English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-15 09:48:15 · 11 respostas · perguntado por Juliana 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Um ateu é aquele que nega a existência de Deus e acha que tudo pode ser explicado pela ciência. Já um agnóstico gerlamente não acredita em Deus da forma com que os religiosos pregam, mas acredita que algo superior, acima da ciência, pode explicar coisas que a ciência não consegue explicar.

2006-07-15 09:54:23 · answer #1 · answered by Luis Alfredo Barbosa 6 · 15 1

A principal diferença é que o Ateu tem certeza e acha que pode provar a não existência de Deus, e o agnóstico acha que não se pode provar que ele exista assim como não se pode provar que não exista. O agnóstico fica no meio termo na guerra entre ateístas e religiosos.

2006-07-15 09:56:24 · answer #2 · answered by Lord Byron 6 · 4 2

ATEISMO
Num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidade divinas.

AGNOSTICISMO
Doutrina que defende a incognoscibilidade de qualquer ordem de realidade desprovida de evidência lógica satisfatória. O termo foi criado por T.H. Huxley (1825 – 1895), para expressar o seu desprezo em face da atitude de certeza dogmática simbolizada pelas crenças dos antigos gnósticos. Nega a possibilidade de um conhecimento racional e certo de qualquer realidade transcendente. Para o agnosticismo a razão humana não pode adquirir uma ciência certa, a não ser das realidades apreendidas pela experiência sensível; apenas afirma que isso não se pode conhecer com certeza por meio da razão. Como sistema teológico foi condenado pelos apóstolos e pela Igreja. Sob qualquer forma que se apresente, o agnosticismo deve ser considerado segundo o sistema científico a que se amolda e também os pressupostos da teoria do conhecimento que adota.

GNOSTICISMO

Esta palavra vem do grego "gignoskein", saber, sistema eclético filósofo-religioso, surgido nos primeiros séculos da era cristã buscando conciliar todas as religiões e decifrar-lhes o sentido através da gnose. Gnosticismo é a primeira tentativa de uma filosofia cristã, tentativa conduzida sem rigor sistemático, com a mistura de elementos cristãos, místicos, neoplatônicos e orientais.
A principal corrente das idéias gnósticas foi o espiritualismo neoplatônico de Filo de Alexandria. O gnosticismo cristão era basicamente uma forma de heresia sobre a pessoa de Cristo, explicando-a termos teosóficos ou de filosofia pagã.
No tocante ao cristianismo, o gnosticismo consistia essencialmente, na tentativa de fundir as revelações dadas por meio de Cristo e seus apóstolos com os padrões de pensamentos já existentes. Se porventura o gnosticismo tivesse sucesso, nessa tentativa, o cristianismo tornar-se-ia apenas mais outro culto misterioso greco-romano. Os principais gnósticos: Basílides, Carpócrate, Valentim e Bardesane.

2006-07-16 00:41:27 · answer #3 · answered by Hiram 1 · 0 0

O Ateísmo ou ateía (não confundir com atéia, feminino de ateu), num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidade divinas e o agnosticismo postula que é impossível para o homem estabelecer se existe alguma forma de inteligência superior (Deus), pois tudo o que transcende a experiência é inacessível à mente humana.

2006-07-15 10:18:07 · answer #4 · answered by Jorge Murta 6 · 0 0

ag.nos.ti.cis.mo sm Filos (a4 +gnóstico+ismo)
1 Qualquer doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a natureza última das coisas. 2 Doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a Deus e a origem última do Universo.
Ateismo você já sabe. O agnóstico não acredita no ocultismo, em crenças que explicam certas manisfestações da nautereza.
Em outras palavras: è um contestador, um zero a esquerda e nada sabe, nada explica. Um descrente contumaz.
O gnóstico questiona certos dogmas da igreja, não vive dizendo amém a tudo. Por isso foi considerado herético.

2006-07-15 10:16:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

os pressupostos basicos destas duas crenças se basem no seguinte:
Ateísmo:cre que ha fundamentos racionais para negar a existênncia de um criador,ou seja o Deus dos católicos,crentes,e religiões cristãs
Agonosticismo:caracteriza-se pela negação da possibilidade do conhecimento sobre aspectos contidos em religiões,existência de Deus,vida apos a morte,etc,ou seja diz que pode haver ou não mas que não saberemos pois estes conhecimentos nos são impossiveis.
Ou seja a diferença basica rezide no fato de que os ateus tem certeza da não existência do criador enquanto os agnosticos não sabem se Deus existe ou não e não creem que um dia irão saber

2006-07-15 10:11:33 · answer #6 · answered by William sids 4 · 0 0

O ateu não acredita em Deus. O agnóstico não tem religião. Abraços fraternos

2006-07-15 10:00:50 · answer #7 · answered by Sônia Sant'Anna 5 · 0 0

Ateismo é claro! Não acredita em Deus.
Agnosticismo acredita da existencia de Deus, porém afirma que não ha nada de científico ou informação digna de confiança sobre esse Deus, já que é inacessível aos humanos. Tudo o que se escreveu sobre esse Deus não passa de devaneios ou mera especulação sobre o assunto.

2006-07-15 09:54:31 · answer #8 · answered by Safenado e a magia da astrologia 7 · 0 0

O Ateísmo é a crença na materialidade, sem a presença da questão divina e/ou espeiritual. O Agnosticismo é adoutrina que reputa inacessível ou incognoscível ao entendimento humano a compreensão dos problemas propostos pela metafísica ou religião (a existência de Deus, o sentido da vida e do universo etc.), na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica. Entendeu?

2006-07-15 11:38:10 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Agnosticismo = doutrina que reputa inacessível ou incognoscível ao entendimento humano a compreensão dos problemas propostos pela metafísica ou religião (a existência de Deus, o sentido da vida e do universo etc.), na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica.

Ateísmo = doutrina ou atitude que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa.

Em outras palavras, o ateu é um agnóstico, mais específico e relacionado a deuses. Refere-se a deuses. Não acredita em deuses de jeito nenhum, porque não tem lógica nem provas. O ateu pode acreditar em outras coisas, mesmo quando não provadas pela prática, mas aceito pela lógica. O agnóstico, ou tem provas de tudo ou duvida de tudo.

2006-07-15 11:14:51 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers