English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-18 08:17:24 · 11 respostas · perguntado por Luca 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Não é fácil escrever sobre Jesus. Muitos já o fizeram, e a opinião corrente é de que descreve-Lo é como desvendar um mistério.

Comecemos pelo fato de que grandes historiadores da época, não o cita, ou quando o cita, não o faz com tanta eloqüência em suas narrativas históricas, como que O ignorando, ou relegando a segundo plano.

Isto não combina com sua importância e grandiosidade e feitos extraordinários por Ele realizado. Este silêncio ou falta de interesse histórico contemporâneo incomoda muitos cristãos e alimenta grande horda de céticos.

Sabemos que Jesus, dividiu nosso período histórico em antes e depois dEle. Entretanto, a pergunta "Quem era?" Ou ainda, "Quem Foi Jesus?", permanece.

Esta questão é intrigante. Respondê-la levanta, algumas outras dezenas de questões. Ao falarmos que era um homem, temos que explicar, por exemplo, que tipo de homem, que poderes o cercavam, e como indaga os contemporâneos, assim o fazemos: "Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar obedecem?" (Mateus 8:27).

Já em seu tempo, houve quem fizesse perguntas a respeito do assunto. O próprio Jesus se interessou nas respostas que davam a esta questão. "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?" (Mateus 16:13). Além disso, pediu a cada discípulo que o definisse dizendo: "E vocês, quem dizem que Eu Sou?" (Mateus 16:15).

O próprio Jesus, nunca respondeu diretamente esta questão, apenas deixou vestígios, pistas para pesarmos e tirarmos conclusões. Talvez não exista resposta para esta pergunta aqui neste planetinha azul. Alguns julgam que estamos errados em fazer estas inquirições. E se é mesmo assim, o mistério apenas aumenta.

Jesus quando falou quem Ele era disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6); "Eu sou a luz do mundo" (João 8:12); "Eu sou o pão da vida" (João 6:35 e 48); "Eu sou a porta... Eu sou o bom pastor..." (João 10:9 e 11); "Eu sou a videira verdadeira..." (João 15:1). Estas palavras não respondem as questões: Quem é Jesus? Quem era Jesus?

Os homens de seu tempo também faziam muitas outras indagações quanto a sua pessoa, suas atitudes, sua sabedoria, sua instrução, seus poderes. Ele levantava dúvidas até mesmo naqueles que o viram crescer, a ponto de muitos indagarem: "Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos?" (João 6:42).

Admiração. Incredulidade. Atração. Fascínio. Estes e muitos outros sentimentos e ações eram despertos por onde Ele passava e falava. Muitos que o viram crescer se admiravam perguntando: "Donde veio a este a sabedoria, e estes poderes miraculosos?" (Mateus 13:54)

Pelos relatos evangélicos pouco se sabe, ou pouco se pode inferir para responder a esta questão. Temos poucas revelações sobre este homem misterioso. Pelo texto evangélico, notamos que alguns sabiam. Entretanto, "Jesus ordenava severamente para não dizerem quem Ele era (o manifestasse)". (Marcos 3:12) Assim, deduzimos que a verdade sobre quem era Ele, não se tem.

Sabemos, porém, que havia uma aura de mistério em sua pessoa. Havia um segredo que segundo Ele, seria revelado, "Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão quem Eu sou..." (João 8:28).

Quando fora perguntado diretamente, a ele mesmo, para sermos redundante e repetitivo, "Quem és tu?" ele apenas disse: "Isso mesmo que tenho dito desde o principio" (João 8:25) Mas o que foi mesmo que Ele disse desde o inicio? Não temos relatado. Todavia, temos a indagação de seus adversários: "Quem é que pretende ser?" (João 8:53), ou em outras traduções apenas diz: "Quem te fazes tu ser?" que dá no mesmo.

As dúvidas sobre a pessoa de Jesus o conduziram ou contribuiu para sua execução. "Se tu és o Messias, dize-nos!" (Lucas 22:67) Pediam as autoridades. "Tu és o Filho de Deus?" (Lucas 22:70) Indagavam outros. O que podemos dizer para responder a esta pergunta, (Quem era ou quem Foi Jesus?) é o seguinte testemunho registrado por Mateus:

"E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus." (Mateus 27:54) Esta percepção por si só basta e responde.

2006-07-18 08:31:42 · answer #1 · answered by Ana L 1 · 2 2

Jesus nunca existiu. É um personagem de ficção descrito num velho livro recheado de parábolas chamado Bíblia, e que poucas pessoas inteligentes levam a sério hoje em dia.

2006-07-20 03:07:27 · answer #2 · answered by Ladino 3 · 0 0

Jesus não foi Ele é!!!
Ele é Deus...
E quem é Deus???

Bom... Não existe palavras para descrever Deus...

Amor é uma palavra muito pequena...

Deus é pra mim o Amor, a Paz, a Confiaça, a Perseveraça, o Carinho, mais principalmente o Infinito...

Infinito no Amor, na paz.... e em tudo oque há de bom...

Deus é Humildade, ele se fez homem para estar entre nós e ser o caminho à Ele.

Ele se Faz Pão para alimentar nossa alma, e fortalecernos das Fraquesas...

Ele é a Vida...

Ele é Jesus...

Ele é um Espirito Santo...

Enfim...
Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida....

Que a Paz de Jesus e o Amor de Nossa Mãezinha estejma conosco...

2006-07-18 18:02:34 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Foi o maior d todos os homens....
Deu sua vida por nós....
O unico q conseguiu resisitir as tentações.....
o unico q cumpriu todas as suas promessas...
operou milagres..........
Mostrou como amar o proximo.....
viver em harmonia.......
E o principal ele é o Filho d Deus !!!!
Aguarde e prepare-se pois ele Voltará........

2006-07-18 15:28:14 · answer #4 · answered by ** Thiiiii ** 1 · 0 0

nosso salvador

2006-07-18 15:27:24 · answer #5 · answered by pescador de almas 4 · 0 0

Filho de José e de Maria, Nascido em Belém à 2000 anos atrás.

2006-07-18 15:26:43 · answer #6 · answered by gatopreto 5 · 0 0

O Jesus que conheço não morreu não,ta la na esquina vendendo pão,mas JESUS CRISTO,fio um profeta e revolucionário que pregava a idéia que existia um só DEUS e que ele esta vivo.

2006-07-18 15:25:08 · answer #7 · answered by BIRILO 6 · 0 0

Meu vizinho. Gente finíssima, tem dois filhos, o Fábio e a adriana, mas ele ainda "é Jesus" pois não morreu. Porque pergunta? Você quer o telefone dele?

2006-07-18 15:23:01 · answer #8 · answered by Snake ! 2 · 0 0

nosso mano aê...

2006-07-18 15:22:52 · answer #9 · answered by KIFRAN 3 · 0 0

não sei,

2006-07-18 15:22:32 · answer #10 · answered by iskaprapeskapaku 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers