Dentista descobridor da anestesia foi condenado à prisão após paciente ter morrido em sua cadeira. Quem descobriu da anestesia foi um dentista americano, Horace Wells. Em 1844, assistindo a um espetáculo de variedades, impressionou-se porque as pessoas, agitadas sob efeito de um gás que fazia rir, não sentiam dor quando se feriam ao tropeçar nas cadeiras do teatro. Wells começou a usar o gás para anestesiar seus pacientes, até que um deles morreu na cadeira. Condenado à prisão, Wells terminou a vida na miséria.
2006-07-18 05:29:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Danilo J,
Sua pergunta é muito importante para a história da medicina. Descobri que foi justamente um dentista que trouxe o conceito atual de anestesia (retirada da dor) para realizar cirurgias. O nome desse dentista é Thomas Green Morton. A anestesia nada mais é do que a luta para vencer a dor natural nos seres vivos. A dor é estratégica: sinaliza que há algo errado ou doença em curso no corpo. Assim, era prioridade para a medicina, desde Hipócrates. Imagine fazer uma cirurgia cardíaca de quatro horas de duração sem anestesia: seria impossível, além de ser um ato desumano!. Por isso é fácil ver como essa foi uma das mais importantes descobertas/invenções médicas de todos os tempos. Como as demais, é muito recente: apenas em 1846 que o dentista americano Thomas Green Morton usou o éter pela primeira vez para fazer extrações dentárias e cirurgias na cidade de Boston. Primeira cirurgia realizada com
éter, em Boston, EUA, 1846. Aparelho de anestesia por éter,
usado por Morton, 1845.
2006-07-18 05:41:23
·
answer #2
·
answered by algreen41 5
·
0⤊
0⤋
Foi o dentista Alceu Meibach Rosa Jr., de 47 anos, que formado em odontologia, sentia falta de produtos adequados para o tratamento dentário, no seu dia-a-dia, até que, em 1992, inventou um aparelho para aplicação, sem dor, de anestesia o Control Injet. Segundo ele, o equipamento permite regular a velocidade com que o líquido anestésico chega ao tecido da boca. O desenvolvimento do projeto levou um ano e meio, até que ele pudesse abrir a Melbach Tech Ltda., com investimento de R$ 5 mil. Entusiasmado com os primeiros resultados, ele passou a estudar o desenvolvimento de novos equipamentos.
O objetivo principal da invenção é o de oferecer maior praticidade para quem o utiliza, bem como substancial segurança para quem recebe a aplicação medicamentosa, permitindo ao paciente uma melhor absorção dos medicamentos, independente da habilidade do médico ou profissional aplicador, evitando assim os riscos característicos de aplicação seguida de pós-aplicação, o que é uma prática comum quando se injeta medicamentos pelas técnicas convencionais.
2006-07-18 05:36:34
·
answer #3
·
answered by and_son 3
·
0⤊
0⤋
William Thomas Morton foi o primeiro a operar publicamente, utilizando éter como anestesia.
2006-07-18 05:30:46
·
answer #4
·
answered by Kal el 1
·
0⤊
0⤋
Quem descobriu da anestesia foi um dentista americano, Horace Wells. Em 1844, assistindo a um espetáculo de variedades, impressionou-se porque as pessoas, agitadas sob efeito de um gás que fazia rir, não sentiam dor quando se feriam ao tropeçar nas cadeiras do teatro. Wells começou a usar o gás para anestesiar seus pacientes, até que um deles morreu na cadeira. Condenado à prisão, Wells terminou a vida na miséria.
2006-07-18 05:28:46
·
answer #5
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋