Matança de Crianças.
O relato bÃblico sobre a matança ordenada por Herodes, de todos os menininhos de até dois anos de idade em Belém e nos seus distritos, está em harmonia com outros relatos históricos sobre Herodes e sua Ãndole inÃqua.
Isto ocorreu pouco antes da morte de Herodes, porque Jesus escapou por ser levado pelos pais ao Egito, mas eles retornaram e se estabeleceram na Galiléia após o falecimento de Herodes.
Estes dois eventos foram preditos por Jeová por meio dos seus profetas Jeremias e Oséias. — Mt 2:1-23; Je 31:15; Os 11:1.
Data da Sua Morte. Surge um problema com respeito a quando Herodes morreu. Alguns cronologistas sustentam que ele morreu no ano 5 ou 4Â AEC.
A cronologia deles baseia-se em grande parte na história de Josefo.
Ao datar quando Roma designou Herodes para ser rei, Josefo usa uma “datação consular”, isto é, localiza o evento como ocorrido durante o governo de certos cônsules romanos.
Segundo esta, a designação de Herodes como rei ocorreu em 40 AEC, mas os dados de outro historiador, Apiano, colocariam o evento em 39 AEC.
Pelo mesmo método, Josefo situa a captura de Jerusalém por Herodes em 37 AEC, mas ele diz também que ela ocorreu 27 anos depois da captura da cidade por Pompeu (que ocorreu em 63 AEC). (Jewish Antiquities, XIV, 487, 488 [xvi, 4])
Sua referência a este último evento situaria a data em que Herodes tomou Jerusalém em 36 AEC.
Ora, Josefo diz que Herodes faleceu 37 anos depois de ter sido designado rei pelos romanos, e 34 anos depois de tomar Jerusalém. (Jewish Antiquities, XVII, 190, 191 [viii, 1]) Isto indicaria que a data do seu falecimento era o ano 2 ou talvez 1 AEC.
O historiador judeu Josefo talvez tenha contado os reinados dos reis da Judéia pelo método dos anos de acessão, como se fazia com os reis da linhagem de Davi.
Se Herodes foi designado rei, por Roma, em 40 AEC, seu primeiro ano de reinado se estendeu do nisã de 39 ao nisã de 38 AEC; de modo similar, se for contado a partir da sua captura de Jerusalém, em 37 (ou 36) AEC, o primeiro ano do seu reinado começou no nisã de 36 (ou 35) AEC.
Portanto, se for como Josefo diz, que Herodes faleceu 34 anos depois de capturar Jerusalém, e se estes anos, em cada caso, forem contados segundo o ano de reinado, sua morte pode ter ocorrido em 1 AEC.
Num argumento neste sentido, apresentado em The Journal of Theological Studies (A Revista de Estudos Teológicos), W. E. Filmer escreve que a evidência dada pela tradição judaica indica que a morte de Herodes ocorreu em 2 de sebate (o mês de sebate cai em janeiro-fevereiro de nosso calendário). — Editada por H. Chadwick e H. Sparks, de Oxford, 1966, Vol. XVII, p. 284.
Segundo Josefo, Herodes morreu pouco depois dum eclipse lunar e antes duma Páscoa. (Jewish Antiquities, XVII, 167 [vi, 4]; 213 [ix, 3]) Visto que houve um eclipse em 11 de março de 4 AEC (13 de março, calendário juliano), alguns chegaram à conclusão de que este era o eclipse a que Josefo se referiu.
Por outro lado, houve um eclipse total da lua em 1 AEC, uns três meses antes da Páscoa, ao passo que aquele em 4 AEC foi apenas parcial.
O eclipse total em 1 AEC ocorreu em 8 de janeiro (10 de janeiro, calendário juliano), 18 dias antes de 2 de sebate, dia tradicional da morte de Herodes. Outro eclipse (parcial) ocorreu em 27 de dezembro de 1 AEC (29 de dezembro, calendário juliano). — Veja CRONOLOGIA (Eclipses lunares).
Outra forma de cálculo gira em torno da idade de Herodes quando morreu. Josefo diz que ele tinha cerca de 70 anos.
Diz que, quando Herodes recebeu sua nomeação como governador da Galiléia (que em geral é datada em 47 AEC), ele tinha 15 anos de idade; mas os peritos entendem tratar-se dum erro, evidentemente devendo ser 25 anos. (Jewish Antiquities, XVII, 148 [vi, 1] XIV, 158 [ix, 2])
Concordemente, a morte de Herodes ocorreu em 2 ou 1Â AEC.
Temos de lembrar-nos, porém, de que Josefo é muitas vezes incoerente na sua datação de eventos, e, portanto, não é a fonte mais fidedigna. Para obtermos a evidência mais fidedigna temos de recorrer à BÃblia.
A evidência disponÃvel indica que Herodes provavelmente morreu no ano 1 AEC.
Lucas, o historiador bÃblico, informa-nos que João apareceu para fazer batismos no 15.° ano de Tibério César. (Lu 3:1-3)
Augusto faleceu em 17 de agosto de 14Â EC.
Tibério foi nomeado imperador pelo Senado romano em 15 de setembro
. Os romanos não usavam o sistema do ano de acessão; por conseguinte, o 15.° ano se estenderia de fins de 28 EC a fins de 29 EC.
João era seis meses mais velho do que Jesus e iniciou seu ministério (evidentemente na primavera) antes dele, como seu precursor, preparando o caminho. (Lu 1:35, 36)
Jesus, que segundo a BÃblia nasceu no outono, tinha cerca de 30 anos de idade quando se dirigiu a João para ser batizado. (Lu 3:21-23)
Portanto, mui provavelmente, foi batizado no outono, por volta de outubro de 29 EC. Contando 30 anos para trás, chegamos ao outono de 2 AEC como a época do nascimento humano do Filho de Deus. (Compare Lu 3:1, 23, com a profecia de Daniel sobre as “setenta semanas”, em Da 9:24-27.) .
Os astrólogos que visitaram Jesus.
O apóstolo Mateus nos conta que, depois de Jesus ter nascido em Belém “nos dias de Herodes, o rei”, vieram a Jerusalém astrólogos das partes orientais, dizendo que viram a estrela dele quando estavam no Oriente.
Isto imediatamente suscitou os temores e as suspeitas de Herodes, e ele averiguou dos principais sacerdotes e dos escribas que o Cristo havia de nascer em Belém. Convocou então os astrólogos e averiguou deles o tempo do aparecimento da estrela. — Mt 2:1-7.
Observamos que isto ocorreu algum tempo depois do nascimento de Jesus, porque ele não se encontrava mais numa manjedoura, mas sim com os pais numa casa. (Mt 2:11; compare isso com Lu 2:4-7.)
Quando os astrólogos deixaram de voltar a Herodes com a informação sobre o paradeiro do menino, o rei ordenou a matança de todos os meninos de dois anos ou menos em Belém e nos seus distritos.
No Ãnterim, Jesus fora levado pelos pais ao Egito, por causa do aviso de Deus. (Mt 2:12-18) A morte de Herodes dificilmente pode ter ocorrido antes de 1 AEC, porque, neste caso, Jesus (que nasceu por volta de 1.° de outubro de 2 AEC) teria tido menos de três meses de idade.
Por outro lado, não era necessário que Jesus tivesse dois anos quando ocorreu a matança dos meninos; pode ter tido até mesmo menos de um ano, porque Herodes fez o cálculo à base do tempo em que a estrela apareceu aos astrólogos no Oriente. (Mt 2:1, 2, 7-9)
Pode muito bem ter decorrido um perÃodo de alguns meses, porque se os astrólogos vieram do secular centro de astrologia, Babilônia ou Mesopotâmia, como é bem provável, a viagem foi muito longa.
Os israelitas haviam levado pelo menos quatro meses para fazer esta viagem, quando foram repatriados de Babilônia, em 537 AEC.
Evidentemente, Herodes concluiu que, por matar todos os meninos de até dois anos de idade, ele com certeza atingiria este que nascera “rei dos judeus”. (Mt 2:2)
Que Herodes morreu não muito tempo depois destes acontecimentos é indicado por Jesus evidentemente não permanecer muito tempo no Egito. — Mt 2:19-21.
Portanto, podemos concluir que a cronologia bÃblica, os dados astronômicos e os registros históricos disponÃveis parecem indicar o tempo da morte de Herodes em 1 AEC, ou, possivelmente, até mesmo no começo de 1 EC.
nao e mais mais facil amar a Deus e Jesus do que ter de ler tudo isso ai em cima?
Mas se voce prefere e so fazer as contas...
(:
2006-07-18 00:22:22
·
answer #4
·
answered by LLian 3
·
0⤊
0⤋
Mateus 2:1
Tendo nascido Jesus em Belém da Judéia nos dias do Rei Herodes
Herodes, denominado o Grande e ainda como Rei dos Judeus, nasceu em 73 a.C. e morreu em 4 a.C. (ano 750 da fundação de Roma).
Anás, Caifás e Herodes eram judeus. Pilatos era cidadão romano e, indubitavelmente, foi o que menos demonstrou interesse na condenação do Meigo Nazareno.
O povo também acreditava que uma pessoa que já morreu poderia voltar. Ao dizerem que Jesus seria João Batista, Elias, Jeremias ou alguns dos profetas, confirmam este entendimento, pois todos eles já haviam morrido, inclusive, destes, somente João Batista foi contemporâneo de Jesus, entretanto à época desta narrativa já tinha sido morto por Herodes.
"Nesse ínterim, Herodes, o Tetrarca, ouvia falar de tudo o que fazia Jesus e seu espírito se achava em suspenso - porque uns diziam que João Batista ressuscitou dentre os mortos; outros que aparecera Elias; e outros que um dos antigos profetas ressuscitara. - Disse então Herodes: 'Mandei cortar a cabeça de João Batista; quem é então esse de quem ouço dizer tão grandes coisas?' E ardia por vê-lo". Marcos 6, 14-16 e Lucas. 9, 7-9).
2006-07-17 23:49:47
·
answer #5
·
answered by ALFREDO D 5
·
0⤊
0⤋