English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O pecado mortal faz com que sejamos privados da graça santificante (Catecismo da Igreja Católica 1861)
Santo Tomás de Aquino faz sua explanação da Doutrina em sua Suma Teológica Questão 43- artigo 3.
Pelo que lá está explícito é o que o Espírito Santo só habita pela graça santificante. Portanto cheguei a conclusão de que sem esta graça santificante, o mesmo Espírito Santo não mais habitaria na minha alma. Isto acontece pelo pecado mortal.
A pergunta é a seguinte: Em pecado mortal o Espírito Santo está ou não na minha alma?

2006-07-15 01:21:48 · 7 respostas · perguntado por Rodrigo S 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

O Espírito Santo é a Santa Compreensão de Deus, se alguém realmente tiver a Santa Compreensão não pode pecar, é simplesmente impossível.

Agora se você já pecou, se você se arrependeu, entendeu seu erro, e se perdoou, então você está livre para receber a Santa compreensão.

2006-07-15 01:24:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Deus não é conivente com o pecado, tendo exposto que o mesmo é contrário à natureza Divina, logo, todo pecado é ofensa contra Deus!

Quando alguém peca se afasta de Deus que é santo!

Logo, você é que expulsa o Espírito Santo quando peca.

Um Abraço.

2006-07-25 11:49:03 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Caro Rodrigo, a paz de Cristo. Salve Maria!

O Espírito Santo não habita no homem de forma imanente. Quando pecamos mortalmente, ele sai da alma, não porque quer, mas porque o expulsamos. Isto é doutrina infalível da Igreja, que está descrita nos vários cânones do Concílio de Trento. Leia apenas um deles:
898. [O santo Concílio] ainda ensina que, embora algumas vezes suceda ser esta contrição perfeita por força da caridade, e reconciliar o homem com Deus, antes que seja realmente recebido este santo sacramento, contudo não se deve atribuir esta reconciliação à contrição somente, independente do desejo de receber o sacramento, que aliás está contido nela. Quanto àquela contrição imperfeita [cân. 5], chamada atrição, porque nasce ordinariamente da consideração da torpeza do pecado ou do temor do inferno e dos castigos, se com a esperança do perdão excluir a vontade de pecar, [o santo Concílio] declara que ela não somente não faz o homem mais pecador e hipócrita, mas ainda que é dom de Deus e moção do Espírito Santo, que verdadeiramente ainda não habita no homem penitente, mas que somente o move; e ajudado por ele o penitente se dispõe a alcançar a amizade de Deus no sacramento da Penitência. Porquanto, abalados por este temor salutar, os ninivitas fizeram penitência na pregação de Jonas, cheia de terrores, e alcançaram a misericórdia do Senhor (cfr. Jon 3). Por isso é com falsidade que certa gente acusa os autores católicos como se tivessem escrito que o sacramento da Penitência confere a graça sem nenhum movimento bom por parte daqueles que o recebem: o que a Igreja de Deus jamais ensinou nem creu. Mas também é falsa a afirmação de que a contrição é extorquida e forçada, e não livre e voluntária [cân. 6].

Se o Espírito Santo fosse imanente ao homem, a Igreja e os sacramentos não teriam razão de ser e de existir. E esta crença é a heresia modernista condenada por São Pio X na Pascendi.
Um abraço,
Sandro

2006-07-19 08:38:54 · answer #3 · answered by sandroppontes 2 · 0 0

Quando a pessoa aceita o sacrifício de Jesus na cruz ela é cheia do Espírito Santo. A Bíblia diz em Mateus 12.31 que "todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada". Logo o pecado mortal é a blasfêmia contra o Espírito Santo, ou seja, depois de ter conhecido a Jesus e suas bênçãos, blasfemar e não mais acreditar no seu sacrifício. Pra isso não há perdão. Aí sim o Espírito Santo afasta-se da pessoa.

2006-07-15 13:24:51 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

CONCORDO COM O GIU, E MUITO DIFÍCIL, DE UMA PESSOA PECAR TENDO O ESPÍRITO DE DEUS EM SI, ELE NÃO PERMITIRIA, COMO VOCÊ FALOU O PECADO MORTAL. ELE E O AMOR E A CONSCIÊNCIA DE CRISTO JESUS., NÃO PODE ACONTECER. MAS, DESVIOS , TODOS NOS SERES HUMANOS COMETEMOS, MESMO SENDO SALVOS OU NÃO. O QUE VALE E O ARREPENDIMENTO DO FUNDO DO CORAÇÃO. JESUS NOS ENTENDE, POIS ELE MESMO ESTEVE AQUI, POR ISSO E NOSSO ADVOGADO PERANTE O PAI. FAÇA UM EXAME PROFUNDO DE CONSCIÊNCIA E PEÇA A ELE PARA PERDOA=LO, NÃO FAÇA MAIS, E SEMPRE PEÇA A PROTEÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS PARA O QUE FOR NA SUA VIDA, ELE COM CERTEZA TE GUIARA. DEUS ABENÇOE.

2006-07-15 09:18:23 · answer #5 · answered by carmen L. 6 · 0 0

O Espirito Santo está em você, pois, se Ele não habitasse em Você, não haveria arrependimento diante do erro..

Tem ai também arrependimento e remorso...

O Arrependimento é profundo e de coração...
Já o Remorso é o medo da consequencia...

Se vc Cre em Deus, confia nEle, peça o Espirito Santo te toque com Seus Dons, isso te trará um arrependimento profundo e real, assim, busque o sacramento da confissão e receba Jesus na Santa Eucaristia acolhendo-O em seu Coração...

A Paz de Deus e o Amor de Maria te acompanhe...

2006-07-15 09:00:15 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Uma vez atingidos pela graça de Deus é impossível perdê-la. Se erramos nós nos afastamos de Deus, mas a própria consciência do "erro" nos leva ao arrependimento e conseqüentemente ao perdão e retorno a comunhão com o Espírito Santo.
Quem leva ao arrependimento? O próprio Espírito Santo de Deus, portento Ele nunca nos abandonou.
Leia I João 1:9

2006-07-15 08:30:39 · answer #7 · answered by Débora 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers