A resposta é longa, por isso armem-se de paciência !
Antes de responder para que serve o Diabo, é preciso definir O QUÊ é o Diabo. Dizer apenas que é o MAL não satisfaz e é até contraditório. Já explico por quê.
Tenho vários amigos que são, à maneira deles, muito religiosos. A todos eu propunha o seguinte desafio, composto de 5 perguntas simples, que eles tinham que responder, baseados apenas na própria fé e conhecimento:
1)Deus existe?
Se a resposta fosse não, eu parava por aí.
2)Deus é BOM?
A resposta era invariavel e unanimentemente SIM.
3)Deus é ONIPOTENTE, ONIPRESENTE e ONISCIENTE
(ou seja, tudo pode, tudo vê e tudo sabe) ?
A resposta era também um unânime SIM.
4)Deus é o senhor criador de TODAS as coisas?
Aqui eles hesitavam um pouco, mas todos responderam SIM.
5)O Diabo existe?
Aqui todos (menos um) embatucaram!
Ora, se o Diabo existir, Deus o criou, posto que Ele é o criador de todas as coisas. Mas como criar o Mal, se Deus é bom? Não podiam dizer que o Diabo era um "anjo decaído", pois Deus, onisciente que É, Saberia disto e nem mesmo o teria Criado ...
Como eu disse, todos embatucaram, menos um. Um amigo e colega de trabalho que atende pelo apelido de Maratá (ele é oriundo de Marataízes-ES) pediu-me tempo pra pensar e, alguns meses depois, respondeu-me assim:
"Sarmento, (meu sobrenome), vácuo, frio, silêncio e escuridão existem?"
Lembrei-me das aulas de física e fui forçado a responder que não.
"Pois é" - continuou o Maratá - "assim como vácuo é uma ausência relativa de matéria, frio é apenas uma ausência relativa de calor, silêncio é uma ausência relativa de som e escuridão é uma ausência relativa de luz, e não existem vácuo, frio, silêncio e escuridão absolutos, você tem razão ao afirmar que o Diabo não existe: o Diabo é apenas uma ausência relativa de Deus, uma RAREFAÇÃO localizada da presença de Deus."
Achei a resposta absolutamente brilhante. A partir daí, eu tinha uma definição para Diabo.
Só falta agora responder "Para que serve o Diabo?".
Para isso, segue outro de meus aprendizados:
Uma de minhas ex-mulheres (eu tenho 3! rsrs) reclamava freqüentemente que eu falava muito alto. Incomodado por não ter uma resposta à altura, pesquisei e encontrei o seguinte na Análise Transacional de Eric Berne: na verdade, ela GOSTAVA, e muito, que eu falasse alto. Por que só assim ela poderia mostrar como ela própria era tão bem-educada e tão moderada no falar.
Desta lição, eu tirei a razão do Diabo "existir": a ausência relativa de Deus serve para que possamos sentir, pelo contraste, a existência e a presença de Deus.
A propósito, graças àquela ex-mulher eu hoje falo moderada e educadamente. Só muito raramente eu me permito os arroubos que eram uma constante no meu falar. Agradeço a ela por isto.
2006-07-14 18:43:20
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
6⤊
0⤋
Gostei da resposta que o Alberto deu a esta pergunta. Mas há um pequeno problema: na sua resposta ele relativou Deus e entrou em contradição. Deus, tal como definimos, é supremo, infinito. Ora, como pode Deus, então, ter uma ausência relativa ?
Isto não existe! Ou Ele é supremo e infinito ou não é, mas nunca ser relativo, ou ter, como o Alberto disse, uma ausência relativa ( ou presença relativa, que seja!).
2006-07-15 21:10:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O melhor a fazer é o seguinte:
Creia no Senhor teu Deus!!! Se crêres nisto, pouco importa o que achas do diabo.
2006-07-15 09:48:47
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Serve como agente de provação, no sentido de nos exercitarmos ou avaliarmos nossas qualidades, a fim de nos conscientizar-nos das coisas de Deus e nos tornarmos fortes para continuarmos subindo na escalada para a perfeição. Assim como um músculo precisa de exercícios, senão atrofia...
2006-07-15 05:40:25
·
answer #4
·
answered by Space Ghost 2
·
0⤊
0⤋
Deus não criou nemhum Diabo, esqueça isso.
Diabo é uma invenção oportunista das religiões, pois sem o DIABO como ficariam os padres, os pastores ...e etc.
Esses sim são os verdadeiros diabos que vivem do temor pessos e da fragilidade da humanidade.
(Garalmente cobram 10% por isso)
Eles teriam que arranjar outro assunto pra poder sobreviver.
2006-07-15 05:13:04
·
answer #5
·
answered by valdirdalencar 1
·
0⤊
0⤋
Você ja viu um diabo?,A propósito,você ja viu deus?,Quem garante que eles sejam reais?Tudo depende do que você quer acreditar.
2006-07-15 02:55:17
·
answer #6
·
answered by gabriel 2
·
0⤊
0⤋
Alberto...
REALMENTE BRILHANTE!
Vou adotar ( não me apropriar ) a teoria pra mim pode?
Se não, só mandar e-mail pelo perfil.
Pelo menos até que tenha outra explicação melhor, e tão lógica quanto a sua, para a interpretação do diabo nos dias de hoje.
Na verdade, vou conciliar ( DEPOIS )um pouco com a minha, apesar que tem como base o mesmo principio, da ausência de Deus.
Sou Kardecista.
O meu conceito espiritual:
O ser, sobrenatural denominado diabo, e uma parábola pra caracterizar os defeitos humanos.
Porque?
Porque agir diretamente na pessoa não resolveria. Seria como chamar alguém de criminoso, sendo que ele não reconhece o crime que cometeu.
Deus não poderia ter poupado, pois os defeitos humanos são de total responsabilidade dos mesmos.
O ser chifrudo que cheira a enxofre, foi então uma alegoria pra demonstrar todos os defeitos, montando um ser com todas as imperfeições humanas, saindo então da idéia de anjos decaídos.
Já a idéia dos anjos decaídos, seria também uma alegoria pra tentar explicar que nada se consegue com facilidade antes do devido tempo, que quem não aceita sua posição e se acha superior aos outros, é levado a um lugar inferior ao que se encontra pra aprender a ter mais humildade e se arrepender de seus atos.
Sendo essas as imperfeições da alma, foi mais conveniente conciliar ambas em uma só, transformando o anjo decaido em um ser dotado de todos os defeitos humanos.
A ausencia de Deus, sendo voluntaria da pessoa teria como consequencia sua queda e exaltação de suas imperfeições.
2006-07-15 02:28:07
·
answer #7
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Até agora tb fiquei sem resposta para sua pergunta...mais já que levantou esse assunto tb gostaria de saber! Cada um tem suas crenças...e todos acreditam no bem e no mal...que poderia ser caracterizado por inferno e céu...diabo e Deus. Mas a resposta para essa pegunta é meio dificíl de se responder não acha? Se descobrir tb vou querer saber !!!
2006-07-15 02:14:00
·
answer #8
·
answered by DRIK@ 1
·
0⤊
0⤋
O diabo não existe, ele é a representatividade do mal. Se o diabo
existisse teria sido criado por Deus. Como Deus é pura bondade não poderia criar um ser mau para nos fazer cair em tentação e cometer pecados porque Deus quer o nosso bem. Dizem que o diabo era um anjo de Deus e de inveja caiu. Isso é impossível. Certamente você não voltaria a morar nas cavernas, ou comer carne crua ou humana, isso por ter atingido um grau de evolução considerável. Assim é com os anjos, inveja, ciúmes, orgulho, são sentimentos que não fazem parte do seu estado evolutivo.
2006-07-15 01:51:05
·
answer #9
·
answered by Street 4
·
0⤊
0⤋
O Diabo nada mais é do que um conjunto de atitudes e pensamentos q são criados por homens encarnados e desencarnados contra seus semelhantes. Portanto, Deus criou o "diabo" p q possamos aprender c nossos próprios erros ou seja , nossos demonios internos . A cada vez q vencemos um deles subimos um degrau na evolução!! O problema é q mts pessoas ao inv´s de combate-los, o cultuam e por causa disso existem pessoas q são piores q outras, capazes de criar um verdadeiro inferno na vida de outras!!!
2006-07-15 01:32:49
·
answer #10
·
answered by nadia 2
·
0⤊
0⤋