English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-18 06:44:15 · 17 respostas · perguntado por joanamartins2005@yahoo.com.br 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

Por que permite Deus o sofrimento?

A quem cabe realmente a culpa?

A culpa de grande parte do sofrimento cabe aos humanos. Eles travam as guerras, cometem crimes, poluem o meio ambiente, amiúde empreendem negócios motivados pela ganância, ao invés de se preocuparem com o próximo, e, às vezes, entregam-se a hábitos que sabem que podem ser prejudiciais à sua saúde. Ao fazerem tais coisas, prejudicam a outros e a si mesmos. Seria de esperar que os humanos fossem imunes às conseqüências de seus atos? (Gál. 6:7; Pro. 1:30-33) É razoável culpar a Deus por essas coisas que os próprios humanos fazem?

Satanás e seus demônios também têm parte na culpa. A Bíblia revela que muito do sofrimento se deve à influência dos espíritos maus. O sofrimento pelo qual muitas pessoas culpam a Deus não vem de forma alguma dele. — Rev. 12:12; Atos 10:38; veja também as páginas 355, 356, sob o tópico “Satanás, o Diabo”.

Como é que começou o sofrimento? Um exame das causas focaliza a atenção nos nossos primeiros pais humanos, Adão e Eva. Jeová Deus os criou perfeitos e os colocou num ambiente paradísico. Se tivessem obedecido a Deus, nunca teriam ficado doentes nem morrido. Poderiam gozar da vida humana perfeita para sempre. O sofrimento não fazia parte do propósito de Jeová para a humanidade. Mas Jeová disse claramente a Adão que o contínuo usufruto daquilo que Ele lhes havia dado dependia da obediência. Obviamente, tinham de respirar, comer, beber e dormir para continuarem a viver. E tinham de guardar os requisitos morais de Deus para gozarem da vida plenamente e serem favorecidos com tal vida para sempre. Mas, escolheram seguir seu próprio caminho, fixar suas próprias normas sobre o que é bom e o que é mau, e assim se desviaram de Deus, o Dador da Vida. (Gên. 2:16, 17; 3:1-6) O pecado conduziu à morte. Foi quais pecadores que Adão e Eva produziram filhos, e não puderam transmitir a seus filhos aquilo que não mais possuíam. Todos nasceram no pecado, com inclinações para o mal, com fraquezas que podiam acarretar-lhes doenças, com uma herança de pecado que com o tempo resultaria em morte. Visto que todos na terra hoje nasceram no pecado, todos nós sofremos de vários modos. — Gên. 8:21; Rom. 5:12.

Eclesiastes 9:11 diz que “o tempo e o imprevisto” também pesam naquilo que nos sobrevém. Podemos sofrer dano, não porque o Diabo o cause diretamente, ou porque algum humano o faça, mas por nos encontrarmos por acaso em determinado lugar no momento errado.

Por que não faz Deus alguma coisa para aliviar a humanidade? Por que devemos todos nós sofrer por aquilo que Adão fez?

Na Bíblia, Deus nos diz como podemos evitar muito sofrimento. Ele proveu os melhores conselhos sobre a vida. Quando aplicados, isto dá sentido à nossa vida, resulta em vida feliz em família, coloca-nos em íntima associação com pessoas que realmente se amam mutuamente, bem como nos resguarda de práticas que podem trazer muito sofrimento físico desnecessário. Se desconsiderarmos essa ajuda, será justo culparmos a Deus pela dificuldade que trazemos sobre nós próprios e sobre os outros? — 2 Tim. 3:16, 17; Sal. 119:97-105.

Jeová fez provisão para pôr fim a todo o sofrimento. Ele criou o primeiro casal humano perfeito, e com amor fez toda a provisão, de modo que a vida fosse agradável para eles. Quando deliberadamente deram as costas a Deus, tinha Deus obrigação de intervir para proteger os filhos deles dos efeitos daquilo que seus pais haviam feito? (Deut. 32:4, 5; Jó 14:4) Conforme bem sabemos, pessoas casadas podem ter as alegrias que acompanham a procriação de filhos, mas têm também responsabilidades. As atitudes e as ações dos pais influem nos filhos. Contudo, Jeová, como expressão de maravilhosa benignidade imerecida, enviou seu próprio Filho muito amado à terra para que desse a sua vida em resgate, a fim de prover alívio aos dentre a descendência de Adão que com apreço exercessem fé nessa provisão. (João 3:16) Em resultado, está aberta a todas as pessoas que vivem hoje a oportunidade de obterem o que Adão perdeu — a vida humana perfeita, livre de sofrimento, numa terra paradísica. Que provisão generosa é esta!

2006-07-18 06:56:03 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 3

Será que é para aprendermos respeitá-lo?

2006-07-19 03:50:07 · answer #2 · answered by Tonaárea 5 · 0 0

Por que pensar isso Deus criou homens e mulheres livres, não robôs. O que você espera da humanida que a cada dia se afasta de Deus, é dessa para pior!

2006-07-18 15:58:09 · answer #3 · answered by Márcio Aju 1 · 0 0

Se não sofressemos como é que nós aprenderiamos e nos fortaleceriamos?

2006-07-18 15:57:07 · answer #4 · answered by Ir. Francieudes 6 · 0 0

A religião espírita explica isso com a reeencarnação. O fato de você reencarnar, não o exclui dos males que fez em outra vida. Ou seja, sua conta continua debitando e acrescentando os "pontos de seus atos". Ela não zera e não recomeça. Fez algo de ruim na outra vida e não pagou, paga agora. Da mesma forma como acontece quando faz algo de bom - se não recebeu na outra, recebe agora tudo de bom que lhe faltou.
Essa é a explicação que o Espiritismo nos dá, a de que hoje você pode até ser bom, mas que na outra vida pode não ter sido e vice-versa.

2006-07-18 14:32:02 · answer #5 · answered by Sway 5 · 0 0

Pq ele nao pode interferir no livre-arbitrio.

2006-07-18 14:20:57 · answer #6 · answered by mestre 3 · 0 0

Deus não permite, somos nós que abrimos brechas para que
essas coisas aconteçam.

2006-07-18 14:09:11 · answer #7 · answered by 6 · 0 0

Deus jamais permite que as coisas ruins nos aconteça, quem permite que isso venha ocorrer sobre nossas vidas é o maligno ou seja o diabo, pq Deus nos colocou nesta vida para que tenhamos vida e vida com ambundancia, e para sermos mais que vencedores em Cristo Jesus.
Por isso não pense jamais que Deus coloca coisas ruim em sua vida!
E se v acha que tem algo ruim em sua vida peça ao Senhor que ele cuida de vc. peça Ajuda-me , Senhor Deus meu salva segundo a tua misericordia - Salmo 109-26

2006-07-18 14:08:10 · answer #8 · answered by Ana L 1 · 0 0

Olá, joana.É ledo engano pensar que Deus permite srem os seus filhos amados atomentados pelo mal.Pudesse Deus intervir!Ocorre que nem todos os filhos de Deus são merecedores da sua proteção.Creio que na vida de um cristão muitas coisas estão em jogo para sermos abençoados ou amaldiçoados.Um simples exemplo é na escola:Lembras daquela prova difícil em que vc tirou uma nota não satisfatória?Pois é, será que isso ocorreu porque vc não estudou, nao se esforou o suficiente?Ou será que Deus merece ser culpado por todos os erros que vc cometeu na prova?Acredito que Deus enviou um Consolador, um Ajudador que é o Espírito Santo.Este tem por função ajudar àqueles que estiverem em perfeita comunhão com Cristo e com o Criador.Ele está sempre atento para nos lembrar daquilo de que necessitamos.Está sempre pronto para nos dizer o que é certo ou errado.Ele é o responsável pela inspiração divina em nosso ser finito.Se o meu corpo estiver vazio, sem a presença deste Santo Espírito, Deus não poderá intervir. Jesus não terá êxito na Sua intercessão por mim ao Pai.Muito pecam e ainda assim querem ser abençoados.Pecam na alimentação, pecam na comunhão com o Salvador.Pecam no tratar bem seu semelhante.Como Deus poderá ser justo e ao mesmo tempo misericordioso com estes.É claro que o mal atinge a todos sem distinção.Mas o bem tanbém atinge a todos.Todos possímos algo para agradecer.Pense, se algo de ruim está acontecendo em sua vida agora, será que vc nao contribui nem um pouquinho para que isso acontecesse?Deus disse que o sol nasce para todos como a lua também.Assim são as suas bençãos. Assim é a maldição para conosco.Sejamos mais coerentes em cobrar de Deus algo que não cabe a Ele resolver.Cabe a nós fazemos as escolhas certas.Vivemos num mundo imperfeito e cruel.Ninguém está livre do mal.Apenas temos a oportunidade de amenizar as dores através do consolo e do amor de Deus por nós. Creiamos que as vezes somos nós que atamos as amáveis mãos do Criador.

2006-07-18 14:07:41 · answer #9 · answered by Simone:) 3 · 0 0

Existe um texto bíblico que nos faz pensar, o próprio Jesus cristo comenta sobre isto, e pela sua perfeição como homem concordo plenamente. Jesus disse " ... Porque o seu sol cai sobre bons e maus, e a sua chuva desce sobre justos e injustos. O patriarca Jó(bíblia) era o homem mais justo de sua época, perdeu seus 10 filhos na mesma hora e todo seu rebanho de quebre, perdeu sua saúde só ficou sua mulher para o perturbar. Enquanto estivermos neste mundo estamos sujeitos a todo tipo de enfermidades na alma, no corpo e espírito, decepções em geral, por que somos humanos, mas a um ditado que precisamos por em mente. Nunca podemos dizer nem bem feito a ninguem nem coitado. Certa vêz jesus respondeu com uma pergunta, a pergunta feita aum jovem rico, "porque bom? pois bom é somente Deus. Somente Deus nos conhece, as melhores pessoas sempre passam por mais provações e com isso crescem mais como gente, para q se tornem melhores ainda, o ser humano é o tipo de ser que aprende com as dificuldades.

2006-07-18 14:03:24 · answer #10 · answered by lindoino 2 · 0 0

acho que nada acontece por acaso e se nós passamos por certas dificuldades é para o nosso crescimento espiritual

2006-07-18 14:01:10 · answer #11 · answered by A.OLIVEIRA 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers