A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional que interfere na ovulação, na fecundação e no revestimento interno do útero (endométrio), criando um ambiente impróprio para a implantação do óvulo fecundado, consoante a fase do ciclo em que é tomada.
Esta pílula, que se encontra à venda nas farmácias desde o ano 2000, é composta por doses elevadas de progestagénio (levonorgestrel) isolado ou associado a estrogénio (etinilestradiol). De notar que os progestagénios isolados são mais eficientes e causam menos efeitos colaterais, como náuseas, do que a associação de hormonas.
Na maioria dos casos, entre três e oito dias após a toma, ser esperada uma perda de sangue.
A não ocorrência dessa perda, após três semanas, pode ser indício de gravidez.
A anticoncepção de emergência não tem qualquer tipo de efeito sobre uma gravidez já instalad.
A pílula do dia seguinte deve ser utilizada para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida ou mal protegida. Por exemplo, quando esta ocorre durante o período fértil, nos casos em que houve um esquecimento na toma da pílula anticoncepcional normal ou em caso de ruptura do preservativo.
O chamado sexo casual ou a ruptura acidental do preservativo estão entre as principais circunstâncias que justificam a sua aplicação, mas é usada também em situações de violação ou abuso sexual.
A pílula do dia seguinte deve ser tomada até 72 horas depois da relação não protegida.
É também necessário que a mulher tenha consciência de que podem surgir efeitos secundários associados à toma deste contraceptivo. Os principais efeitos são cefaleias, náuseas e vómitos. Mas também é comum haver irregularidade na próxima menstruação.
Recomenda-se, ainda, que mulheres com factores de risco tromboembólicos pessoais ou familiares evitem a ingestão deste tipo de produto, ainda que os riscos de complicações vasculares associados à pílula do dia seguinte estejam mal avaliados.
A procura da pílula do dia seguinte tem vindo a aumentar significativamente desde que foi introduzida no mercado.
Hoje, as jovens recorrem muito a este tipo de pílula, constituindo mesmo, por vezes, alguma irresponsabilidade na utilização de métodos mais seguros e uma facilitação nas relações ocasionais.
No caso de utilização recorrente da pílula de emergência, as altas dosagens de hormonas podem causar retenção de líquidos, tensão alta, náuseas, tromboembolismo e desequilíbrio hormonal, constituindo uma grave agressão ao organismo.
Espero que tenha ficado esclarecida.
2006-07-23 07:08:56
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
depende se voce tomar em ate 72 horas.se nao peça um exame de DNA caso o pai nao queira assumir
2006-07-16 19:01:14
·
answer #2
·
answered by thalles 2
·
0⤊
0⤋
e eficaz se tomada ate 72 hs depois do coito , e o 2 comprimido ate apos 72 hs . mas tome cuidado não e pra usar sempre e so para qundo fugirr do controle um aciudnte viu pois pode trazr complicaçoes a sua saude,.......comprase nas farmacias um eçles chama se diad
2006-07-16 15:39:44
·
answer #3
·
answered by PETRALHA VAVA 3 4
·
0⤊
0⤋
Existe a pílula do dia seguinte e funciona. Pode comprar na farmácia, porém esteja atenta ao que ti disserem pois é uma verdadeira injeção de hormônio e lembre-se procurar um método contraceptivo é um ato INTELIGENTE! e RESPONSÁVEL!
2006-07-16 15:10:46
·
answer #4
·
answered by Alessia 4
·
0⤊
0⤋
Não existe pílula do mês seguinte, existe somente a pílula do dia seguinte (DIA D ou POSTINOR). Que devem ser tomadas em até 72 horas após o "acidente" sendo que sua maior eficácia é relatada em até 48 horas. Em até 2 semanas axiste o CITOTEC e a mistura de GINECOCIDE com HORASTINA. Mas esses que acabei de citar são muito caros e não se conseguem sem receita médica ou através de meios menos lícito. Evite riscos desnecessários... use camisinha e seja feliz !
2006-07-16 15:03:29
·
answer #5
·
answered by pauloocf 2
·
0⤊
0⤋
oq eu sei e a pilula do dia seguinte.........
2006-07-16 15:02:01
·
answer #6
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
0⤋
do mes seginte,nao. mas sim do dia seguimte. sim que funsiona,eu mesmo ja tomei,pode comprar em qualquer farmacia,porem ti dizem um monte de besteira, que deve procurar um metodo contraseptivo e etc...
2006-07-16 14:56:47
·
answer #7
·
answered by lilica ripilica 1
·
0⤊
0⤋
pílula!!!esse medicamento não é o canal viu..é uma bomba de hormônios e não faz bem.
2006-07-16 14:52:37
·
answer #8
·
answered by guiscozzi 3
·
0⤊
0⤋
acho que é píLula do DIA seguinte.
farmácia.
2006-07-16 14:51:25
·
answer #9
·
answered by steve fan 3
·
0⤊
0⤋