jah perguntaram issu...
eh pq quandu o diafragma fica contraidu involuntariamente, começamos a soluçar..
2006-07-18 05:39:44
·
answer #1
·
answered by Eu msm 4
·
2⤊
2⤋
O soluço é um espasmo repentino e involuntário do diafragma. É realmente inofensivo e a maioria desaparece espontaneamente em alguns minutos. Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos. Quando a criança ou um adulto come rapidamente, algumas vezes engole ar. Sem ter aonde ir, o ar engolido pode sair na forma de soluços. Quando se é criança ela pode ate achar o soluço bastante engraçado, mais é um risco.
Para nos prevenirmos dos soluços é necessário comer lentamente talvez seja a melhor forma de evitar soluços. Para evitar engolir ar, coma em um ritmo calmo e ensine seu filho a fazer o mesmo. Refeições tranqüilas em família devem ser atividades agradáveis. Quando as refeições são prazerosas, as crianças ou adultos não ficam propensas a correr para acabar de comer e retornar a outras atividades.
2006-07-21 09:12:49
·
answer #2
·
answered by Dilma G 3
·
0⤊
0⤋
bom é que o diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. localisado logo acima do estomago, esse nervo controlaos movimentos do diafragma.
bem, é a irritação do nervo frênicoq causa o soluço.
e tambem é uma tampinha a glote que fica no fundo da gargantae derrepente ela se fecha e não deicha o ar passar da boca para os pulmões. isso provoca a vibração das cordas vocais.
2006-07-18 12:46:44
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O soluço é uma contração abrupta do diafragma associada a um movimento de fechamento da glote, o que provoca o ruído característico. Suas causas se dividem em centrais, com origem no cérebro, e periféricas, com origem no aparelho digestório.
No primeiro caso, os motivos podem ser químicos (quando substâncias co-mo a uréia e o álcool atuam sobre o cérebro), físicos (traumas, tumores etc.) ou psíquicos. Isso explica por que os bêbados e os pacientes com insuficiência renal soluçam e por que a hipnose po-de resolver alguns casos do problema.
As causas periféricas estão relacionadas com o aumento da pressão abdominal, provocado por obstrução intestinal ou gases, por exemplo, e com o refluxo gastresofágico, que é o caso de quem tem hérnia de hiato ou dos bebês após o aleitamento. Essas causas estimulam indiretamente o nervo frênico, que é o responsável pela contração do diafragma.
Segundo um estudo recente, o soluço tem a ver com o fato de ancestrais huma-nos terem vivido na água. Os anfíbios, que são organismos mais primitivos na escala evolutiva, empurram água por suas guelras, comprimindo a cavidade bucal enquanto fecham a glote para impedir que a água vá para os pulmões. Os pesquisadores acreditam que o circuito nervoso que controla esse movimento pode ter persistido em alguns mamíferos, embora o fenômeno não tenha nenhuma função para animais terrestres como o homem.
O tratamento depende de cada caso. De modo geral, um susto que provoque descarga de adrenalina pode inibir o estímulo central que está provocando o soluço. Manobras como prender a respiração ou respirar dentro de um saco também funcionam, porque aumentam o teor de gás carbônico no cérebro, inibindo o soluço.
Há casos, no entanto, extremamente complexos e graves, cuja solução pode ser até uma diálise peritoneal (tratamento que substitui as funções dos rins), uma cirurgia sobre o cérebro ou sobre o aparelho digestório. Existem casos de soluços crônicos tão desagradáveis que induziram pacientes até mesmo ao suicídio. Assim, quem sofre de soluços freqüentes ou difíceis de resolver deve consultar um médico.
2006-07-18 12:38:23
·
answer #4
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋
Já fizeram uma pergunta parecida. Procura lá no "procurar pergunta".
2006-07-18 12:36:32
·
answer #5
·
answered by renapoletano 5
·
0⤊
0⤋