Os Essênios (Issi'im) ou Essénios, na grafia portuguesa européia, constituíam um grupo ou seita judaica ascética que teve existência desde mais ou menos o ano 150 a.C. até o ano 70 d.C. Estavam relacionados com outros grupos religioso-políticos, como os Zadoquitas.
O nome essênio provém do termo sírio asaya, que significa "médico" (terapeuta, em grego, e essaya, em aramaico).
Durante o domínio da Dinastia Hasmónea, os essênios foram perseguidos. Retiraram-se para o deserto, vivendo em comunidade em estrito cumprimento da lei mosaica. Na Bíblia não há menção sobre eles. Sabemos deles por Josefo e por Fílon de Alexandria (filósofo judeu). O historiador Flávio Josefo relata a divisão dos judeus do Segundo Templo em três grupos: Saduceus, Fariseus e Essênios. Os essênios eram um grupo de separatistas, a partir do qual alguns formaram uma comunidade monástica ascética que se isolou no deserto. Vestiam-se sempre de branco. A comida era sujeita a rígidas regras de purificação. Davam extrema atenção ao asseio e se banhavam muito. Obedeciam a todas as leis de Moisés e dos profetas. Não tinham escravos nem amos. A hierarquia era estabelecida de acordo com graus de "pureza espiritual" dos irmãos, com os sacerdotes no topo.
Acredita-se que a crise que desencadeou esse isolamento do judaísmo ocorreu quando os príncipes Macabeus no poder, Jonathan e Simão usurparam o ofício do Sumo Sacerdote, consternando os judeus conservadores. Alguns não podiam tolerar a situação e denunciaram os novos governantes. Josefhus refere na altura a existência de 4000 membros do grupo, espalhados por aldeias e povoações rurais. Entre suas comunidade é famosa a de Qumran. Segundo pesquisas feitas pelo historiador orientalista Christian Ginsburg, os essênios foram os precursores do Cristianismo, uma vez que a maior parte dos ensinamentos de Jesus, suas frases e comportamento, nos remetem ao ideal essênio de vida espiritual.
2006-07-15 01:33:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ESSÊNIOS
Uma das seitas importantes no período do segundo Templo era a dos essênios. A origem do nome não é muito segura. Há quem o ligue a raízes gregas, aramaicas ou hebraicas, mas na realidade seu significado é obscuro. Pelo que se sabe de suas características, o significado mais apropriado seria o de "puros" ou "pios".
O essenismo constituiu, nos séculos que vão desde o ano 150 (A.C) ao 70 (D.C.), uma comunidade religiosa judaica que tinha algumas características essenciais que afastavam-na do Templo de Jerusalém. As fontes que temos encontram-sem em Filon e Flávio Josefo. Parece que os essênios viviam, de preferência, nas planícies e que uma de suas principais sédes estava instalada no oásis de En-guedi sobre o Mar Morto. Constituiam sobretudo uma ordem monástica; não se casavam e sua comunidade perpetuava-se somente com a associação de novos membros. Não procuravam lucros pessoais, todos trabalhavam pelos congregados, com os quais viviam em comum. Para ingressar na confraria deviam passar por diversas fases de noviciado; por sua sinceridade consideravam reprovável o juramento; seguiam rigorosas regras de pureza tomando banhos freqüentíssimos e usavam trajes brancos.
De sua teologia e de suas doutrinas se conhece muito pouco. Não se sabe se tiveram outros livros sagrados além do Pentateuco. Parece que a idéia que eles tinham sobre a imortalidade limitava-se a considerar que a alma veio do céu e a ele volta depois da morte do corpo, se o mereceu. Presume-se que atribuiam muita importância à magia e à arte de prever o futuro. Consideravam um dever mostrar-se fiéis à autoridade nacional constituída, mas não à estrangeira. Com efeito, no ano de 66 uniram-se aos celotes na revolta contra Roma.
Tinham algumas particularidades que os afastavam do Templo de Jerusalém; a abstenção do matrimônio, a abstenção dos sacrifícios ensanguentados e o rito da prece olhando o sol. Estes elementos são, na realidade, estranhos ao judaísmo e parecem haver chegado ao essenismo por via sincrética, aproveitados de tantas religiões que corriam pelo Oriente. Não se pode determinar com exatidão se neste sincretismo intervieram a órfica, o helenismo em geral, o budismo ou o paganismo sírio-palestinense.
Parece muito provável que o essenismo contribuiu não só para o advento do cristianismo mas também para a sua difusão. Na realidade, as distintas seitas judeu-cristãs apresentam muitas afinidades com o essenismo.
2006-07-16 01:14:17
·
answer #2
·
answered by Hiram 1
·
0⤊
0⤋
os assenios é uma civilização antiga, que por sinal , muito evoluídos mais do que nos terráqueos.
2006-07-15 01:22:15
·
answer #3
·
answered by talyta 3
·
0⤊
0⤋
Já li que Jesus viveu entre eles e os seguia. (Jesus, dos 30 ao 33 anos).
2006-07-15 00:50:37
·
answer #4
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
0⤊
0⤋
Não lí, mas ouvi falar. Mas poderá procurar na biblioteca Max Heindel, no site:
http://www.fraternidaderosacruz.com.br
Talvez clicando no link: "Livros on-line"
Boa pesquisa!
2006-07-15 00:05:31
·
answer #5
·
answered by Space Ghost 2
·
0⤊
0⤋