English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Faço esta pergunta porque os cristãos dizem que Deus é o Bem absoluto. Mas, se Deus é o Bem absoluto, uno e infinito, então, por definição, tudo o que existe esta contido n'Ele; logo o Mal também faz parte d'Ele. O Mal não existiria por si mesmo ou seria algo que não esta em Deus. Como explicar essa contradição? Por favor, me ajude!

2006-07-15 06:55:55 · 20 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

20 respostas

Claro que faz.
lembre que por mais de uma vez Deus matou um monte de gente
no Diluvio, em Sodoma e Gomorra etc....
O que mostra que ele tb pode errar, criou o Homem, viu que não deu certo e destruiu ele.
se errar é humano, será que Deus tb é humano?

2006-07-15 07:26:00 · answer #1 · answered by Reinaldo 3 · 2 0

Definitivamente, NÃO.
O mal está nas deficiências e propensões dos seres humanos e não em Deus que é a fonte criadora de todo BEM que existe.
Eliminar de sí mesmo as próprias falhas é estar cumprindo o propósito mesmo da vida sobre a Terra.
Esteja Bem e Seja Feliz

2006-07-29 10:40:21 · answer #2 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 0

Não. o mal não faz parte do projeto de Deus para o ser humano. Deus nos dá a liberdade de caminharmos com nossas próprias pernas (livre arbítrio). Se erramos é porque não seguimos o caminho certo. Esquecemos dos ensinamentos de Deus e passamos a pensar e agir não mais como criação, mas como criador. Isso, é inaceitável para nós mortais. Se você escolhe o bem, recebe o bem. Se escolhe o mal, colhe o mal. Mas Deus te dá a liberdade de escolher e te acompanha. Não se intromete, apenas abençoa, quando não te afasta Dele. Santo Agostinho que o diga.

2006-07-29 10:05:51 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Resposta rapida e pratica: Se Deus nao desse a escolha do mal não seríamos livres, por isto existem pessoas que odeiam a Deus e nao morrem, que nao fazem o correto e tem vida boa, mas a recompensa não é nesta terra como muitos pensam é na volta de Jesus.

2006-07-28 10:57:02 · answer #4 · answered by gdalpiva 2 · 0 0

Assim como à o bem absoluto tbm existe o mal,tudo de ruim que vemos provem daquele que um dia traiu Deus conhecido como Diabo,lucifer,Principe das Trevas.Tudo de belo e os milagres que presenciamos são de deus e aquilo que é "sujo" do incardido.Deus faz bem aos homens,e o Diabo vai lá i peteca..um tentando fazer mais que o outro e isso se torna um equilibrio..acho q é isso que vivemos..um equilibrio..entre tentaçoes,desejos e amor.
Tipo,essa é a minha resposta a pergunta q eu mesma ja me fiz,quando nao conhecia ainda a graça de Deus.

2006-07-25 23:54:41 · answer #5 · answered by ... 2 · 0 0

Vamos tratar daquele tipo de mal pouco esclarecido?
OS ESPÍRITOS LUCÍFEROS

Estes espíritos eram uma classe de atrasados da onda de vida dos Anjos. No Período Lunar estavam muito além da grande massa que atualmente constitui a mais elevada humanidade. Não progrediram tanto como os Anjos, a humanidade adiantada do Período Lunar. Estando mais adiantados do que a humanidade atual, era-lhes impossível tomar um corpo denso como nós fizemos, mas, por outro lado, não poderiam obter conhecimento sem um órgão interno, um cérebro físico. Estavam, portanto numa situação estranha, por assim dizer a meio caminho entre o homem, que tem cérebro, e os Anjos que não necessitam dele. Em uma palavra, eram semideuses mas encontravam-se numa condição muito séria. O único caminho que puderam encontrar para se expressarem e adquirir conhecimento foi o cérebro físico do homem. Através dele podiam fazer-se compreender por ser um ser físico, dotado de cérebro, o que os Anjos não podiam fazer.

Como dissemos, o homem, na última parte da Época Lemúrica, não podia ver o Mundo Físico tal como nós o vemos atualmente, estava inconsciente do mundo exterior. O Mundo do Desejo lhe era muito mais real. Tinha a consciência do sono com sonhos do Período Lunar, uma consciência pictória interna. Os Lucíferos não encontraram dificuldade alguma em manifestarem-se a essa consciência interna e chamar-lhe a atenção para a forma exterior, que antes o homem não tinha percebido. Ensinaram-lhe como podia deixar de ser simplesmente o escravo dos poderes exteriores e como poderia converter-se em seu próprio dono e senhor, parecendo-se aos deuses, "conhecendo o bem e o mal".

Outrossim, fizeram compreender que não devia ter apreensão quanto à morte do corpo; que possuía em si a capacidade de formar novos corpos, sem necessidade da intervenção dos Anjos. Todas essas coisas os Lucíferos disseram com o único propósito de que o homem dirigisse sua consciência ao exterior, para que eles aproveitassem e adquirissem conhecimentos conforme o homem os fosse obtendo.

Estas experiências proporcionaram dor e sofrimento, o que, antes, o homem não conhecia, mas deram também a inestimável bênção da emancipação das influências e direção alheias e o homem iniciou a evolução de seus poderes espirituais. Essa evolução, um dia, permitir-lhe-á construir por si próprio, com tanta sabedoria como os Anjos e os outros Seres que o guiaram antes de exercitar sua vontade.

Antes dos homens serem iluminados pelos Espíritos Lucíferes não conheciam enfermidades, nem dor, nem morte. Essas coisas foram o resultado do emprego ignorante da faculdade propagadora e de seu abuso na gratificação dos sentidos. Os animais em estado selvagem são livres de enfermidades e dores, porque se propagam sob o cuidado e direção dos sábios espíritos-grupo, nas épocas do ano propícias a tal objetivo. A função sexual tem por única finalidade a perpetuação das espécies e não a gratificação dos desejos sensuais, seja qual for o prisma pelo qual se examine a questão.

Se o homem continuasse sendo um autômato guiado por Deus, não teria conhecido, até hoje, nem a enfermidade, nem a dor, nem a morte, mas também não teria obtido a consciência cerebral e a independência resultante da iluminação proporcionada pelos Espíritos Lucíferos, os "dadores da luz". Eles abriram o entendimento e ensinaram a empregar a obscura visão para obter conhecimento do Mundo Físico, o qual estavam destinados a conquistar.

Desde esse tempo, agem no homem duas forças. Uma, a dos Anjos, dirige-se para baixo, para a propagação e, por meio do Amor, forma novos seres na matriz. Os Anjos são, portanto, os perpetuadores da raça. A outra força é a dos Espíritos Lucíferos, os investigadores de todas as atividades mentais. Dirige para cima, para o trabalho cerebral, a outra parte da força sexual.

Os Lucíferos são também chamados "serpentes". Diversas mitologias assim os representam. Diremos mais sobre eles quando chegarmos à análise do Gênese. No momento já dissemos o bastante para encaminhar a investigação para o progresso evolutivo que trouxe o homem desde os tempos remotos, através das épocas Atlante e Ária, até nossos dias.

O que temos dito acerca da iluminação dos lemurianos aplica-se somente à minoria daqueles que viveram na última parte daquela época, e foram a semente das sete raças Atlantes. A maior parte dos lemurianos eram análogos aos animais, e as formas ocupadas por eles degeneraram para as dos selvagens e antropóides atuais.

Recomendamos ao estudante gravar cuidadosamente que as formas é que degeneram. Devemos sempre recordar que há uma distinção importantíssima entre os corpos (ou formas) de uma raça, e os Ego (ou vidas) renascentes nesses corpos de raça.

Quando nasce uma raça, as formas, animadas por cento grupo de espíritos têm a inerente capacidade de evoluir somente até certo grau. Na Natureza nada pode parar. Quando uma raça atinge o limite de sua evolução os corpos ou formas dessa raça começam a degenerar, caindo de forma para forma até a raça extinguir-se.

A razão disso não se encontra longe. Novos corpos de raça aparecem flexíveis e plásticos, que proporcionam, aos Ego neles renascentes, grande margem de condições para melhorar esses veículos e, por consequência, eles mesmos progredirem. Os Egos mais avançados nascem nesses corpos e melhoram-nos o mais que podem. Contudo, sendo esses Egos unicamente aprendizes, não podem evitar que esses veículos se cristalizem lentamente, até chegar ao limite mínimo de eficiência que esse corpo seja capaz de proporcionar. Então, criam-se novas formas, para proporcionar aos Egos de uma nova raça maior margem de experiência e desenvolvimento. Os corpos descartados convertem-se em habitações de Egos menos avançados, que os aproveitam como degraus do largo caminho do progresso. Desta sorte, os antigos corpos de uma raça vão sendo empregados por Egos de crescente inferioridade, e degeneram gradualmente, até que já não haja Egos suficientemente inferiores que possam obter algum proveito do renascimento em tais corpos. As mulheres tornam-se estéreis e os corpos da raça morrem.

Podemos facilmente mostrar esse processo por meio de certos exemplos. A raça teutônica-anglo-saxônica (especialmente o ramo americano) tem um corpo mais brando e flexível e um sistema nervoso mais sensível do que qualquer outra raça dos tempo atuais. Os indús e os negros, por terem corpos muito mais endurecidos e sistema nervoso mais rude, são muito menos sensíveis aos ferimentos. Um indu continua lutando depois de receber ferimentos, cujo choque bastaria para derrubar ou matar um branco, enquanto que o indu se restabelece imediatamente. Os aborígenes australianos (Bushmen) são um exemplo palpável da morte de uma raça, devido à esterilidade, apesar de todos os esforços que o governo britânico vem fazendo para perpetuá-los.

Diz-se que onde entra a raça branca as outras raças desaparecem. Os brancos têm sido acusados de terríveis opressões sobre as outras raças, tendo massacrado multidões de nativos indefesos e desprevenidos, como prova a conduta dos espanhóis com os antigos peruanos e mexicanos, se temos que apontar um entre tantos exemplos. As obrigações resultantes de tais abusos de confiança, de inteligência e de poder, serão pagos até o último centavo, por aqueles que neles incorreram. Todavia, ainda que os brancos não tivessem massacrado, escravizado, martirizado e maltratado as antigas raças, elas desapareceriam, sem bem que mais lentamente. Tal é a Lei da Evolução, a ordem da Natureza. No futuro, quando os corpos das raças brancas forem habitados por Egos que atualmente ocupam corpos das raças vermelha, negra, amarela ou parda, terão degenerado tanto que também desaparecerão, para serem substituídos por outros e melhores veículos.

A Ciência fala unicamente de evolução. Porém, não considera as linhas de Degeneração que, lenta mas seguramente, estão destruindo os corpos, levando-os a tal extremo de cristalização que já não podem ser utilizados.

2006-07-17 08:16:12 · answer #6 · answered by Space Ghost 2 · 0 0

não.
Deus é BOM!!!!!!!!!!!!!!

2006-07-16 16:27:36 · answer #7 · answered by LUMA! 4 · 0 0

Acho que posso te dar uma resposta na forma de uma estórinha que possui as características do que voce precisa ENTENDER.

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus fez tudo o que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
"Sim, fez!"
- Deus fez tudo, mesmo?
- Sim, professor - respondeu o jovem.
O professor replicou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é o mal.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:
- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe! Você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência do calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
- E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu:
- Mas é claro que sim.
O estudante respondeu:
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência da luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície em que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu:
- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu:
- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus em nossos corações , em nossas ações e em nossas vidas . É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."

Espero que isso venha a ser útil a voce, meu possível amigo.
Estarei orando para que voce receba sempre o bom conhecimento, e a sabedoria das verdades, sim, mas as verdades de Deus, e não as verdades dos homens.

2006-07-15 23:39:02 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Não !!! Assim como a escuridão só existe por falta de luz, o frio por falta do calor, assim o mal só existe por falta de Deus, logo, sabemos que em Deus não há mal algum.

2006-07-15 14:57:15 · answer #9 · answered by Marx C 1 · 0 0

São um bando de tolos. toda Vez que se tem uma pergunta Transcendental: aí esses tolos logo dizem: A Biblia Diz. Fariseus adquiram o saber e deixem de ser Papagaios, só repetindo Frases alheias. O Criador é Luz suprema, como toda Luz ou fonte de calor tem suas irradiações. Abaixo do Soberano Vem o Divino, a seguida os espriritos primordiais criados e a seguida os espiritos humanos em desenvolvimentos (nós mesmo), logo abaixo vem a criação dos seres da natureza ...animais etc. Os espiritos humanos possuem inteligencia semelhantes aos primordialmentes Criados..tem uma sequencia.O Divino inclui Lucifer este não aceitou atuar no Bem nas leis superiores a Ele. Se rebelou e com isso desviou os humanos com facilidade, pois estes estão abaixo dele,( Veja um Exemplo Eu Sou Salomão, quero mostrar a verdade, fora do fanatismo. mas os indolentes se rebelam contra Mim) tudo ocorre nas leis Divinas posta em movimento nas irradiações e Vontade do Criador.Se o homem encontra à Luz estarar no Bem, mas quando está na escuruidão - o que está ocorrendo com a Humanidade - entào só produzem o Mal. Até mesmo os Ditos servos de Deus estão no erro : Pensam que produz o bem. Mas a Mentira nunca pode produzir ou caminhar na Leis Divinas do Bem.Como Eu disse anteriormente: Só Produz o Bem na Humanidade e em todos os Mundos. Unicamente o INICIADO NOS MISTERIOS MAIORES. Em outras palavras somente o iluminado pode produzir o BEM. Nunca os Fanáticos e Indolentes que não querem aceitar o verdadeiro Saber.Saibam que nos tempos antigos existia sabedores das escrituras,e hoje tem muito mais dessas fileiras, que nos tempos biblicos.E o Bem Amado jesus expressou: "Fora contigo Fariseus..." E, Ele, Hoje diria exatamente o mesmo com 95% dos ditos Servos de Deus atuais. Eu o Disse ! sim, sim sim... Salomão o Próprio, dos Tempos Biblicos.( Muitos dirão: Isso é mentira ou até loucura). Mas Saibam que exatamente Eu condeno a Mentira. Como poderia mentir ! Estou no Julgamento perante IMANUEL.

2006-07-15 14:57:14 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers