O cloreto de potássio é letal mesmo se ingerido numa única dose de aproximadamente 5 gramas. Para que os músculos sejam "acionados", os neurotransmissores, como a acetilcolina, ativam a reação que contrai o músculo. Esta ativação envolve uma troca de íons de cálcio por potássio nas células, e finalmente a liberação da energia química do ATP na contração muscular. O excesso de íons potássio atrapalha o processo, paralisando o músculo. Esta paralisia se dá em todos os músculos, no caso de ingestão ou injeção, principalmente no músculo mais ativo, o músculo cardíaco, causando parada cardíaca e morte.
2006-07-16 16:33:36
·
answer #1
·
answered by Milton Lucio 2
·
5⤊
2⤋
O cloreto de potássio, se injetado pela veia rapidamente (eu disse rapidamente, pois uma infusão lenta não sria letal) pode levar ao óbito por interferir na condução elétrica do coração, levando à quadros de arritmais e parada cardíaca. Nos casos de hipopotassemia (nivel de potássio no sangue abaixo do normal), a reposição do potássio é feita por infusão venosa, no entanto deve-se respeitar uma velocidade limite, pois como já disse, uma infusão ráida causa parada cardíaca.
2006-07-16 16:28:19
·
answer #2
·
answered by Fábio 2
·
1⤊
2⤋
Porque induz uma parada cardíaca.
Ele normalmente é usado nas clínicas veterinárias para sacrificar animais em situação irreversível, associado a uma injeção que deixa a vítima inconsciente antes da aplicação do cloreto de potássio.
2006-07-16 16:35:47
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋