sua capacidade de aprender.
2006-07-19 22:26:19
·
answer #2
·
answered by lele 1
·
0⤊
0⤋
Olá.
Se você está preocupado com seu filho (ou filha), antes de mais nada, saiba que apenas o fato de você estar se informando já é um grande passo.
Hiperatividade pode ser analisada de diversas formas. Não se deve confundir uma criança hiperativa de uma criança ativa e feliz. Apenas pular e fazer barulho não é sinal de hiperatividade.
Para ser sincero, minha sugestão é que você converse com um especialista (Psicologo ou Psiquiatra, em caso de TDAH) no assunto.
Como portador de TDAH, posso lhe GARANTIR que tratar o transtorno desde a infancia pode trazer diversos beneficios tanto para a criança quanto para a família.
Desculpe não ter respondido exatamente a sua pergunta, mas este é um assunto que me chamou a atenção.
2006-07-19 21:05:21
·
answer #3
·
answered by Mr. S 3
·
0⤊
0⤋
Olha tenho um filho hiperativo, para mim é uma criança, com um pouco mais de gás que as outras. qdo consultei o pediatra ele me disse q eu poderia escolher medicá-lo ou esperar ele completar 5 anos, para ver como estaria a hiperatividade, preferi, esperar, e olha valeu, pois sem nenhum medicamento, ele está bem mais tranquilo agora.
2006-07-19 21:04:18
·
answer #4
·
answered by Nani 1
·
0⤊
0⤋