English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No meu tempo de evangélico dizia-se que, duvidar dos ensinamentos do pastor era pecado. A gente não podia duvidar da Bíblia nem do que o pastor ensinava. E hoje? Como é que é?!... Está a mesma coisa ainda? Por que não podemos raciocinar nem questionar a "palavra de deus"? É de deus mesmo?

2006-07-15 13:38:08 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Que eu saiba, ninguém sabe nem mesmo qual interpretação de fatos religiosos é a verdadeira. Portanto, se a própria religião é 100% dúvida, imagine confiar na palavra de uma pessoa 100 % material $$$, que percebe, tanto quanto a gente, que não sabemos de onde viemos e muito menos prá onde vamos. Duvidar de suposições é 100 % normal.

2006-07-15 13:48:30 · answer #1 · answered by abacateVerde 1 · 2 1

se for falta de fé é pecado sim

2006-07-16 16:23:19 · answer #2 · answered by LUMA! 4 · 0 0

Duvidar de quem? se for do pastor, é uma virtude, há tantos pastores por aí que se consideram mais certos do que o próprio Deus.
Pr Gelson Piber
www.icmbrasil.org

2006-07-16 11:11:53 · answer #3 · answered by gelson p 1 · 0 0

O primeiro mandamento manda-nos alimentar e guardar com prudência e vigilância nossa fé e rejeitar tudo o que se lhe opõe. Há diversas maneiras de pecar contra a fé.
A dúvida voluntária sobre a fé negligencia ou recusa ter como verdadeiro o que Deus revelou e que a Igreja propõe para crer. A dúvida involuntária designa a hesitação em crer, a dificuldade de superar as objeções ligadas a fé ou, ainda, a ansiedade suscitada pela obscuridade da fé. Se for deliberadamente cultivada, a dúvida pode levar a cegueira do esp[irito.

2006-07-16 01:54:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Bom,
Eu sou católico mas acho que posso responder a essa pergunta a partir de minha experiência como cristão e fiel. Um dia, conversava com um padre e disse-lhe que tinha umas dúvidas acerca de Deus e da Bíblia, mas o problema não eram as dúvidas em si, mas o fato de eu estar me sentindo culpado ...por ter aquelas dúvidas.
Você deve estar pensando: Então o padre lembrou-lhe de São Tomé, (aquele que precisou "ver pra crer") não é mesmo?
Nada disso, ele me disse que a dúvida, o questionamento, a insegurança com uma verdade que se assume em princípio como incontestável, isso tudo isso faz parte do crescimento espiritual de qualquer pessoa; e se eu estava ali, com aquelas dúvidas, era porque estava amadurecendo na fé.
Até Jesus teve dúvidas, teve medo e teve insegurança lembra? "Se possível, passa de mim esse cálice..."
Portanto eu não acho que duvidar na religião seja pecado. Muito pelo contrário, acredito que se Deus nos dá a capacidade de questionar e discernir é por que nos quer como fiéis melhorados.
Pelo menos foi isso que me ensinou aquele padre e é assim que eu penso ainda hoje.
Um abraço e Tudo de Bom.

2006-07-16 00:38:33 · answer #5 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 0

Você já deve ter ouvido falar na máxima "Penso, logo existo", de Renè Descartes, criador do cartesianismo. O ponto de partida do pensamento cartesiano é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida, assim ele concebe a dúvida como método de raciocínio, com a ajuda da qual poderia livrar-se de todas as idéias pré concebidas ou noções habituais e estabelecer verdade irrefutáveis.

Descartes duvida inclusive da exatidão de nossa representação do mundo, assim como da existência do próprio mundo. Mas, ao duvidar de tudo reconhece que duvidar é pensar, assim, chega à máxima "Penso Logo Existo". Percebendo-se da existência do eu, percebe que o mundo igualmente existe. E mais outra máxima do pensamento de Descartes: "Todas as coisas tem de ser questionadas pelo menos uma vez na vida".

Se não for assim, aceitaremos tudo como se fosse verdade. Não devemos, em qualquer religião ou situação, aceitar qualquer coisa que nos digam como expressão da verdade, sem que passemos pelo crivo da razão.

2006-07-15 21:27:20 · answer #6 · answered by Jorge Murta 6 · 0 0

A Palavra de Deus são os Dons do Espírito Santo, veículo pelo qual se dá as professias e pelo qual os profetas se tornam emissários. A Palavra de Deus são as Graças pelas quais os ensinos sagrados vêm.
"Batei e vos responderão, procurai e achareis, pedi e ser-vos-á dado"
"Buscai a Verdade e a Verdade vos libertará"
O dia que o filho de Deus deixar de questionar, estará deixando de usar o maior dom que Deus lhe deu. Questione sempre, duvide de tudo.
Duvidar com o ardor de querer saber, com a vontade de compreender, com a humildade de quem não sabe ao certo é o que Deus quer.
O questionamento malicioso e soberbo é que é errado aos olhos de Deus.
Fazer-se discípulo ardoroso dos religiosos profissionais hipócritas que só visam poder e dinheiro, raça de víboras, como Jesus os chamou, isto é tornar-se mil vezes mais malditos que eles. Os que fazem dos semelhantes discípulos cegos, são os guiados por cegos, pelos túmulos ornados e bonitos por fora mas cheios de ossos podres e fedorentos por dentro.
Nunca deixe de buscar, de questionar, de pensar, de discernir!
A Inteligência é Dom Divino.
A sabedoria só se alcança com a simplicidade, a coragem e a audácia!

2006-07-15 21:23:50 · answer #7 · answered by Tupã Mirim 4 · 0 0

não existe pecado todos nos seres errantes em evolução tendemos a ela aprimorando seus erros portanto não há o pecado como se é falado não se pode julgar alguém por seus atos recriminando-o e normal duvidar da religião ate porque não deveria haver religião pois cristo não prega religião alguma e esta foi criada pelos homens e burlando os ensinamentos de cristo de acordo com seus interesses individuais.

2006-07-15 20:57:23 · answer #8 · answered by manhattan 4 · 0 0

pena que vc nao duvida so de pastor... vc nao cre em Deus..

ja deixou isso claro em suas respostas.

ainda ha tempo para se arrepender porque aquele que se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que ele se torna o recompensador dos que o buscam seriamente...

nao e pelo fato de ter se decepcionado com as igrejas que precisa deixar de crer em Deus...

Ele esta nos Ceus... ele te criou e espera que voce tateie ate encontra-lo , embora de fato, ele nao esta longe de cada um de nos...

Felicidades....

2006-07-15 20:56:06 · answer #9 · answered by Pauloyahoo 4 · 0 0

Hahahahahaha
Comigo foi pior.
Levei um tapa acusado de blasfêmia, da professora da escola dominical quando era pequeno.
Mas relevei. Não é pecado questionar. É que muitas vezes, por falta de uma resposta mais lógica alguns religiosos usam o pecado como desculpa pra ignorância.
Mas acho que hoje não é mais bem assim.
Isso acontecia, ou acontece ainda em muitas religiões, mas não com todos os religiosos.
Enquanto houver duvida, DEVE-SE QUESTIONAR até que esteja claro.
Quanto a questionar a palavra de Deus, questionar não é ser contra, mas uma maneira de se compreender. Não basta dizer que está certo e pronto, mas tem que ser aceito tanto pelo cérebro quanto pelo coração.
Uma fé racional e não cega.

2006-07-15 20:54:54 · answer #10 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers